O certificado zoosanitário internacional (czi) é um documento obrigatório para viajar com cachorro ou gato para fora do Brasil. Esse documento dá mais segurança ao animal, ao tutor e ao país que vai receber o pet, pois atesta que a saúde do animal está em dia e não traz riscos a ninguém. Se você está planejando uma viagem com gato ou cachorro internacional, é fundamental correr atrás dessa documentação, pois a sua falta pode impedir a entrada do animal no país de destino. Para te ajudar, o Patas da Casa explica tudo sobre como tirar o certificado zoosanitário internacional corretamente, para não ter nenhuma surpresa. Confira!
O que é o certificado zoossanitário internacional (czi)?
O certificado zoosanitário internacional (czi) é um documento emitido pelo Serviço Veterinário Oficial do país de origem do pet. O objetivo do czi é promover o controle das condições sanitárias. Com esse documento, fica comprovado que a saúde do animal está em dia e não há risco de espalhar zoonoses (doenças de animais que passam para humanos). O certificado sanitário para cães e gatos é documento obrigatório no transporte internacional de animais, seja por via terrestre, aérea ou marítima.
Como emitir certificado zoosanitário internacional (czi)?
O czi só pode ser emitido em unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que está vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPO). Para tirar o czi, é preciso ir até a unidade instalada no aeroporto (se o transporte for feito de avião), na fronteira (se for via terrestre, como em ônibus) ou no porto marítimo/fluvial (se for via marítima/fluvial, como navios e barcos). Para iniciar o processo de como emitir certificado zoosanitário internacional (czi), o tutor deve preencher o requerimento no site do Governo Federal e agendar um dia para levar a documentação e pegar o czi. As unidades da Vigiagro funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 18h. Portanto, fique atento aos horários para tirar o czi. Certificado zoosanitário internacional é emitido gratuitamente no Brasil.
Saiba quais são os documentos necessários para tirar o certificado sanitário para cães e gatos
Para saber como emitir certificado zoosanitário internacional (czi) é importante primeiro reunir os documentos que são requisitados pelo país de destino. Elas podem variar de acordo com cada país, então é importante saber exatamente o que será preciso antes de ir até a unidade de Vigilância Agropecuária Internacional. Em alguns países, apenas o czi, um atestado médico e carteira de vacinação em dia são solicitados. Já em outros, pode ser necessário a implantação de microchips para cachorro e gato e até mesmo um período de quarentena do pet. No geral, no dia em que for tirar o certificado sanitário para cães e gatos, é preciso levar o seguinte:
Carteira de vacinação em dia: Antes de ir à unidade da Vigiagro, veja se todas as vacinas para cachorro e gato obrigatórias no país que será visitado estão em dia. A carteira deve conter o selo da vacina, o número do lote, a data de fabricação, a data de aplicação e a data de vencimento da vacina.
Atestado de saúde: Deve ser realizado e assinado por um médico veterinário, contendo o seu registro do CRMV e a data da consulta.
Microchipagem: Alguns países pedem a implantação de microchips em cachorro e gato. Por isso, cheque se é necessário para o país do seu destino.
Sorologia da raiva: Alguns países também pedem esse documento para comprovar que o pet não possui raiva. Isso vale tanto para raiva em cachorro quanto para raiva em gatos. Se for necessário, o teste deve ser realizado com pelo menos 90 dias de antecedência da viagem.
Cuidado com os prazos para tirar o certificado zoosanitário internacional
Todo o processo de como tirar o certificado zoosanitário internacional deve ser planejado. Normalmente, o czi é feito na hora, mas em alguns locais - e principalmente em épocas de alta demanda (como nas férias de verão) - o prazo pode ser maior. O recomendado é tirar o certificado zoosanitário internacional até 8 dias antes da viagem. O czi tem uma validade de 10 dias entre a sua emissão e o dia da viagem em si. Ou seja, não adianta fazer todo o processo de como tirar o certificado zoosanitário internacional muito tempo antes da viagem, pois após a emissão o pet só tem um prazo de 10 dias até entrar no país de destino. A exceção é quando a própria viagem dura mais de 10 dias, como é o caso de algumas viagens internacionais feitas em navio. Nesse caso, o prazo pode ser estendido.
Porém, pode ser difícil fazer o agendamento da avaliação na Vigiagro para tirar o czi. Por isso, o recomendado é agendar o dia da emissão do czi com um mês de antecedência. Vale ressaltar que depois que o pet for para o exterior ele pode permanecer lá por tempo ilimitado. Outro ponto importante é que o atestado médico obrigatório para obtenção do certificado zoosanitário internacional deve ser realizado até 3 dias antes da entrada da papelada para tirar o czi oficialmente.
Para retornar ao Brasil é necessário apresentar um novo czi?
Os documentos para viajar com o pet para fora do país e para retornar a ele podem ser diferentes em alguns casos. Se o retorno ao Brasil acontecer em até 60 dias após a emissão do czi, não há necessidade de nenhum documento adicional, basta que a vacina contra a raiva ainda esteja válida. Porém, se o retorno acontecer após 60 dias da data de emissão do czi, será necessário apresentar novas documentações.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes