O miado frequente é um dos sinais do cio de gato. Esse som super fofo que encanta os apaixonados por gatinhos é uma das formas de comunicação felina: um gato no cio vai abusar do miado para atrair um parceiro. O cio dos gatos é um momento em que o comportamento do bichano muda, e um pet que até então era mais quieto pode se tornar um gato super agitado. Se o seu felino não é castrado, pode ter certeza que é nessa hora que ele vai mostrar sua voz. Para você que tem dúvidas sobre como identificar miado de cio e quer saber quanto tempo dura o cio do gato, preparamos um conteúdo especial te explicando sobre a vocalização do felino durante essa período.
Cio de gato: miado fica mais frequente quando felinos querem acasalar
O gato miando sempre quer expressar algo. O miado de gato pode ser de dor, alegria, reclamação e até fome: por isso é muito comum eles miarem para o tutor acordar de manhã e colocar ração no pote. É impossível o miado passar despercebido pelos tutores que sempre se encantam por esse som que o gatinho emite. E não poderia ser diferente durante o cio, momento em que eles podem cantarolar vários miados pela casa. No caso dos machos, eles vão se expressar em busca de chamar a atenção da fêmea no cio que esteja próxima a ele. As fêmeas vão retribuir, miando de forma alta e aguda. Mas atenção: nem sempre o gato miando muito pode ser caso de cio. O som também pode significar dor e algum desconforto. Mas muitas vezes, ele só quer chamar a atenção. Para saber identificar, é preciso atenção ao comportamento do felino.
Agora, uma dúvida que os tutores de gatos machos não castrados têm é “quanto tempo dura o cio de um gato?”. É preciso entender que o cio é bem diferente para os machos e para as fêmeas. No entanto, o som é o mesmo para ambos: alto, agudo, estridente e nada parecido àquele miado super fofo de fome. Óbvio que o miado em excesso pode ser incômodo aos tutores. Por isso, é importante saber quanto tempo dura o cio de gato, principalmente da gata, para preparar a bigoduda para uma castração, procedimento que jamais deve ocorrer durante o cio.
Afinal, de quanto em quanto tempo o gato entra no cio?
A verdade é que o gato macho quando não é castrado está sempre disposto à reprodução. Ou seja, o acasalamento dos gatos depende exclusivamente da fêmea entrar no cio. Gato não tem pausa no cio, e quando entra em contato com a fêmea que também está propícia a acasalar, o resultado será uma nova ninhada. A resposta para quanto tempo dura cio de gato macho sempre depende do ambiente ao seu redor e - se houver uma fêmea por perto - de quanto em quanto tempo a gata entra no cio. Por isso é tão importante a castração e a criação indoor, com lares telados e seguros para o felino viver.
Quantos dias dura o cio de gato, no caso das fêmeas, vai depender de acontecer a procriação ou não. Caso não tenha um parceiro em potencial por perto, a gata vai miar ininterruptamente por até vinte dias. Mas quando ocorre a cópula, o cio é interrompido abruptamente para que inicie a gestação felina.
Gato no cio: o que fazer para acalmá-lo
Como o gato macho não castrado está sempre preparado para acasalar, seu comportamento pode ser até agressivo ao se deparar com uma fêmea no cio por perto. Para ambos os sexos, o cio causa alterações comportamentais no gato. Um bichano que antes era tranquilo, vai fazer o possível para fugir da casa e alcançar sua parceira. Já as gatas se tornam peludinhas extremamente carentes e dóceis. Mas não se engane! Esse é um sinal do comportamento da gata no cio. Juntos, eles vão miar constantemente de um jeito bem alto e muitas vezes até com um leve choro, incomodando os tutores e vizinhos que podem se surpreender com a capacidade vocal que o felino atinge nessas horas.
Para acalmar o gato no cio, você deve ter paciência e compreender que eles estão apenas seguindo instintos de sobrevivência e reprodução. Brincar com o gato e encher a gata de carinho são formas de desviar o foco deles da cópula. Brinquedos e arranhadores também são formas do gato liberar o estresse e ficar menos ansioso. No entanto, a melhor forma de acalmar o gato no cio é através da castração. Não há maneira melhor do gato parar de sofrer por causa do acasalamento e ainda ter muito mais saúde. Além, é claro, de miar só para se comunicar com o seu tutor!