Quando o verão chega, logo pensamos em formas de nos refrescar. Para um tutor de cachorro, também existe a preocupação com o bem-estar do pet: é comum surgirem dúvidas sobre a frequência ideal de banho em cachorro nessa estação e sobre que tipo de petiscos oferecer. Existem muitas frutas que pode dar para cachorro em forma de gelo como forma de driblar o calorão mantendo o dog ocupado por alguns minutos, lambendo o petisco gelado: melão, melancia, mamão, banana, morango e jabuticaba são alguns exemplos. Veja a seguir como preparar um picolé para cachorro tão gostoso que até você vai querer experimentar!
Picolé para cachorro: receita deve incluir apenas alimentos que os cães podem comer
A maioria dos cachorros é naturalmente pidona e, se você começar a comer um sorvete ou picolé, pode apostar que seu cão vai querer experimentar. O problema é que as guloseimas geladas desenvolvidas para pessoas contém uma série de ingredientes que fazem mal à saúde do cachorro. O leite é o principal deles. Cães não produzem a enzima lactase, que é a responsável por “quebrar” a lactose presente no leite. O resultado são problemas gastrointestinais, como a diarreia em cachorro. O açúcar é outro vilão na alimentação dos cães. A boa notícia é que dá para fazer picolé para cachorro em casa, utilizando frutas que cachorro pode comer.
Como fazer picolé para cachorro com consistência cremosa
Já que o leite é um ingrediente que faz mal para cachorro, como dar uma textura diferente ao picolé? Simples: utilizando banana congelada! Qualquer tipo de banana pode ser oferecida aos cães, mas é sempre bom maneirar na quantidade: lembre-se que o aporte de nutrientes do seu pet deve vir da ração que ele consome.
Para começar, corte as bananas em rodelas e disponha em um pote plástico que tenha tampa. Esprema o caldo de um limão por cima das rodelas de banana: isso evita que elas oxidem e fiquem escuras. Deixe-as no congelador ou no freezer por algumas horas, até que congelem.
Antes de bater a banana congelada com a ajuda de um liquidificador potente ou um processador, deixe a fruta fora da geladeira por alguns minutos, para facilitar. De vez em quando, pare o eletrodoméstico e misture a banana com uma espátula, incorporando os pedaços até ter uma massa homogênea. Está pronto o sorvetinho!
Pode dar gelo para cachorro?
Sim! Cachorro pode comer gelo como uma espécie de petisco gelado. Eles adoram a sensação de crocância, que é geladinha ao mesmo tempo. Outra ideia boa é colocar pedras de gelo dentro do bebedouro, para baixar a temperatura da água do doguinho. E que tal refrescar a barriguinha do cachorro passando gelo nela? Alguns pets adoram isso! Apenas não exagere! Dê gelo para o cachorro comer de 1 a 2 vezes por dia, nos momentos em que faz mais calor.
Como fazer gelo de frutas para cachorro
Uma ideia prática para os dias que faz muito calor e não sobra tempo para preparar algo mais elaborado é dar um up no gelo colocando pedaços de frutas na forminha, junto com a água. O gelo saborizado pode ser usado, inclusive, para o consumo dos tutores! Para que ambos possam se refrescar sem riscos, o segredo está em utilizar apenas as frutas que o cachorro pode comer, como kiwi, manga, pera e morango.