Se você nunca viu um gato latindo, vai se surpreender com um vídeo que tomou conta das redes sociais nos últimos dias. Ele foi compartilhado no TikTok por Ademilson Guissi, tutor do animal, e mostra um pouco da convivência entre um gato frajola chamado Ozzy e uma cachorrinha chamada Babi. Sim, acredite: cachorro e gato podem conviver em harmonia na mesma casa e terem uma boa relação.
Com a convivência, também é possível que os animais adquiram comportamentos “inusitados” da outra espécie - e quando Ozzy, o gato, late no vídeo isso fica bem claro. Afinal, ninguém espera que um felino faça ou pelo menos tente fazer o mesmo som de um cão, né?! O gatilho disparado pelos donos no vídeo acontece quando a dona fala: "A Juliana chegou", e o gato e a cadelinha Babi começam a trocar latidos entre si.
O vídeo chamou tanta atenção que já reúne mais de 1,7 milhão de visualizações, 364 mil curtidas, 10 mil comentários e 35 mil compartilhamentos. Em um dos comentários, a internauta Taynah Miranda até brinca: “O melhor é que não é só o barulho de latido, ele também dá um pulinho junto que nem um dog. O gato fluente em latir.”
Assista na íntegra:
Mas se os miados de gato são a principal forma de comunicação destes animais, então como que o gato aprende a latir? É um grande mistério para quem nunca viu algo do tipo, mas se ele convive com um cachorro - como é o caso do Ozzy e da Babi - isso pode acontecer. Por isso, não pense que cães e gatos são inimigos naturais, porque não é bem assim. Tudo depende da maneira como estes animais são criados juntos. Dependendo da relação deles, é bem possível que um bichinho "pegue" as manias do outro.
Afinal, gato late mesmo?
O comportamento dos gatos é curioso e surpreendente. Ao assistir o vídeo, as pessoas podem ficar se perguntando se é realmente possível ver um gato latindo, mas se você reparar essas tentativas de latidos do Ozzy não são tão impactantes quanto um latido de cachorro. Isso porque quando o gato late, soa mais como um miado “forçado”.
Ah, e aqui vai uma curiosidade sobre gatos que poucas pessoas imaginam: sabia que os felinos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? É por isso que o gato latindo acaba não sendo exatamente uma surpresa no universo da espécie, já que eles podem vocalizar vários outros sons.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes