Você conhece o gato Angorá? Essa é uma das raças que mais fazem sucesso entre os gateiros, e não faltam motivos para isso. Bem peludo e fofinho, o Angorá também é dono de uma personalidade amável e apegada com o dono, além de ser super inteligente.
Com tantas qualidades, esse felino serviu de inspiração para o gatinho Mingau, personagem da Turma da Mônica que é um dos gatos mais famosos da ficção. Veja a seguir 10 curiosidades sobre os gatos Angorá e se apaixone!
1) Origem do gato Angorá é turca
O gato Angorá surgiu na cidade de Ancara, na Turquia, e tem os primeiros registros datados do século XV. Por isso, é considerado um dos gatinhos domésticos mais antigos do mundo e também é chamado de Angorá Turco.
Na Turquia, o Angorá é reconhecido como um verdadeiro tesouro nacional e por muitos anos foi criado em zoológico. Isso ajudou a preservar várias características da raça, evitando uma possível extinção com o surgimento dos gatos Persas.
2) O Angorá tem características únicas
De porte médio a grande, os gatinhos Angorá têm um corpo comprido, esbelto e levemente musculoso. São animais que geralmente pesam de 3 a 6 kg e têm uma altura aproximada de 40 cm. Além disso, o gato Angorá tem uma cabeça pequena triangular com olhos grandes, orelhas eretas e um focinho um pouco achatado.
3) A longa pelagem dos gatos Angorá precisa de cuidados
Uma das características que mais chamam a atenção nos gatos Angorá é a pelagem longa, lisa e sedosa. Ela costuma ser ainda mais cheia na região do pescoço, barriga e cauda. Apesar de não apresentar subpelo, alguns cuidados são necessários.
A escovação deve ser feita semanalmente para remover os fios mortos e evitar a formação de bolas de pelos. O gato Angorá não costuma soltar muito pelo, mas durante as trocas sazonais (primavera e outono) a queda se intensifica.
4) Angorá Turco é um gatinho com diversas cores
O Angorá branco é o mais lembrado quando falamos dessa raça, mas essa não é a única cor de gato que existe. As possibilidades de cores incluem o gato Angorá cinza, azul, lilás, preto e vermelho. São tonalidades menos frequentes e mais raras de encontrar, mas que são aceitas segundo o padrão oficial da raça.
5) O gato Angorá é sociável, adaptável e comunicativo
A personalidade do gato Angorá é o que há de mais adorável sobre ele. Esse bichano é dócil e gosta de atenção e carinho. Além de amar um bom contato humano, ele também tem uma boa capacidade de adaptação a mudanças na rotina.
A convivência com o pet tende a ser super tranquila. Comunicativo, o Angorá tem facilidade de se expressar e isso vai além dos miados. Para completar, são gatinhos naturalmente ativos e brincalhões.
6) Diferente de muitos gatos, o Angorá gosta de água
Um dos fatos mais curiosos sobre o gato Angorá é que, ao contrário da maioria dos felinos, ele ama brincar na água! Com habilidades aquáticas, ele consegue até mesmo nadar e vai adorar qualquer brincadeira ou atividade que envolva água. Por isso, é bom ter alguns estímulos desse tipo na rotina dele.
7) Inteligentes, gatinhos Angorá podem aprender truques
O gato Angorá é inteligente e tem uma cognição bem avançada, se comparada com outros gatos domésticos. Esse é um animal que ama ser desafiado e gosta de brincadeiras que atiçam a curiosidade.
Inclusive, é totalmente possível adestrar um gato da raça. Só é importante ter em mente que o processo de adestramento de gatinhos é diferente do de cachorros. O Angorá pode aprender a sentar, dar a pata e muito mais, desde que o tutor saiba como fazer isso.
8) O gato Angorá tem predisposição à surdez
É muito comum ver um Angorá branco de olhos azuis. O problema é que animais com essas características normalmente têm maior propensão a nascer com surdez congênita. Por isso, é importante avaliar e acompanhar as condições de saúde do bichano regularmente.
9) Expectativa de vida do Angorá é de até 18 anos
O gato Angorá não costuma enfrentar muitos problemas de saúde, mas precisa de atenção com condições cardíacas, principalmente com a cardiomiopatia hipertrófica. Mas, de uma maneira geral, é um pet com boa longevidade. E quanto tempo vive um gato da raça? O Angorá Turco pode viver de 12 a 18 anos, se bem cuidado.
10) O preço do gato Angorá é caro e exige planejamento
Para ter um gato Angorá, preço do filhote costuma variar entre R$ 3.000 e R$ 10.000. O valor foi calculado com base em criadores especializados na raça. No entanto, é possível encontrar preços inferiores a esse na internet sem a certificação de pedigree.
Alguns fatores que influenciam no valor final do filhote são as características físicas e genéticas do pet. Cores mais raras, como o gato Angorá preto ou cinza, tendem a ser mais caras, assim como as fêmeas. Se você pretende adquirir um gato da raça com segurança, procure criadores confiáveis e que não maltratem os animais.