O cachorro Cocker Spaniel é muito conhecido por ter orelhas enormes e peludas, que o tornam muito fofo! O Cocker Spaniel pode ser descrito como um pet fiel, que gosta de estar perto do tutor a todo momento e ama receber carinho! Adaptável, um cachorro da raça Cocker Spaniel pode viver numa boa em apartamentos, te fazendo companhia enquanto assiste TV. Os pelos do cachorro Cocker Spaniel são muito sedosos quando bem cuidados, e você corre o risco de passar horas penteando e afagando esse cãozinho! Existe, inclusive, um tipo de cachorro Spaniel que precisa ser escovado com mais frequência que outro. Pois é! A raça Cocker Spaniel possui duas variações: inglês e americano.
Alguns detalhes sutis na aparência e no tamanho desses cães são capazes de diferenciá-los, mas a verdade é que também há subdivisões em relação ao tipo de criação que um filhote de Cocker Spaniel vai receber: para exposição ou para trabalho. Acontece que esse cachorro, além de lindo, também é muito inteligente e pode ser criado para ambas as finalidades. É mesmo uma raça de cachorro muito especial! Continue lendo e descubra quais são as diferenças entre o Cocker Spaniel inglês e o Cocker Spaniel americano!
Cachorro Spaniel tem origem na Espanha
Antes de falar sobre o Spaniel americano e o Spaniel inglês, vamos relembrar a raça originária: o cachorro Cocker Spaniel de que se tem notícias desde o século XIV. Nessa época, o cachorro Spaniel se tornou conhecido graças a suas habilidades na caça de aves (como a galinha d’angola, woodcock em inglês), o que fez com que filhotes de cocker logo fossem levados a outros lugares do planeta, e naturalmente se adaptando aos costumes locais e funções que foram assumindo nas sociedades que passaram a fazer parte. Hoje em dia, se você quiser adotar ou comprar um cachorro Spaniel, terá que escolher entre um cachorro Spaniel americano ou um Spaniel inglês. Ou, quem sabe, ter os dois!
Cachorro Spaniel americano: corpo compacto e focinho menor
Já o Cocker Spaniel americano é um cachorro mais compacto, que vai crescer até 37 centímetros, em média. No caso dos machos, a altura pode chegar até 39 centímetros na fase adulta. Um Spaniel Americano vai se diferenciar da variação inglesa da raça também pelo formato do seu corpo, que tem aspecto mais achatado, rechonchudo mesmo, ainda que o cãozinho esteja dentro do peso recomendado (14 kg, para adultos). Algo que chama muito a atenção para um cachorro Spaniel americano é a sua pelagem, que pode ser ondulada ou até mesmo cacheada, e dá um efeito incrível em suas orelhas grandes e caídas.
Sua criação é posterior ao Spaniel Inglês. Ou seja: a separação dos dois tipos de cachorro cocker em duas raças diferentes só foi oficializada em 1946. Depois que alguns cães migraram da Inglaterra para os Estados Unidos, algumas suas características mudaram, e esse fato passou a desencorajar os tutores a promoverem o cruzamento entre as raças. Afinal, fazer com que um Spaniel Americano e um Spaniel Inglês cruzem não significa que os filhotes seriam de cachorro Spaniel “puro”.
Cocker Spaniel americano: personalidade ativa e brincalhona
Nesse tipo de Cocker Spaniel, características mais comuns relacionadas à sua forma de conviver são: grande apego ao dono, sociável com outros cães e animais de outras espécies. Também é um bom cachorro para crianças, com muita energia e vontade de brincar. Essa é uma raça excelente para acompanhar o crescimento de um bebê, por exemplo. O Cocker Spaniel americano teria um dia perfeito brincando de pegar a bolinha no parque durante o dia e descansando entre seus tutores à noite. No American Cocker Spaniel, personalidade é o que não falta!
Cocker Spaniel inglês: personalidade suave e esperta
O temperamento do Cocker Spaniel inglês é encantador! É um cãozinho que emana alegria por onde passa, com seu rabo peludo sempre a balançar. É um cachorro meigo, tranquilo e muito inteligente, que gosta de receber estímulos através de treinamentos ou brincadeiras. O cachorro Spaniel inglês é curioso e gosta de explorar tudo ao redor. Ele vive bem em apartamentos, e inclusive são bastante silenciosos, mas se não tiver o gasto de energia necessário ou se passarem muito tempo sozinhos, podem ficar entediados e destrutivos. O que esses cães mais gostam é de agradar aos seus tutores!