Cães e gatos são diferentes em muitos aspectos, mas principalmente na personalidade e maneira de se relacionar com os humanos. Não é à toa que saber como conquistar um gato pode parecer uma tarefa difícil para quem está acostumado com as intensas e incansáveis demonstrações de afeto dos cachorros. Então como saber se seu gato te ama e como ganhar a confiança do pet para ele te amar cada vez mais? A seguir, veja algumas dicas que costumam ser super indicadas por veterinários!
1) Respeite o espaço do animal, e o amor de gato virá naturalmente
Diferente dos cães, que são super “dados” e gostam de estar sempre grudados com os tutores, os gatos costumam ser mais reservados e prezam pela privacidade deles. Por isso, é fundamental respeitar o espaço do animal para conquistar o amor de gato. Caso contrário, ele pode ficar irritado com essas “invasões” e, ao invés de ganhar a confiança do pet, você vai acabar o afastando.
Por isso, uma dica importante é resistir às tentações de fazer carinho no gato o tempo todo, pegá-lo no colo contra a vontade dele e outras coisas do tipo. Observe sempre o comportamento do animal e a receptividade dele para não deixar o gato estressado à toa.
2) Passe um tempo de qualidade junto do bichano
Além de dar carinho e amor para o seu amigo peludo, não esqueça de incluir algumas brincadeiras para gatos na rotina. Isso vai ajudar a estreitar ainda mais os laços com o bichano e ele vai valorizar bastante cada momento do seu lado. Algumas atividades que podem fazer parte do repertório são as varinhas de gato, bolinhas e até brinquedos de dar corda.
Montar circuitos e usar catnip — a famosa erva de gato — também são formas de se divertir bastante ao lado do pet e passar um tempo de qualidade com ele. Inclusive, um dos sinais que seu gato te ama é justamente se ele gosta de brincar com você!
3) Não sabe como conquistar um gato? Use sachês e petiscos a seu favor!
O exigente paladar dos felinos não resiste a duas coisas: sachês e petiscos para gatos. Por isso, use e abuse dessa artimanha na hora de conquistar o amor de gato. Os sachês, por exemplo, além de muito saborosos e apreciados pelos bichanos, também são uma maneira de estimular a hidratação dos pets e evitar problemas renais. Inclusive, pode dar sachê para gatos todos os dias, desde que o tutor siga as recomendações de um veterinário.
Os snacks também são muito benéficos, especialmente os comerciais que já vêm na quantidade certa para serem oferecidos aos pets. Outras possibilidades são os petiscos naturais, como frutas para gatos, legumes, verduras e até peixes (como o atum fresco). A única dica é observar e pesquisar muito bem o que o gato pode comer, já que alguns alimentos que parecem “inofensivos” podem ser tóxicos para o organismo felino.
4) O enriquecimento ambiental também ajuda a fortalecer o amor de gato
Gatos são animais que, mesmo domesticados, ainda mantêm vários instintos selvagens à flor da pele. Por isso, precisam de um ambiente totalmente adaptado para eles — processo que é chamado de gatificação ou enriquecimento ambiental. Para deixar seu gato feliz e conquistar a confiança dele, vale apostar em arranhadores, nichos, prateleiras, redes, camas suspensas, diferentes brinquedos e tudo mais que puder gastar a energia do pet.
Com esse simples cuidado, o bichano com certeza vai entender que você o ama e se importa com ele, e vai retribuir do jeitinho dele. Por isso, essa é uma das melhores formas de como conquistar um gato!
Como saber se meu gato me ama?
O amor de gato não é extravagante. Na verdade, ele é muito sutil e delicado — está contido nos detalhes. Alguns sinais que seu gato te ama são:
- Te seguir pela casa;
- Amassar pãozinho no seu colo;
- Te dar lambidinhas de afeto;
- Ronronar quando você faz carinho;
- Te dar “presentes” inusitados;
- Dormir de barriga para cima.
Tudo isso é um símbolo de confiança no universo felino. É como se o gato estivesse dizendo que ele te ama e se sente seguro do seu lado. Por isso, valorize essas pequenas demonstrações de amor de gato e nunca deixe de buscar novas formas de estreitar os laços com seu bichinho de estimação.