Cachorro

Cachorros que não receberam limites na infância costumam apresentar esses comportamentos problemáticos

Publicado - 23 Outubro 2024 - 14h02

Atualizado - 23 Outubro 2024 - 16h36

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Imagine um filhote de cachorro correndo pela casa, derrubando tudo, pulando em cima de visitas e mordendo tudo que vê pela frente. Muitos tutores podem achar bonitinho e fofo essa atitude, afinal, ele é “só um filhotinho”. O problema é que, sem receber limites, esses cachorros entendem que esse tipo de comportamento é aceitável e continuam o reproduzindo quando chegam na fase adulta. 

Assim como crianças que não aprendem a ouvir "não", os filhotes de cachorro que não recebem limites podem desenvolver comportamentos problemáticos na fase adulta, como latidos excessivos, destruição de objetos, ansiedade e até agressividade. Venha conferir quais são os maiores erros dos tutores na educação dos cachorros, de acordo com psicólogos caninos:

Cachorro mordendo durantes brincadeiras indica que ele não tem limites

Seu cachorro morde durante as brincadeiras? Essa é uma prática que pode ser um pouco desconfortável durante os momentos de diversão com o pet, especialmente se estivermos falando de cachorros grandes e fortes, como é o caso de um Rottweiler. Esse tipo de conduta começa ainda na infância do cão, mas muitos tutores ignoram as mordidinhas por serem bem fracas, e é exatamente aí que está o problema.

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

À medida que o animal cresce, a mordida de cachorro fica mais forte, e se você tem o costume de continuar brincando quando ele reproduz esse comportamento, o cachorro vai pensar que as mordidas fazem parte da brincadeira. Se você não impor limites na fase de filhote, essas mordidas que pareciam inofensivas podem se tornar uma questão no futuro, já que são capazes de machucar.

Mas como ensinar o correto? Para que ele entenda que as mordidas não fazem parte da brincadeira, é fundamental que você pare de brincar com cachorro imediatamente quando ele começa a te morder. Dessa forma, ele vai entender que toda ação gera uma consequência. Nesse caso em específico, a consequência da mordida seria a interrupção da brincadeira.

Cachorros que destroem tudo pode ser reflexo de uma ansiedade não tratada

Quem nunca se deparou com o cachorro comendo chinelo, móveis e objetos diversos pela casa? Essa é uma atitude muito comum em cachorros entediados que não recebem os estímulos adequados. Eles acabam buscando se divertir com qualquer coisa que encontram pela frente, seja o chinelo do tutor ou uma almofada. 

É importante lembrar que os filhotes de cachorros estão em fase de desenvolvimento, são cheios de energia e curiosos, então precisam de estímulos para que esse comportamento canino seja direcionado para outra coisa. Isso pode ser feito de várias formas, desde brinquedos interativos para cachorro até passeios com objetivo de gastar a energia do animal. Agora, se você não faz nada disso e ainda por cima deixa o animal destruir tudo em casa, é claro que ele vai pensar que a destruição é uma forma alternativa de diversão.

O cachorro pulando em visitas é um problema comum em cães que não receberam limites

O cachorro pulando em visitas é um comportamento bem mais comum do que você imagina. É normal que os peludos fiquem empolgados e contentes com a chegada de outras pessoas em seu território, especialmente se ele for um cãozinho de personalidade amigável e simpática. No entanto, essa atitude pode não ser confortável para o tutor e o visitante. No caso de cachorros gigante então, pode até ser perigoso pular em crianças e pessoas com problemas de mobilidade, como os idosos.

Esse comportamento muitas vezes é reflexo de um cão que não aprendeu a controlar sua excitação, o que pode ser até prejudicial para a saúde do pet. A euforia deixa o cachorro ansioso e muito agitado, e para evitar que isso aconteça, é importante que o tutor ensine alguns comandos quando o animal ainda é um filhote. O “senta” e o “fica” são exemplos perfeitos de comandos que podem salvar a vida de tutores que não desejam mais esse comportamento canino na fase adulta.

cachorro pulando em visitas
O cachorro pulando em visitas é um comportamento que pode ser controlado

Cachorro pedindo comida na mesa é um comportamento que não pode ser incentivado

Os tutores adoram mimar os peludos com legumes, verduras e frutas para cachorro no dia a dia. E não existe nenhum problema em oferecer algo diferente ao peludo de vez em quando, desde que isso seja feito adequadamente. Se você tem o hábito, por exemplo, de dar comida ao animal enquanto está comendo uma refeição, isso pode estimular um comportamento que nenhum tutor deseja: cachorros pedindo comida o tempo todo enquanto você se alimenta. Eles podem insistir, latir ou até subir na mesa, em busca de um pedacinho de comida. Por isso, é importante que você não estimule esse tipo de atitude. Se você deseja agradar o cão, coloque a guloseima no próprio potinho de ração dele em outro horário que você não esteja se alimentando.

Cachorro puxando a coleira durante o passeio é sinal de falta de controle

Passear com cachorro que puxa a coleira não é uma experiência nada agradável. Você tenta levar o peludo para se exercitar, farejar e se divertir, mas acaba sendo levado por ele durante o passeio. Mas você sabia que esse comportamento canino é consequência do comportamento do próprio tutor? Geralmente isso ocorre quando o tutor não incentiva que o cachorro ande ao lado dele nos primeiros passeios da vida e ainda permite ser puxado pelo animal. 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você não estimule o cachorro a puxar a coleira. Assim que ele começar a puxar, você deve interromper o passeio imediatamente e ficar parado até o animal entender que, se ele continuar agindo daquela maneira, não vai ter o que quer. Contratar um adestradores de cães para ensinar o peludo a caminhar de forma mais tranquila e agradável também é uma alternativa. 

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas