Pode dar calmante para cachorro? Em algumas situações o cachorro pode latir muito, e por mais que os tutores busquem acalmar os peludos, pode ser difícil controlar os latidos. Nessas horas, é comum pensar sobre dar ou não o calmante para cachorro. Além disso, naturalmente, existem raças de cachorro que podem latir mais do que outras e isso incomoda os tutores e seus vizinhos. Por isso, é tão importante estudar a possibilidade de um calmante natural para cachorro para cessar um pouco os latidos. Para ajudar, reunimos diversas informações sobre esse tema, confira!
Existe calmante para cachorro parar de latir?
A resposta é: sim! Nem todos sabem, mas o remédio para acalmar cachorro é uma solução para diversas situações e comportamentos caninos, inclusive, pode ser uma alternativa para aqueles cães que são mais tagarelas e estão incomodando a casa e a vizinhança com os latidos. O remédio calmante para cachorro age da mesma forma que o calmante para humanos - com efeito sedativo no organismo e indução ao sono. Ou seja, ele tranquiliza e geralmente é recomendado em situações de nervosismo e agitação. E do mesmo jeito que alivia a tensão humana, é assim que o calmante faz o cachorro parar de latir: sossegando o pet.
Calmante natural para cachorro realmente funciona?
Sim! O calmante natural para cachorro super ajuda a amansar o pet e a escolha de um sedativo caseiro para cachorro vai depender de cada caso. As opções vão desde os calmantes naturais - como fitoterápicos e florais que também atendem aos cães, à opções de medicamentos desenvolvidos especialmente para os doguinhos.
Além dessas, uma receita caseira e fácil de fazer é o chá para acalmar cachorro. É indicado usar camomila ou valeriana para o cão, e o modo de fazer o chá não muda: basta ferver a água e deixar a planta ou o sachê em infusão. Inclusive, o chá podem ser o melhor calmante para cachorro, sendo um ótimo tratamento natural para a ansiedade canina ou para momentos de muitos latidos. No entanto, para evitar queimaduras, é recomendado que esse calmante caseiro para cachorro que late muito seja oferecido morno ou frio.
Junto a esse remédio para cachorro dormir caseiro, os tutores também devem estar próximos ao pet - essa é uma ótima forma de acelerar o processo de acalmar o animal doméstico. A atitude do tutor vale ouro e manter a calma também vai ser um auxílio. Os pets percebem nossas emoções e ficar nervoso só vai piorar o quadro.
Ansiolítico para cachorro precisa ser prescrito por veterinário
Assim como acontece com os humanos, também existem casos mais sérios que precisam de uma intervenção farmacológica administrada por um médico veterinário, como o cachorro que sofre uma grave ansiedade de separação ou é um cachorro em estado crítico de hiperatividade difícil de lidar e amenizar. Nesses casos, pode ser necessário um remédio para acalmar cachorro agitado, e ansiolíticos de uso humano também vão servir como calmante pra cachorro. Mas atenção: absolutamente nenhum medicamento deve ser dado ao pet sem a prescrição médica veterinária, pois além de não surtir o efeito desejado, pode prejudicar seriamente a saúde do animal.
Adestramento para controlar cachorro que late muito
Além dos calmantes, também é bom entender os motivos para o cachorro latir. Existem vários gatilhos que deixam o cachorro latindo pela casa, como fome, querer chamar a atenção, problemas de saúde ou comunicação com outros pets que estão próximos. Analisar o comportamento do cachorro e os motivos do latido também ajuda a entender o porquê de tanta vocalização.
Alguns tutores podem preferir não recorrer a calmante para cachorro que late muito, optando pelo adestramento para controlar os latidos. Afinal, algumas raças de cachorro podem sim fazer mais barulho que as outras, como por exemplo o cachorro Chihuahua, Yorkshire e a raça Pinscher. E não é justo buscar calmantes para cessar um jeitinho que já é natural deles, né? Por isso, para interromper os latidos ou qualquer mau comportamento canino, o ideal é sempre buscar dialogar com o pet através do reforço positivo, usando comandos para que ele entenda qual é a hora de latir e qual a hora de ficar calado.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes