Um cachorro hipoalergênico é a salvação de pessoas que adoram animais mas sofrem com alergia. Assim como tem gente que possui alergia a gato, existem outras que passam sufoco com o pelo do cachorro. Como todo mundo quer ter um doguinho para chamar de seu em casa, a busca por cachorros hipoalergênicos é bem alta. Mas afinal, será que existem mesmo cães hipoalergênicos? O que faz com que um cãozinho entre nessa categoria? E quais são as raças mais recomendadas de cachorro para alérgicos? O Patas da Casa acaba com todas essas dúvidas a seguir e explica de uma vez por todas se os cachorros hipoalergênicos são uma verdade ou um mito. Confira!
Cachorros hipoalergênicos: existem cães que realmente não causam alergia em humanos?
O sonho de qualquer alérgico é ter um cãozinho que não cause alergia. Mas afinal: existe algum cão que seja 100% hipoalergênico? A resposta é não. O que causa a alergia à cães são certas proteínas que fazem parte naturalmente do organismo do pet e que são encontradas na saliva e nos pelos do cachorro. Como o cão sempre terá essas substâncias no seu corpo, não podemos afirmar que existem cães hipoalergênicos em sua totalidade. Porém, certas raças soltam menos pelos e têm menor produção dessas proteínas. Essas raças são aquelas que recebem o título de hipoalergênicas. Portanto, quando falamos de cachorro hipoalergênico precisamos nos lembrar que isso é apenas um termo para caracterizar os pets que têm menos chance de causar alergia em pessoas, mas sempre existe a possibilidade de que eles acabem causando alergia.
O que é um cachorro hipoalergênico?
O cachorro considerado hipoalergênico é aquele que libera as substâncias alérgenas encontradas na pelagem em menor quantidade. Quando o animal solta muito pelo, essas substâncias acabam se espalhando pela casa e, consequentemente, o tutor tem maior contato com elas. Por outro lado, um cão que solta pouco pelo vai liberar menos fios pelo ambiente e, assim, o tutor acaba não entrando em contato com os alérgenos. Portanto, podemos considerar que o cachorro hipoalergênico é aquele que não tem pelo, solta pouco pelo e/ou tem uma produção menor dessas proteínas que podem desencadear a alergia.
Os cães hipoalergênicos podem ter pelos longos e até mesmo volumosos
Já sabemos que cães hipoalergênicos são aqueles que soltam pouco pelo. Isso quer dizer então que o melhor cachorro para quem tem alergia é aquele com pouco pelo? Não necessariamente. Pode parecer que cachorros de pelagem longa e volumosa sempre soltam muito pelo mas, na verdade, o que impacta na liberação de fios não é sua quantidade ou tamanho. Certas raças como Bichón Frisé, Yorkshire e Poodle, por exemplo, são super peludas, mas praticamente não soltam pelos. Por outro lado, o Dachshund que tem pelos curtinhos costuma deixar muitos fios espalhados pela casa. Portanto, a quantidade de pelos não é sempre o que define um cachorro para alérgicos.
Raças hipoalergênicas: conheça os cães perfeitos para os alérgicos!
Felizmente, existem muitas raças de cachorro para quem tem alergia a pelo adotar. São raças dos mais variados tipos: podem ser cães pequenos, grandes, super peludos ou quase sem pelos. Além disso, muitos vira-latas também podem ser cães hipoalergênicos e se tornarem a companhia perfeita para os alérgicos. Se você ama um cãozinho mas sofre com alergias, confira a seguir a seguir a lista de raças de cachorro hipoalergênico que você pode ter em casa:
Mesmo sendo considerado hipoalergênico, o cachorro para alérgicos sempre precisa estar com os pelos cuidados
Não é por que você tem um cachorro hipoalergênico que não deve se preocupar com a perda de pelos. Como explicamos, as raças hipoalergênicas podem sim causar alergias - a diferença é que a probabilidade é menor. Cães desse tipo também soltam pelos e, consequentemente, liberam os alérgenos por aí. Por isso, é muito importante não deixar de cuidar da pelagem do animal. O cachorro hipoalergênico também deve ter os pelos escovados com frequência, pois isso evita que eles se espalhem pela casa. Além disso, uma boa dieta faz toda a diferença. A alimentação do cachorro interfere na saúde dos pelos. Uma dieta pouco nutritiva deixa os fios opacos e quebradiços, facilitando sua queda. Portanto, ofereça sempre uma alimentação balanceada com todos os nutrientes essenciais para a saúde do cachorro.
Redação: Maria Luísa Pimenta