Será que o cachorro escolhe o dono? Como saber se meu cachorro me ama? Se você abriu as portas da sua casa recentemente para um doguinho e mora com mais gente, provavelmente já deve ter se perguntado isso. Afinal, mesmo sem terem uma noção lógica do que é “preferência”, os cães às vezes acabam se apegando mais a uma pessoa da família e passam a enxergá-la como líder. Ou seja, é basicamente como se o cachorro escolhesse a quem obedecer e ser totalmente fiel.
Então, como saber quem o seu cachorro escolheu como dono? Para desvendar essa e outras dúvidas, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Confira a seguir como o amor de cachorro se manifesta e como descobrir com quem seu cão tem mais afinidade na casa!
Como saber quem o cachorro escolheu como dono?
Não existem estudos científicos que comprovem como um cachorro escolhe o dono, mas quem convive com um doguinho consegue observar pequenos detalhes que deixam claro quem é a pessoa preferida do pet. Ou seja, por mais que o cachorro seja seu, em alguns casos o animal acaba tendo maior proximidade com outros membros da família e vai demonstrar isso com algumas atitudes.
Um exemplo disso é quando o cachorro segue o dono pela casa, vai recebê-lo na porta e passa boa parte do tempo acompanhando seus passos. Claro que isso pode acontecer com qualquer pessoa da casa, mas geralmente o cachorro escolhe alguém em específico para passar mais tempo e que ele vai querer estar sempre perto. Mas não se preocupe: isso não quer dizer que o cãozinho ama menos os outros membros da família. O que acontece é que esses animais gostam de ter um líder para seguir, que acaba sendo o dono “escolhido” por eles.
O que influencia na escolha de um cachorro por seu dono?
Os laços que o cachorro cria no início da vida são indispensáveis para definir quem vai ser escolhido como dono pelo animal. Não é mistério que os filhotes são super receptivos com qualquer pessoa que se aproxima, mas quem fica mais tempo com ele, cuidando, alimentando e dando atenção é a pessoa que provavelmente será “a escolhida”. Ou seja, não adianta tentar criar esse laço somente na vida adulta, porque essa escolha é feita enquanto o doguinho ainda tem meses de idade.
Já no caso de adotar um cachorro adulto ou idoso, a ideia é basicamente a mesma: a pessoa com quem o cachorro tem mais contato na casa nova tem altas chances de ser a preferida do pet. Afinal, é um ambiente novo e todo o suporte que o doguinho precisa, ele vai acabar encontrando nesta pessoa.
O que devo fazer para o cachorro me escolher como dono?
Essa é uma dúvida e tanto para os pais de pet de primeira viagem. Felizmente, não é muito difícil de fazer isso, mas o tutor deve estar totalmente comprometido com o seu bichinho de estimação. Quer saber como fazer o cachorro te escolher como dono? Então fica de olho nessas dicas:
1) Crie um vínculo com o animal logo no início da vida. Esteja disponível quando o cãozinho precisar, ofereça alimentos de boa qualidade, brinque com o cachorro e tenha todos os cuidados que um pet demanda.
2) Tempo, atenção e afeto são determinantes para o cachorro escolher o dono. E é importante que isso seja construído todos os dias, não apenas uma vez ou outra. Então sempre separe um tempo do seu dia para dar atenção e carinho para o animal.
3) Passear com o cachorro o deixará feliz e vai aumentar a proximidade entre vocês. Vai ser um momento diferente na rotina do seu bichinho, e você pode fazer várias atividades ao ar livre com ele para estreitar os laços ainda mais.
4) A associação positiva é sempre bem-vinda. Quando o cãozinho entende que você é fonte de coisas “boas”, que está sempre brincando com ele, dando carinho e oferecendo petiscos - seja com adestramento ou lazer -, ele vai se sentir estimulado a estar sempre ao seu lado.
Como saber se o cachorro gosta de você?
Muitas pessoas se perguntam “como saber se meu cachorro gosta de mim?” ou “como saber se meu cachorro me ama?”, e a verdade é que decifrar esses sentimentos caninos é muito mais simples do que a gente imagina. Por mais que os cães não sejam capazes de falar com palavras, eles dizem muito o que sentem com pequenas atitudes - basta ter um olhar atento e compreender a linguagem corporal canina. Algumas manifestações típicas do amor de cachorro são:
- O cãozinho adora te acompanhar pela casa
- Ele parece gostar do seu cheirinho
- O cachorro sente saudade quando você precisa sair
- Ele sabe quando você está triste, e não sai do seu lado
- Quando o cachorro está com medo, é você que ele procura
- Ele gosta de dormir do seu lado
- Seu cãozinho te recebe na porta de casa com o rabo abanando
- Ele te dá lambidas como forma de carinho
- O cachorro encosta a cabeça em você
- Ele te obedece e faz de tudo para agradar
Redação: Juliana Melo