Saber onde fazer carinho no gato não é tão fácil quanto parece. Existem algumas regiões que são mais sensíveis do que outras e, por isso, são consideradas ‘proibidas’ para as carícias, enquanto outras são mais ‘seguras’ e todo gatinho adora.
Geralmente quem é pai de pet aprende depois de um tempo os lugares onde gato gosta de carinho, mas se você acabou de adotar um pet e não sabe como afagar o pet, a gente te ajuda com isso! Veja abaixo dicas de como fazer carinho em gato e o que não fazer em hipótese alguma!
Onde fazer carinho no gato?
As principais regiões onde os gatos gostam de carinho são:
- Na parte superior da cabeça e atrás das orelhas;
- No rosto (mas longe dos bigodes)
- No pescoço e peito
- Nas costas
Além dessas opções e dependendo do nível de intimidade que você tem com o pet, um bom lugar onde fazer carinho no gato é o bumbum. Alguns felinos gostam bastante desse tipo de carícia, que apesar de ser um tanto ‘inusitado’, mostra uma enorme confiança nos humanos — os pets só fazem isso com quem realmente confiam.
Então se você já se perguntou por que às vezes os gatos gostam de mostrar o bumbum, é uma tentativa deles de chamar a sua atenção e pedir uns afagos. Porém, se você está com o gatinho há pouco tempo e vocês ainda estão ‘se conhecendo’, talvez seja melhor optar por áreas mais seguras e menos invasivas, como as que foram listadas.
Gato balançando a cauda quando recebe carinho é um bom sinal!
Saber onde fazer carinho no gato rende comportamentos muito positivos vindo do seu amigo de quatro patas. O ronronar, por exemplo, é um ruído comum quando os bichanos estão gostando de serem acariciados, mostrando que eles estão completamente relaxados e confortáveis de estar ali.
Mas sabia que, além do ronrom, o gato balançando a cauda quando recebe carinho também é um ótimo sinal? Isso significa que o pet está amando o cafuné! Mesmo que pareça estranho, alguns bichanos tendem a mexer o rabo quando estão felizes — e é o que acontece quando eles recebem um carinho que gostam muito.
Algumas áreas são ‘proibidas’ para o carinho em gatos
Não é difícil aprender como fazer carinho em gatos, mas saber os lugares que são liberados e os que devem ser evitados é muito importante para deixar seu gato feliz, e não estressado. As regiões que não devem ser tocadas são:
- Bigode
- Barriga
- Pernas e patas
- Rabo
Para quem não sabe, o bigode de gato é bastante sensível porque é repleto de terminações nervosas. Por esse motivo, essa é uma área que não deve ser tocada, já que pode incomodar bastante o bichano.
Outro ponto importante é que, ao contrário dos cachorros, muitos gatos não gostam de carinho na barriga. A região é muito vulnerável, pois é onde ficam os órgãos vitais do pet. Alguns bichanos até podem não se incomodar com esse tipo de carícia, mas é bom evitar se você não tem intimidade com o felino e não sabe se ele aprecia esse tipo de carinho.
Outras áreas que podem deixar o gato estressado se você tentar tocar são as pernas e patinhas, além do rabo (que é uma extensão da coluna vertebral dos animais e pode ser mais ‘frágil’).
5 dicas de como fazer carinho em gato
1) Sempre prefira os lugares mais ‘seguros’ onde fazer carinho no gato, como na cabeça, pescoço, peito e costas.
2) Evite carícias nas regiões ‘proibidas’, que são barriga, rabo, bigodes e patas.
3) Faça movimentos sutis e delicados, acariciando o pet sempre na direção do crescimento dos pelos.
4) Observe o comportamento do gato para ter certeza de que ele está gostando do afago.
5) Mesmo sabendo onde fazer carinho no gato, se o bichano não estiver no clima e se afastar, respeite o espaço dele e não insista.