Você sabe o que é uma cera preta no ouvido dos gatos? Imagine a cena: você foi limpar a orelha do seu pet, e durante o processo se deparou com uma secreção grossa e escura saindo do ouvido dele. Não parece ser uma situação normal, mas será que é motivo para correr para o veterinário, ou tem chances de o sintoma desaparecer? Para entender por que nasce cera preta no ouvido dos gatos, o que isso significa e principais cuidados, o Patas da Casa explica o que você precisa saber aqui embaixo. Confira!
Cera preta no ouvido do gato é sinal de ácaros
O gato com cera preta no ouvido precisa de muita atenção. Isso porque secreções excessivas ou muito escuras — como é o caso da cera preta — geralmente são um forte indício da presença de ácaros na região. A sarna de ouvido, também conhecida como sarna otodécica, é um exemplo disso. A doença é causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que se aloja no canal auditivo dos animais, como cães e gatos.
Esse é o tipo mais comum de sarna em gatos, e é altamente contagioso. A transmissão ocorre por meio do contato direto de um animal saudável com outro contaminado. Dentre os sintomas, podemos destacar coceira em gatos e vermelhidão na orelha, além de acúmulo de cera com coloração mais escura.
Alterações comportamentais também podem ser observadas, de forma que o animal passa a sacudir bastante a cabeça para tentar aliviar o incômodo.
Como limpar ouvido de gato? Cera preta precisa de cuidado especial?
Limpar orelha de gato não é nenhum bicho de sete cabeças. Embora a maioria dos felinos não seja fã do cuidado, reforços positivos normalmente ajudam bastante a melhorar a recepção dos pets. O único cuidado é ficar atento a possíveis alterações na região, como a presença de cera preta no ouvido de gato ou até de uma bolinha na orelha de gato. Nesses casos, se o problema vier acompanhado de outros sintomas — como coceiras constantes e chacoalhar a cabeça —, vale investigar a causa. Mas, no geral, basta seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1: Separe o material necessário para a limpeza (um pedaço de algodão e um removedor de cera pet);
Passo 2: Molhe o algodão com o produto e em seguida passe na área externa da orelha;
Passo 3: Depois, siga para a parte mais interna do ouvido e limpe até onde o seu dedo alcançar com o algodão;
Passo 4: No caso da cera preta no ouvido do gato, você ainda deve usar o produto recomendado pelo veterinário no final, que ajuda a remover o excesso de secreção;
Passo 5: Por fim, limpe com um algodão e recompense o bichano pelo bom comportamento com algum delicioso petisco para gatos.
Vale lembrar que durante todo o processo de limpeza do ouvido de gato — cera preta presente ou não —, deve-se evitar o uso de objetos pontiagudos na região, como cotonetes e pinças. Use sempre somente um algodão e o seu dedo.
Cera de ouvido preta: gato precisa de atendimento veterinário antes da limpeza
Ao detectar a cera preta, ouvido de gato deve ser avaliado por um veterinário. Somente um especialista poderá analisar e diagnosticar corretamente a situação, bem como passar o tratamento mais adequado para o paciente. Por mais que pareça uma situação “simples” de ser resolvida, a verdade é que não dá para dizer que a cera preta do gato sai sozinha — e uma boa limpeza, por mais eficaz que seja, não é capaz de resolver o problema.
A automedicação também não deve ser uma opção. Mesmo que a intenção seja ajudar o bichano, é algo que pode acabar piorando o quadro do animal. Por isso as orientações de um profissional são tão importantes. Geralmente, os veterinários receitam produtos acaricidas ou medicamentos tópicos para acabar com a cera preta no ouvido de gato.
Redação: Juliana Melo