Os terremotos que atingiram a Turquia e a Síria no mês de fevereiro deixaram mais de 50 mil pessoas mortas e milhares desaparecidas. A busca por sobreviventes durou semanas e, no meio disso, alguns cães e gatos também foram resgatados, comovendo os socorristas e o mundo. Um dos cachorros foi retirado dos escombros logo nos primeiros dias, mas o que mais surpreendeu foi a notícia de um Husky Siberiano que foi encontrado com vida cerca de 23 dias após o desastre.
Em outro caso, um gato foi socorrido e adotado pelo bombeiro que o socorreu, gerando muita comoção. Outras espécies também chegaram a ser resgatadas, como um bezerro e um cavalo que passou 21 dias nos escombros e sobreviveu. Veja algumas histórias a seguir!
Pamuk, um cachorro branco, foi um dos primeiros resgatados
Pamuk significa “algodão” em turco e é o nome de um dos cachorros que foram socorridos com vida quatro dias depois dos terremotos, na cidade de Iskenderun. O cão de pelos branquinhos foi salvo por uma equipe de resgate que cavou e limpou uma pilha de destroços para socorrer o animal. Depois do resgate, Pamuk ficou sob os cuidados de vizinhos, uma vez que o tutor do cachorro foi hospitalizado em Mersin, uma cidade a 200 km de Iskenderun.
Gato resgatado na Turquia é adotado por bombeiro que o salvou
Após ficar preso por 129 horas nos escombros, um gato foi socorrido e se sentiu tão grato por isso que não largou mais o bombeiro Ali Çakas, responsável pelo seu resgate. O gato branco com marcações pretas estava aparentemente perdido. O bombeiro afirmou que se o dono não fosse localizado, ele adotaria o bichano - e foi o que realmente aconteceu.
Ali não esperava que o gatinho fosse se apegar de tal forma a ele, mas os dois estão inseparáveis. Não é à toa que um vídeo publicado no Twitter por Anton Gerashchenko, conselheiro do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, mostrando a parceria dos dois logo viralizou na rede social, somando mais de 600 mil curtidas e 79 mil retweets.
Na legenda, Anton diz: “Um gato foi salvo dos escombros na Turquia. Ele agora se recusa a deixar o lado de seu salvador.” Vale destacar que após adotar o gato, Ali batizou o bichano de Enkaz, que significa “escombros” em turco. Agora, o socorrista tem compartilhado vários momentos ao lado do seu novo pet nas redes sociais.
Husky é encontrado com vida nos escombros 23 dias após o desastre
Uma semana depois de anunciar que a Turquia estava encerrando quase todas as buscas por sobreviventes, com exceção nas cidades de Kahramanmaras e Hatay, um Husky Siberiano foi resgatado com vida em Hatay e emocionou muita gente. Para se ter uma ideia, os últimos sobreviventes haviam sido resgatados cerca de 11 dias após os abalos, e por isso as esperanças de encontrar alguém com vida era menor a cada dia que passava.
Por isso, quando o cachorrinho chamado Aleks foi encontrado vivo, gerou muita comoção. O Husky passou 23 dias nos escombros de um prédio e a operação de salvamento deixou a equipe de resgate bem emocionada.
Brasileiro e Border Collie ajudam vítimas da tragédia
Além das histórias de resgates de animais, um brasileiro chamou a atenção com seu cachorro da raça Border Collie durante as operações de resgate. Luis Fernando, do projeto @pedalandonahistoria, gosta de viajar pelo mundo de bicicleta ao lado do cãozinho e estava na Turquia no momento do terremoto. Por sorte, o brasileiro estava longe de onde aconteceram os abalos sísmicos e não foi afetado, mas se comoveu com a situação. Pensando nisso, Luis arrecadou cerca de R$ 12 mil para ajudar as vítimas dos terremotos, valor que foi convertido em itens de higiene e alimentação.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes