O olho de gato, além de bastante expressivo e hipnotizante, costuma ser repleto de particularidades e curiosidades interessantes. Já percebeu que a cor dos olhos desses animais pode mudar de acordo com a luz do ambiente? Ou já se perguntou como o gato enxerga no escuro? Tudo isso tem uma explicação!
Para entender melhor como os gatos enxergam, curiosidades e os principais cuidados com esta região, o Patas da Casa preparou uma matéria especial. Confira abaixo!
A anatomia do olho de gato e como funciona a visão felina
Os olhos de gato são compostos por várias estruturas que auxiliam na visão do animal. As principais delas que você deve conhecer são a córnea, a retina, os cones, os bastonetes e o tapetum lucidum.
A córnea é uma camada protetora localizada na parte frontal do olho de gato. Ela também funciona como uma ‘janela’ que ajuda na entrada de luz até a retina. A retina, por sua vez, é uma membrana capaz de transformar a luz em estímulos nervosos. Ela, então, envia essa informação ao cérebro para que as imagens sejam decodificadas.
Na retina, existem duas estruturas principais que ajudam a captar as imagens: os cones e os bastonetes. Os cones são responsáveis pela percepção de cores e pela visão diurna, central e detalhada. Já os bastonetes são responsáveis pela visão periférica e visão noturna (que também recebe auxílio do tapete lucidum).
Curiosidades sobre o olho do gato
O olho do gato costuma despertar bastante interesse dos amantes da espécie felina. Veja alguns fatos curiosos sobre a visão do gato a seguir:
Como o gato enxerga no escuro?
No olho de gato existe uma estrutura chamada tapetum lucidum que reflete qualquer resquício de raio de luz e, consequentemente, aguça a visão noturna desses animais. A pupila se dilata, os bastonetes captam a luz e o tapetum lucidum reflete isso. É assim que o gato enxerga no escuro.
Por que o olho de gato brilha no escuro?
O olho do gato brilha no escuro por causa do tapetum lucidum. Essa membrana reflete a luz para melhorar a visão destes animais em ambientes com pouca luminosidade, de forma que a luz se propaga para fora. Como resultado, o olho do pet brilha.
O que significa a pupila de gato dilatada ou retraída?
O gato com a pupila dilatada ou retraída pode ter relação com a quantidade de luz de um ambiente. No escuro, a pupila dilata para o animal tentar enxergar melhor. Já se houver muita luminosidade, a dilatação não é necessária e a pupila fica retraída.
Essas mudanças na pupila do pet também podem ser uma forma de expressão. Nesse caso, significa que:
- Pupila dilatada — É comum quando o animal está empolgado, brincando ou caçando. Também pode indicar um gato com medo ou ansioso.
- Pupila retraída — É comum quando o gato está em estado de alerta ou pronto para atacar.
Gatos enxergam todas as cores?
A visão do gato é um pouco mais limitada do que a nossa quando o assunto são cores. Enquanto no olho humano existem três cones, que são as estruturas responsáveis pela distinção de cores, no olho de gato só existem dois cones. Não há estudos que indiquem quais cores os gatos enxergam ou não, mas especula-se que seja o verde.
O gato pisca para se comunicar com os humanos?
Na linguagem felina, os gatos piscam os olhos para se comunicarem com os donos. Segundo uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports, o movimento de piscar lentamente os olhos corresponde a um sorriso do pet. Essa também é uma forma de demonstrar a confiança e o amor de gato.
O gato branco de olho azul tem mais chances de ser surdo?
Infelizmente, as chances de um gato branco de olho azul ser surdo são de 65% a 85% se ele tiver os dois olhos azuis. Já se ele for branco e tiver apenas um dos olhos azuis (ou seja, se for um gato com heterocromia) as chances são de 30% a 40%.
Existe gato preto de olho azul?
Até existe, mas é extremamente raro ver um gato preto de olho azul. Geralmente quando isso acontece é por causa de uma anomalia genética.
Doenças que afetam os olhos de gato
Basta ver algumas fotos de doenças nos olhos de gatos para perceber que, assim como acontece com os humanos, os bichanos também estão vulneráveis a vários problemas nessa região. Alguns dos problemas mais comuns são:
Conjuntivite — É uma inflamação ocular que costuma deixar o olho de gato lacrimejando, além de causar coceira e produzir uma secreção de coloração amarelada ou escura.
Catarata — É uma doença que afeta o cristalino e prejudica a nitidez da visão do gato, bem comum na terceira idade. Os olhos do animal ficam esbranquiçados ou azulados e opacos.
Glaucoma — É um problema que provoca o aumento da pressão intraocular e causa a perda da visão a longo prazo. Ela causa vermelhidão nos olhos, visão turva, córnea azulada e lacrimejamento.
Uveíte — É uma inflamação que pode deixar o olho do gato lacrimejando só de um lado, ou de ambos. Os sintomas incluem vermelhidão, sensibilidade à luz e piscadas excessivas.
Os cuidados mais importantes com a visão do gato
Visitar regularmente um médico veterinário especializado em oftalmologia é uma das melhores formas de garantir que a visão do seu pet está bem cuidada. Além disso, limpezas regulares da região também ajudam a evitar maiores problemas — você pode fazer isso usando um pouco de soro fisiológico e um paninho ou algodão.