Você já parou para pensar em quais são as frutas que cachorro pode comer? O mamão para cachorro, por exemplo, é rico em fibras e vitaminas que ajudam a complementar a dieta do pet, funcionando como excelente aperitivo! O mesmo serve para a banana, pera, maçã e outras frutinhas que têm alto teor de água, nutrientes e não são tóxicas para o animal. Mas será que cachorro pode comer melão amarelo e laranja? E quanto à melancia, que pertence à mesma família de frutas? Veja o que descobrimos!
Afinal, cachorro pode comer melão?
Incluir frutas que o cachorro pode comer na dieta dele pode trazer diversos benefícios, sabia? O melão para cachorro, em especial, promove uma série de vantagens para a saúde do animal: é fonte de fibras, vitaminas A, do complexo B, C, agentes antioxidantes (que fortalecem a pele e o pelo do bichinho) e ainda tem um alto teor de água. Ou seja, é uma fruta para cachorro que ajuda a dar energia e manter o organismo do pet bem hidratado.
Uma boa notícia, inclusive, é que todos os tipos de melão (amarelo, laranja e outros) são liberados para a dieta canina: ou seja, o cachorro pode comer melão amarelo e qualquer outro. Mas desde que sejam oferecidos com moderação. Vale lembrar que as frutas são ricas em frutose, um tipo de açúcar natural, e quando consumidas em excesso, podem aumentar os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, fazer mal à saúde do pet. Por isso não dá para exagerar, ok?
Melão: cachorro pode comer a fruta, mas é preciso tomar alguns cuidados
É importante também ter cuidados específicos na hora de oferecer melão para o cachorro. Isso porque as sementes e a casca, por exemplo, são mais difíceis de digerir e podem até causar obstrução intestinal no cachorro. Por isso, antes de dar a fruta, lembre-se de tirar todas as sementes e também a parte branca, que, embora tenha um alto teor de fibras, é mais rígida e não indicada para a dieta do animal.
Na hora de oferecer qualquer fruta para cachorro, inclusive, é importante manter a mesma atenção. Frutinhas que têm caroços, sementes e cascas muito grossas podem ser perigosas. Algumas pessoas se perguntam, por exemplo, se o cachorro pode comer melancia e melão como aperitivo. A resposta é que ambas são sim benéficas, mas o indicado é oferecer apenas a parte da polpa das frutas - de preferência in natura, cortada em pedaços pequenos ou médios. Com certeza o seu cãozinho vai amar!
Alimentação natural para cachorro: melão e outras frutas devem ser oferecidas como petisco
Por mais que as frutas sejam nutritivas, elas nunca podem ser consideradas a base principal da alimentação do cachorro. Para montar uma dieta completa e balanceada para o seu pet, o ideal é escolher uma ração de cachorro apropriada (para filhotes, adultos ou idosos) - que possui a quantidade correta de carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas essenciais para o pleno funcionamento do organismo do animal.
No cardápio do cachorro, melão e outras frutas (como melancia, maçã, banana, kiwi, manga, mamão e goiaba) entram apenas como aperitivos saudáveis, funcionando como alimentos complementares. Uma boa dica, inclusive, é usar as frutas para recompensar algum comportamento certo do seu cãozinho de vez em quando.
Se a ideia é educá-lo seguindo as técnicas do adestramento positivo fica ainda melhor: sempre que o pet obedecer aos comandos e fazer o truque certinho, basta dar um pedaço de melão para cachorro ou de outra fruta como recompensa. Assim, você educa o cachorro e contribui para a nutrição dele.
Receitas com melão: cachorro pode comer a fruta in natura ou em preparos congelados
Se o seu cachorro come melão com certa frequência, uma boa dica é pensar em diferentes maneiras de incluir a fruta na dieta. Afinal, é possível fazer várias receitas saborosas - como picolés, sacolés e até saladas - que são refrescantes e até mais nutritivas. Confira algumas sugestões:
1: Prepare picolés de melão para cachorro com água de coco
Para refrescar o seu cãozinho durante o verão, nada melhor que um picolé de frutas! No caso do melão, uma boa dica é bater com um pouco de água de coco junto - assim, a mistura fica ainda mais hidratante e nutritiva para o pet.
No liquidificador, bata ½ melão picado (sem cascas e sementes) com ½ xícara de água de coco. Depois, transfira para forminhas de picolé e deixe no congelador até o dia seguinte. O ideal é que você dê picolé para o cachorro de forma esporádica, ok? Como um tipo de refrescante para os dias mais quentes.
2: Faça um suco refrescante de melão para cachorro
Se o seu cachorro não tem muito apetite, uma boa sugestão é bater a fruta para fazer um suquinho natural. Mas tome cuidado! Porque ao fazer o suco, geralmente se utiliza uma quantidade maior de fruta. Por isso, separe uma quantidade pequena - apenas uma fatia do melão - e bata com um pouco de água gelada. Coloque em uma vasilha e dê para o seu cãozinho se hidratar. Bem simples, né?
Redação: Carolina Damasceno