Existe vira-lata de todos os tipos, tamanhos e cores, mas não dá para negar que o vira-lata caramelo é, de longe, o que melhor representa o espírito brasileiro. É praticamente impossível passear nas ruas sem esbarrar com um cãozinho desse — ele está em todos lugares e é dono de um carisma inigualável.
Mesmo sendo um cachorro sem raça definida (SRD), o vira-lata caramelo conquistou um lugar especial no coração de todo o país, seja fazendo suas ‘caramelices’ ou protagonizando histórias icônicas. Mas você já se perguntou de onde surgiu esse cachorro vira-lata? A seguir, confira mais detalhes sobre a história desse pet.
A genética pode explicar a cor do vira-lata caramelo
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o que define um cachorro vira-lata é a mistura de duas ou mais raças. Quando isso acontece, várias características se combinam e transformam a genética daquele cãozinho em algo único.
Até existem algumas combinações que ficaram famosas, como o Labradoodle — mistura de Labrador com Poodle — e o Yorkiepoo — mistura de Yorkshire Terrier e Poodle. No entanto, no Brasil, o que mais faz sucesso mesmo é aquele típico cachorro vira-lata que ninguém faz ideia de quais raças deram origem ao animal.
Então de onde veio o cachorro vira-lata caramelo? Mesmo sem saber os ancestrais desses doguinhos, o que se sabe é que a cor dos cães é estabelecida a partir de dois fatores genéticos, que são a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina é responsável pela pigmentação preta dos cães, enquanto a feomelanina é responsável pelos pigmentos mais avermelhados. Quando a eumelanina não é dominante, surge a possibilidade de outras cores aparecerem, como a do cachorro vira-lata caramelo.
O cachorro vira-lata enfrenta alguns desafios até hoje
Antes de conquistar o coração dos brasileiros, o cachorro vira-lata enfrentou muitos desafios para mostrar que todo cãozinho, independentemente de raça, merece ser amado e pode ser um companheiro muito fiel. Inclusive, mesmo hoje sendo queridos e populares, esses animais ainda estão entre os cachorros com menor chance de adoção nos abrigos.
Ainda existe muito abandono, e os cachorros vira-latas lideram a lista de pets em situação de vulnerabilidade. Basta visitar um abrigo de animais para perceber que a boa parte dos cães que são resgatados e buscam um lar é vira-latinha. Dentre eles, o vira-lata caramelo acaba chamando a atenção justamente por ser um cão super comum no país e que acabou virando símbolo nacional.
Vira-lata caramelo é um protagonista de muitas histórias
O que não faltam são relatos de um cachorro ou cachorra vira-lata caramelo fazendo alguma ‘caramelice’. Esses cães fazem parte de vários memes — como o do cãozinho que estampou as notas de R$ 200 após divulgação do Banco Central sobre as novas cédulas — e, por estarem sempre envolvidos em algum história inusitada, eles acabaram ganhando muitos fãs e admiradores.
Tem cachorro vira-lata caramelo que frequenta academia, invade lojas, participa de aulas de dança e teve até cão vira-lata caramelo que virou sargento! A verdade é que esses peludinhos são tão queridos que o mundo todo começou a perceber o quanto eles são especiais, e agora até a Netflix vai lançar um filme sobre o vira-lata caramelo. Nada mais justo, pois esses cãezinhos realmente precisam ser exaltados, né?!