Você já se perguntou o que seu bichinho de estimação quer dizer com um miado de gato? Pois saiba que você não é o único. Todo tutor morre de vontade de saber exatamente o que significa um gato miando muito e quais sentimentos o pet quer expressar com esse comportamento.
Será que é uma tentativa de receber atenção? Ou é só fome? Pode ser frio, ou até mesmo algum incômodo? Decifrar o seu peludinho pode parecer uma missão difícil, mas não é impossível. Na verdade, segundo especialistas no assunto, existem algumas técnicas que podem ser usadas para entender o miado de gato.
Som de miado de gato geralmente é direcionado para humanos
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália, existem algumas particularidades envolvendo o miado de um gato que poucas pessoas imaginam. Você sabia, por exemplo, que:
- O miado de gato é raro na interação gato-gato e em colônias de gatos, mas é comum na interação entre gatos e humanos?
- Gatos selvagens não domesticados raramente miam para humanos, se já forem adultos?
- O miado de gato emitido por felinos criados em ambientes domésticos têm uma diferença na sonoridade, o que sugere que a vocalização é moldada pela relação com os humanos?
- Existe uma especulação de que o miado de gato seria o resultado da domesticação e socialização com seres humanos, não sendo “natural” na comunicação da espécie felina?
Ou seja, tudo leva a crer que a ‘miada’ de gato se fortaleceu através do vínculo desses animais com os seres humanos. Por esse motivo, acaba sendo ainda mais importante que os tutores tentem compreender como a linguagem felina funciona e o que os bichanos querem dizer quando miam.
Como interpretar o miado de gato do jeito certo?
Ainda de acordo com a pesquisa citada, a capacidade de reconhecer os diferentes tipos de vocalizações do miado de gato tem muito a ver com a experiência e nível de convivência que humanos têm com esses animais.
Para chegar a essa conclusão, o estudo contou com a participação de 225 pessoas adultas, com idades entre 18 e 70 anos, que deveriam ouvir gravações de miados de gato de 10 felinos da raça Maine Coon. Todos os bichanos pertenciam ao mesmo dono e foram criados nas mesmas condições.
Os gatos Maine Coon, então, foram expostos por cinco minutos, em ordem aleatória, a diferentes situações a fim de estimular o miado. Essas situações foram: espera por comida, isolamento em um ambiente desconhecido e escovação dos pelos. O miado de gato mais bem reconhecido foi o emitido no contexto “esperando por comida” (40,44% de acertos); e o menos reconhecido foi o do isolamento (26,67%). Algo que influenciou bastante nesse ‘reconhecimento’ foi a proximidade que os humanos tinham com felinos.
Já outra pesquisa, desta vez conduzida pela Universidade de Lincoln, no Reino Unido, chegou a uma conclusão bem parecida. Nesse cenário, 10 donos de gatos tiveram que ouvir oito gravações de áudio de um miado de gato (quatro de seu próprio gato e quatro de um gato desconhecido). Os áudios foram produzidos sob diferentes contextos, e os humanos deviam identificar o contexto em que cada miado foi emitido.
Além disso, os participantes também precisaram classificar 20 vocalizações de miado de gato (produzidas por animais desconhecidos nos respectivos contextos) em escalas que mediam agradabilidade e urgência. A ideia era investigar se os participantes poderiam chegar a um consenso sobre o conteúdo emocional das vocalizações.
Os acertos foram consideravelmente maiores quando os participantes deveriam classificar as vocalizações do seu próprio gato (40%), mas nenhum participante teve desempenho acima do esperado quando as vocalizações pertenciam a um gato desconhecido.
As melhores dicas para entender o significa o som de gatos miando
1) Conheça muito bem o seu pet! Como as pesquisas mostram, o que realmente faz diferença na comunicação com os felinos é a proximidade que os humanos têm com eles. Com a convivência, você vai conhecer seu gato melhor e aprimorar as habilidades de interpretar o que ele quer dizer com os miados.
2) Aprenda a diferenciar a sonoridade do miado de gato. É só você reparar: alguns miados são mais longos, outros mais curtos. Alguns são mais graves, outros mais agudos e estridentes. Cada tipo de miado pode ter um significado, mas você só conseguirá distinguir isso prestando muita atenção às sonoridades.
3) Além do gato miando, observe a postura do animal. Esse provavelmente é o melhor segredo para entender o que o seu pet quer dizer. O miado até pode dizer muito, mas o movimento das orelhas, do rabo, olhar do gato e a postura corporal do pet como um todo geralmente são as melhores formas de interpretar o contexto geral do que seu pet tenta expressar.