O focinho de cachorro é responsável pelo poderoso olfato canino. Ele tem 200 milhões de células no nariz com uma capacidade olfativa até 40 vezes mais apurada do que os humanos. Mas, além de captar cheiros, essa região também tem uma função super especial que determina uma característica única dos pets — e poucas pessoas sabem disso. Vem com a gente descobrir como o focinho de cachorro pode ajudar a identificar um cão!
O focinho de cachorro tem uma função importante na identificação do animal
Já reparou que o focinho de cachorro tem vários desenhos na superfície? Pois então, esses traços desenhados são o que chamamos de impressão nasal. A função é a mesma da impressão digital dos humanos, e a única diferença é que, no caso dos cães, essas impressões “digitais” ficam localizadas no topo do focinho, e não na ponta dos dedos.
Cada cachorro tem uma impressão diferente e exclusiva. Ou seja, dois cães nunca vão ter o mesmo padrão de linhas desenhado no focinho. Por esse motivo, essa impressão nasal acaba sendo uma forma de identificação dos pets, entregando essa característica única.
Pode tirar a impressão “digital” do focinho de cachorro?
Muitos tutores podem pensar que, da mesma forma que acontece com a gente na hora de fazer uma identidade, é possível tirar a impressão digital dos cachorros com tinta e papel. E sim, até é possível fazer isso, mas com materiais apropriados para pets e com um adendo de que nem todos os cachorros estão aptos para passar por esse procedimento.
Algumas raças naturalmente mais frágeis ou com problemas de saúde não podem tirar a impressão digital, sendo importante consultar um médico veterinário antes. Além disso, também deve haver um cuidado especial na forma como essa impressão é tirada. Usar uma tinta que não seja específica para esses animais pode acabar desencadeando alergias em cachorro — algumas tintas podem, inclusive, ser tóxicas.
Vale dizer que, apesar de ser tecnicamente possível tirar a impressão digital dos cães, essa é uma prática pouco realizada e pouco viável em países como o Brasil. Isso porque não existe um banco de dados unificado para o registro de animais por meio das digitais e, para implementar algo do tipo no país, demandaria um grande custo e tempo.
Os principais cuidados com o focinho de cachorro
Responsável pelo olfato, a região exige alguns cuidados no dia a dia. Já reparou que o focinho do cachorro está sempre gelado? Então, essa umidade é completamente natural, já que é por meio do focinho que os cães regulam a temperatura corporal.
Mas se o contrário acontece e, ao invés de ter um cachorro com o focinho gelado, você ver o pet com focinho quente e seco, é bom ligar o alerta! Esse normalmente é um sinal de febre em cachorro. Outras situações que demandam cuidado é quando o focinho de cachorro está ferido ou inchado. Ao perceber qualquer sinal de anormalidade na região, não hesite em procurar um veterinário de confiança para avaliar e indicar o melhor caminho para cuidar do seu aumigo.