Com a despedida do verão e a chegada do outono, a gripe em cachorro se torna um problema frequente e causa muita preocupação nos tutores. Os cães também passam a beber menos água, soltar mais pelos e passar por situações específicas, como o ressecamento dos olhos, aumento de problemas respiratórios - como a bronquite canina - e frio. Sim, o cachorro sente frio e quando a temperatura do outono começa a baixar, os cães com pelos curtos costumam ficar bem incomodados.
Por isso, saber exatamente como cuidar de cachorro no outono é muito importante! Se você ainda não sabe quais são os principais cuidados nesta época, o Patas da Casa te ajuda: leia a matéria abaixo e fique por dentro de tudo que você precisa saber.
Cachorro gripado é algo comum na estação
Fique alerta se você tem um cachorro: outono é uma das estações em que a gripe canina pode se manifestar com força nos animais. Embora não seja um problema grave, é bom observar se o seu aumigo apresenta sintomas da doença como: tosse seca, coriza, espirros, olho lacrimejando e apatia.
O quadro se parece bastante com a gripe humana, mas não é algo que passa do tutor para o cachorro nem vice-versa. Na verdade, a transmissão acontece pelo contato de um pet saudável com outro infectado, e o vírus se propaga pelo ar por meio de secreções respiratórias. O compartilhamento de objetos - como comedouros, bebedouros, brinquedos - também pode favorecer o contágio de gripe canina.
O tratamento costuma ser simples, mas a doença precisa ser diagnosticada por um veterinário primeiro, pois outras doenças respiratórias - como bronquite, asma e pneumonia em cachorro - também se intensificam nessa época. Geralmente, o cachorro gripado consegue se recuperar rapidamente com repouso, hidratação e uma boa alimentação, mas em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos específicos prescritos por um profissional, como antibióticos e antiinflamatórios.
Olho do cachorro ressecado é outro problema típico do outono
O clima seco do outono pode ser um pouco problemático para os cães, em especial aqueles que têm essa região mais exposta, como o Pug, Bulldog Francês, Shih Tzu e outros cachorros braquicefálicos. Como o olho deles é mais “esbugalhado”, acaba ficando ressecado com facilidade. Consequentemente, isso torna a área mais suscetível à proliferação de vírus e bactérias, podendo desencadear quadros de conjuntivite em cachorro.
A baixa temperatura do outono pode exigir o uso de roupinhas para cachorro
O outono é uma época em que as temperaturas começam a baixar, então alguns cães podem sofrer com isso. Por mais que não seja uma mudança brusca de temperatura, o clima fica um pouco mais frio e os cachorros com pelo curto - como Dachshund, Pinscher, Galguinho Italiano e Boxer - ficam desconfortáveis e desprotegidos. Por isso, uma boa opção é investir em uma roupa para cachorro mais quentinha. Caso ele não seja muito fã de vestimentas, não é bom insistir, mas uma dica é deixar cobertores e mantas à disposição do animal.
O que fazer para o cachorro beber água no outono?
Os animais tendem a diminuir a ingestão de água quando o tempo esfria. É por isso que você vai notar que o cachorro no outono não costuma beber tanta água quanto no verão, por exemplo. Além de saber qual a quantidade recomendada por dia, vale espalhar alguns potinhos com água para cachorro pela casa - sempre limpa e fresca -, estimulando a hidratação do pet. Outra opção interessante é apostar em alimentos com maior teor de umidade, como a ração úmida.
Por outro lado, se você está se perguntando o que fazer quando o cachorro bebe muita água, talvez seja bom consultar um veterinário. O consumo excessivo de água às vezes é justificável, principalmente em dias mais quentes, mas se não for o caso, pode ser indicativo de algum problema de saúde.
Cachorro no outono: pelagem do pet também precisa de atenção especial
Encontrar um cachorro soltando muito pelo no outono é algo bastante comum. É nessa época que acontece a troca de pelos dos doguinhos, deixando o corpo do animal preparado para enfrentar o inverno que se aproxima. Ainda assim, os pelos espalhados pela casa podem ser bastante incômodos, e o cachorro pode começar a apresentar falhas na pelagem durante o processo de troca. A seguir, veja 5 cuidados com o pelo do cachorro no outono que são indispensáveis:
1) Mantenha as escovações do animal em dia para remover os fios mortos.
2) Dose a frequência dos banhos e evite excessos, pois isso pode remover a oleosidade natural da pele do animal.
3) Use produtos específicos para cães na hora de dar banho no seu pet.
4) Tosar cachorro vai ajudar a deixar os pelinhos mais curtos e as falhas menos evidentes, por isso pode ser uma boa solução.
5) Verifique regularmente a pelagem do cachorro. Os carrapatos costumam se reproduzir no outono e inverno, então a incidência de problemas parasitários aumentam a partir dessa época. Fique atento!
Redação: Juliana Melo