Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber carinho, convite para brincar ou um simples cumprimento. Mas você sabia que o miado de gato esconde várias curiosidades que poucas pessoas imaginam? Pois acredite: a principal forma de comunicação dos felinos é cheia de particularidades. Veja 8 segredos que você provavelmente não sabia sobre os miados dos gatos!
1) O som de gato miando pode ter diferentes timbres e sonoridades
Os gatos são capazes de reproduzir mais de 100 sons diferentes. O som que mais se destaca entre eles é o miado. Mas você sabia que não existe apenas um tipo de miado, mas vários? A vocalização pode mudar de entonação e frequência, conforme o que o animal deseja expressar. O miado de um gato pode ser mais alto, mais baixo, agudo, grave, repetitivo, isolado, demorado, curtinho ou misturado com outros ruídos.
2) Cada miado de gato tem um significado distinto
Como existem vários tipos de miado de gato, é importante ficar atento a cada som para reconhecer o que seu pet quer dizer com o comportamento. Se o seu bichano estiver com fome, é comum que você encontre o gato miando muito alto, quase que desesperado. Esse tipo de miado também é comum quando o pet está em apuros, preso em algum lugar. Já um miado ‘bravo’ geralmente vem acompanhado de grunhidos e rosnados, enquanto um miado ‘alegre’ é curtinho e animado.
3) Quando está no cio, o som de miado de gato chega a ser ensurdecedor
O miado de gato no cio é um dos mais fáceis de reconhecer. Nesse período, o felino está preparado para acasalar, então vai tentar chamar a atenção do sexo oposto a todo custo. Por isso, ao contrário dos gatos miando normalmente, esse é um som diferenciado: tem um timbre estridente e melancólico, além de ser super repetitivo. Ele pode vir acompanhado de um choro e, durante o acasalamento, o barulho pode ser ainda maior.
4) Algumas raças de gato miam mais do que outras
É bem provável que você já tenha reparado que é muito mais comum ver alguns gatos miando do que outros. Essa é uma característica que pode ter relação tanto com a raça do animal, quanto com a cor da pelagem. Algumas raças conhecidas por serem verdadeiramente ‘tagarelas’ são o Siamês, Sphynx, Tonquinês e Bengal. Já em relação às cores, os gatos laranjas são os que mais gostam de ‘conversar’.
5) O miado de gato excessivo às vezes é um pedido de ajuda
O som de miado de gato às vezes requer um olhar mais atento. Isso porque nem tudo são flores. Se o seu gatinho não tinha o costume de miar tanto, e começou a apresentar esse comportamento com mais frequência sem um motivo aparente, pode ser sinal de problema. Às vezes o gato miando está doente, com dor ou até estressado com alguma situação. É importante investigar quando isso acontece repentinamente e tentar entender o motivo por trás da vocalização excessiva.
6) O som de gato miando normalmente se destina a humanos
Nem todo mundo sabe, mas a miada de gato só ganhou força por causa da relação que esses animais criam com os humanos. Depois que houve a domesticação, os felinos perceberam que a vocalização era uma forma eficiente de comunicação com os donos. Por isso, eles começaram a miar cada vez mais — mas se você reparar, no geral, os miados dificilmente são direcionados para outros animais.
7) Gato miando muito: espiritismo revela falta de equilíbrio na vida do tutor
Quando falamos do miado de gato, som pode indicar algumas questões do mundo espiritual. Geralmente, esse é um sinal de que há um certo desequilíbrio na vida da pessoa que convive com o felino. Nesse sentido, é importante estar aberto às mensagens que o animal quer passar para você, e ter mais atenção com a resolução de problemas.
8) Sonhar com um gato miando tem uma interpretação curiosa
Já se perguntou o que significa sonhar com gato miando? Esse tipo de sonho, na verdade, traz um alerta para a pessoa. Ele significa que provavelmente você anda sendo alvo de fofocas dentro de um dos seus círculos sociais. É importante prestar atenção em quem você se aproxima e se afastar de possíveis relações falsas.