A máquina para tosar cachorro pode ser bastante útil para quem não quer ter o trabalho de levar o animal em um pet shop, ou até mesmo para quem deseja economizar uma graninha com isso. A questão é que esse aparelho pode parecer um pouco confuso para quem não tem muita experiência em aparar os pelos do cão, e existe um detalhe muito importante nessa máquina, que é o tipo de lâmina. Para entender melhor sobre esse equipamento, veja abaixo o que você precisa saber!
Máquina para tosar cachorro é diferente de uma máquina de cortar cabelo
Nem todo mundo sabe disso, mas a máquina para tosa de cachorro é muito mais resistente do que as máquinas que os humanos usam para cortar o cabelo. Embora elas tenham uma função muito parecida, que é a de cortar e aparar os fios, a máquina de tosa tem uma lâmina com um pente grande que é própria para lidar com os pelos do cachorro.
Como os cachorros podem ter diferentes tipos de pelagem - lisa, fina, áspera, grossa, cacheada, com subpelo, entre outros -, a lâmina realmente precisa ser mais firme para ter uma boa durabilidade.
A máquina para tosa de cachorro pode ter diferentes tipos de lâminas
Uma máquina de tosa para cachorro profissional pode ter várias lâminas, e a altura da lâmina que é a grande responsável pelo resultado da aparência do pet. Algumas lâminas podem ser usadas para todo tipo de cachorro, outras devem ser direcionadas principalmente para a área do focinho e partes íntimas - ou seja, para fazer a tosa higiênica do animal - e ainda existem lâminas indicadas para tosas mais específicas, como a tosa bebê ou leão.
A principal recomendação antes de comprar uma máquina para tosar cachorro é conversar com um profissional da área para entender qual é a lâmina mais adequada para o seu peludo. Também é importante ter um cuidado com a manutenção do aparelho, que precisa ser limpado após o corte e lubrificado com um óleo específico regularmente.
Como tosar cachorro em casa?
Tosar cachorro não é uma missão impossível, mas precisa de muita atenção. O primeiro passo é muito simples: você deve escovar os pelos do animal para facilitar o corte. Com delicadeza, remova os nós e, para facilitar ainda mais, você pode usar uma luva para tirar pelo de cachorro.
Depois de fazer isso, você vai precisar diminuir o volume dos pelos do cachorro com uma tesoura. Comece aparando a região das costas e patinhas, e em seguida vá para o pescoço, peito e barriga. Com os pelos menorzinhos, você finalmente vai poder usar a máquina para tosar cachorro.
Para usar a máquina, não tem muito mistério: basta passá-la na direção do crescimento dos pelos, e não fazer muita força nem pressão sobre o corpo do animal. Isso vai evitar que o corte fique desproporcional. Depois de passar a máquina, é a hora de dar banho em cachorro e deixá-lo bem cheirosinho! No final, não esqueça de secar muito bem os pelos do seu aumigo para evitar problemas de pele.