Quem tem um cachorro com medo de fogos em casa sabe bem como as festas de fim de ano podem ser complicadas. Apesar de parecer um medo bobo, isso pode ser extremamente perigoso para os cães, podendo causar tremores, falta de ar, aumentar os batimentos cardíacos, vômitos e até convulsões.
No entanto, existe uma técnica super simples e eficiente para aliviar o desconforto provocado pela queima de fogos. Continue lendo para descobrir como acalmar o cachorro com medo de fogos com essa técnica.
Cachorro com medo de fogos: por que isso acontece?
Não é nada incomum ver um cachorro com medo de fogos. Isso tem tudo a ver com a sensibilidade da audição canina: os cães possuem uma audição muito potente, cerca de quatro vezes mais sensível do que a dos humanos. Então enquanto os humanos captam frequências sonoras entre 16 Hz e 20.000 Hz, os cachorros conseguem captar frequências de até 40.000 Hz. Por essa razão, eles acabam se incomodando bem mais com barulhos altos. É por isso que os fogos de artifício deixam o cachorro com medo e inseguro.
A amarração para cachorro com medo de fogos é uma técnica eficiente
Se você tem um cachorro com medo de fogos, calma que existe uma dica muito bacana para aliviar o desconforto do peludo. Trata-se de uma técnica chamada de telling touch, que consiste em uma espécie de amarração para cachorro com medo de fogos. Geralmente, os tutores usam uma faixa ou tira de pano ao redor do corpo do cachorro, cobrindo regiões como o peito e o dorso do animal.
O objetivo do telling touch é provocar uma leve pressão em pontos estratégicos do corpo do animal, com o intuito de relaxar e promover sensação de segurança. Isso porque, com a técnica de amarração, o cachorro com medo de fogos se sente 'abraçado', o que acaba contribuindo para deixar o pet mais confortável.
Apesar desse método ter sido desenvolvido originalmente para os cavalos, o truque do pano para proteger o cachorro se mostrou super eficiente. Confira abaixo passo a passo de como fazer o telling touch em um cachorro com medo de fogos:
- Para começar a técnica do cachorro com medo de fogos, posicione a faixa de pano no pescoço do cão;
- Após isso, cruze as pontas da faixa de tecido para cachorro com medo de fogos sobre o dorso do animal, aquela parte de cima próxima ao pescoço do animal;
- Depois, cruze novamente as pontas da faixa, mas passando pela parte de baixo do corpo do cachorro;
- Cruze as pontas da faixa em cima da coluna do animal;
- Para finalizar a amarração de cachorro com medo de fogos, faça um nó fraco próximo à coluna, prestando atenção para não deixar muito frouxo e nem muito apertado.
Confira outras dicas de como acalmar cachorro com medo de fogos
O telling touch é uma técnica simples e eficiente para ajudar um cachorro com medo de fogos, mas ela não é a única. Existem outras estratégias que podem ajudar a aliviar o desconforto que o pet sente quando escuta os fogos de artifício.
A primeira delas é preparar um cantinho confortável e seguro em casa, de preferência sem janelas, para abafar o som externo. Também é importante colocar nesse ambiente uma caminha com cobertores, brinquedos e, claro, a água e a ração do animal. Assim, quando o barulho dos fogos deixar o cachorro com medo, ele vai correr para esse cantinho da casa que considera seguro.
O protetor de ouvido para cachorro é outro acessório perfeito para essa situação. Como ele bloqueia a audição canina, o protetor impede que o cachorro com medo de fogos ouça qualquer barulho.
Além disso, dependendo do nível do problema, o calmante para cachorro com medo de fogos também é uma opção, mas que só deve ser oferecido com prescrição médica. Por ter alguns efeitos colaterais, como desorientação, os veterinários recomendam que ele só seja administrado em casos de extremo medo.
Além dessas dicas, é fundamental que os tutores estejam presentes para oferecer suporte ao cachorro com medo de fogos. Um carinho e um abraço carinhoso podem ajudar o cãozinho a se sentir mais seguro, o que faz toda diferença na vida do animal.