Gatos sentem calor , e por isso uma preocupação frequente dos tutores é sobre como identificar os sinais de que o animal está sofrendo com as temperaturas. Esses animais são bons em disfarçar o que sentem, e mesmo quando estão desconfortáveis com alguma coisa - como o clima - é importante ter um olhar bem atento. O gato com calor tem mudanças no comportamento, mas que às vezes passam despercebidas pelos donos.
Pensando nisso, o Patas da Casa preparou um infográfico sobre os principais sintomas de um gato com calor e dicas do que fazer para amenizar o incômodo do seu felino na estação mais quente do ano.
Gato com calor: sintomas para ficar atento
O gato sente calor no verão e em qualquer dia mais abafado. Por isso, saber como cuidar da espécie inclui conseguir identificar os sinais de que seu amigo está incomodado com o clima (mesmo que ele tente esconder isso). Quando o gato sente calor, já é possível notar algumas mudanças comportamentais: o animal tende a ficar muito mais tempo com a língua para fora, e você pode flagrar o gato se lambendo com uma frequência muito maior do que antes. É uma tentativa de regular a temperatura corporal e amenizar a quentura.
Além disso, quando falamos de um gato com calor, é possível perceber que o pet fica com uma respiração acelerada e ofegante, como se estivesse hiperventilando. Normalmente, o pet também apresenta um comportamento mais apático e preguiçoso: os felinos passam boa parte do tempo deitados e perdem o interesse por brincadeiras e outras atividades.
A alimentação do animal também é impactada. É normal o gato com calor não querer comer e deixar de se alimentar adequadamente. Isso acontece porque a digestão faz parte de um processo biológico que consome muita energia do organismo. Nos dias quentes, isso exige ainda mais esforço dos bichanos, e por isso eles podem perder o interesse pela comida, principalmente se ela fica exposta o tempo todo.
Ainda em relação a isso, outra possibilidade é encontrar o gato vomitando logo após as refeições. O problema acontece justamente por causa da dificuldade de digerir os alimentos. Nesse sentido, é fundamental redobrar a atenção com os pets no verão, pois mesmo sem sentirem fome, os gatos precisam comer corretamente ou podem acabar ficando doentes.
O que fazer com gatos no calor?
Cuidar de um gato com calor não é tão difícil quanto se imagina. O principal cuidado, na verdade, é incentivar a hidratação dos pets. Ou seja, você deve aprender como fazer o gato beber mais água para que ele possa manter o organismo hidratado e menos indisposto. Uma ótima alternativa é apostar nas fontes de água para gatos, que mantêm a água fresca e limpa o tempo todo. Além disso, acrescentar cubos de gelo nos bebedouros é uma ótima estratégia para manter o líquido bem geladinho durante o consumo.
Falando em hidratação e alimentação, os sachês para gatos são ótimos aliados nos dois casos. Eles são nutritivos e, ao mesmo tempo, aumentam a ingestão de água do pet, sendo uma ótima alternativa para quando o gato sente calor. Outra opção é apostar em petiscos para gatos geladinhos, como picolés e frutas congeladas. Mas não esqueça de pesquisar muito bem quais são as frutas liberadas para a espécie, hein?!
Por fim, se você não sabe o que fazer com gatos no calor, mas tem um bichano muito peludo, talvez a tosa possa ajudar. Raças como Maine Coon e Angorá podem ter os pelos levemente aparados para amenizar o impacto das altas temperaturas. Além disso, para quem se pergunta se gato pode dormir no ar condicionado no verão, a resposta é sim: tanto o ar condicionado quanto o ventilador são aparelhos bem-vindos para cuidar de um gato com calor, desde que sejam usados com moderação.
Redação: Juliana Melo