Ao contrário do que muita gente pensa, fazer um gato feliz não é difícil! Os bichanos, na verdade, se divertem com a simplicidade das coisas e não precisam de muito para ficarem satisfeitos. No entanto, é claro que alguns cuidados ajudam bastante nisso, principalmente quando falamos de alimentação, higiene e estímulos físicos e mentais.
Se você sempre quis saber como ter um gato feliz dentro de casa, seus problemas acabaram! A seguir, confira 7 dicas muito simples e úteis para garantir a felicidade do seu amigo de quatro patas.
1) A gatificação da casa deixa qualquer gato feliz
O enriquecimento ambiental para gatos, também conhecido como gatificação, é um dos maiores responsáveis pelo bem-estar animal. O processo consiste em adaptar a casa para atender às necessidades do seu amigo. No caso dos bichanos, alguns acessórios indicados são:
- Arranhador para gatos
- Nichos e prateleiras
- Cama suspensa
- Brinquedos interativos
- Fontes de água
- Tocas e esconderijos
Cada um desses recursos ajudam a estimular os instintos selvagens dos felinos de alguma forma. Por isso, vale a pena apostar na gatificação da casa para deixar seu gato feliz, entretido e livre de problemas!
2) Incluir sachês na rotina dos gatos é sinônimo de felicidade
O sachê para gatos é um dos melhores amigos do seu bichano. Esse tipo de alimento é incrivelmente saboroso para o paladar felino, e tem uma textura que se assemelha bastante à alimentação natural da espécie. Ele pode ser encontrado na versão de petisco, que deve complementar as refeições e ser oferecido de forma equilibrada; ou na versão de alimento completo, que pode substituir a refeição com a ração seca.
Para completar, o sachê é rico em água, e uma das melhores maneiras de incentivar a hidratação dos gatos, ajudando a prevenir problemas renais e urinários. Então incluir alguns sachês na rotina do seu peludo é uma atitude que com certeza vai deixar seu gato feliz, hidratado e de buchinho cheio!
3) Os petiscos para gatos também são aliados do bem-estar felino
Além dos sachês - que também podem ser petiscos -, os gatinhos apreciam bastante outros tipos de petiscos, como patês, biscoitinhos e até petisco para limpar dente de gato. Inclusive, os snacks são ótimos para garantir a felicidade do seu bichano no tempo livre, servindo como associação positiva durante brincadeiras, adestramento e sessões de carinho.
4) Um gato feliz é aquele que passa um tempo de qualidade com o tutor
Quem pensa que gato é desapegado e não liga para a companhia dos humanos está muito enganado! Embora sejam mais sutis para demonstrar amor e carinho, o vínculo que os bichanos criam com seus donos é verdadeiro e marcado por um grande companheirismo. Então, sim, acredite: seu gatinho gosta de receber atenção e vai ficar muito mais feliz se passar um tempinho de qualidade do seu lado.
Algumas maneiras de colocar isso em prática são brincar com o gato de vez em quando - as varinhas são ótimas para estreitar as relações com o pet -, dar petiscos e fazer algumas sessões de carinho.
5) Limpar a caixa de areia para gatos vai deixar seu pet bem-humorado
Gatos são animais extremamente higiênicos. Eles passam boa parte do dia tomando banho e também prezam muito pela limpeza do ambiente. É por isso que eles também se importam bastante com a higiene da caixinha de areia. Afinal, ninguém merece ter que usar um banheiro sujo, né?
O ideal é retirar os excrementos da caixa de areia para gatos todos os dias. Além disso, semanalmente é bom limpar completamente o acessório com água e sabão. A troca da areia, por outro lado, pode variar, mas geralmente recomenda-se que a troca seja feita a cada duas semanas ou mensalmente.
6) Carinho no gato - na hora certa - também deixa o bichano alegre
Alguns gatos são mais carinhosos do que outros, mas todo felino ama ser acariciado - desde que você saiba onde fazer carinho no gato. Algumas zonas ‘proibidas’ normalmente são a barriguinha, pernas, patas e rabo. Dependendo do nível de intimidade que você tem com o pet, ele pode gostar de carinho no bumbum, mas as regiões mais indicadas são as costas, pescoço, peito e rosto (sem tocar nos bigodes).
7) A longo prazo, os check-ups veterinários resultam em um gato feliz
Os bichanos não são fãs de ir ao veterinário. Mas acredite: esse é um cuidado que, a longo prazo, vai fazer toda a diferença na felicidade e no bem-estar do seu peludo. Com os check-ups, você consegue acompanhar a saúde geral do animal, diagnosticando problemas precocemente e garantindo maior longevidade e qualidade de vida ao pet.
Vacinas, vermífugos e castração são outras dicas que ajudam a aumentar a expectativa de vida do gato, deixando-o mais protegido contra várias doenças. É sempre bom ter uma atenção especial com a saúde dos gatinhos!