O pelo de gato caindo e espalhado pela casa é uma realidade comum para os tutores de felinos. Mas o que significa quando o gato solta muito pelo? A queda de pelos é um processo natural entre os felinos e os doguinhos, e nem sempre indica um problema com a saúde animal. Inclusive, você sabia que o gato troca de pelo de acordo com cada estação do ano? A primavera e outono são duas estações em que o tutor se depara com um gato soltando muito pelo, bem mais do que o rotineiro, pois é durante esse período que a pelagem do felino se prepara para aguentar o frio do inverno e o calor do verão. Porém, não se preocupe, pois o Patas da Casa vai te mostrar um guia completo para lidar com o pelo de gato caindo, o que pode ser e muito mais. Confira!
Gato soltando muito pelo: o que pode ser?
O pelo do gato caindo não é nenhuma novidade para os tutores de felinos. Na maioria das vezes, a queda de pelos em gatos não indica um problema, pois a troca da pelagem é um processo natural que acontece com todo animal. Porém, quando essa queda é exagerada ou atinge um ponto específico do corpo do bichano, isso pode indicar um problema na saúde do gato.
Mas o gato soltando muito pelo, o que pode ser afinal? Às vezes a queda de pelos em gatos tem a ver com estresse e ansiedade. O animal nessa condição tende a desenvolver a alopecia psicogênica felina, um distúrbio compulsivo provocado pelas lambeduras excessivas caracterizado pela queda de pelos.
Outra condição que pode deixar o gato perdendo muito pelo são as alergias. A dermatite em gatos é bastante comum nos felinos e é provocada pelo contato do animal com substâncias alérgenas, como poeira, produtos químicos, pólen e mofo. A dermatite ainda pode provocar feridas em gatos que deixam falhas na pelagem do animal.
Por outro lado, o gato soltando muito pelo na primavera não é motivo nenhum de preocupação. Essa é uma estação de transição, em que os pelos grossos que protegiam o bichano no inverno, se tornam mais ralos para o verão.
Qual gato solta mais pelo?
Vale lembrar que algumas raças de gato soltam mais pelos do que o normal, enquanto outras soltam em menor quantidade, como é o caso do Sphynx, um gato sem pelo. Sobre felinos que perdem maior quantidade de fios, pode-se dizer que o gato Persa solta muito pelo, assim como o Maine Coon e Himalaia.
O que fazer quando o gato está soltando muito pelo?
“Meu gato solta muito pelo, o que fazer?”. Essa é uma das maiores dúvidas dos tutores de gatinhos: se livrar dos pelos de gato espalhados por toda a casa, roupas e móveis. Para te mostrar o que fazer quando o gato está soltando muito pelo, confira as dicas abaixo:
- Como lavar roupas com pelo de gato? Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, é preciso retirar o excesso de pelo de gato da peça para não piorar a situação. Mas como tirar pelo de gato da roupa? Um removedor de pelos é um ótimo aliado dos gateiros, mas se você não tiver um em casa, é possível usar um pano limpo e úmido para a mesma função. Certifique-se de colocar a peça em uma superfície firme e lisa para conseguir retirar os pelos com mais facilidade. Depois disso, é só lavar normalmente.
- Como limpar os pelos de gato espalhados pela casa? O aspirador de pó deve ser o melhor amigo dos tutores de gatinho no dia a dia. Além de retirar os pelos espalhados pela casa com mais facilidade, ele não espalha a poeira e a sujeira do ambiente, como a vassoura. O aspirador robô é um bom investimento para casa com pets porque realiza a limpeza dos pelos totalmente sozinho, e ainda diverte os animais de estimação que se entretêm com o aparelho.
- Como retirar pelos dos móveis? Antes de aspirar toda a casa, o tutor pode passar um pano úmido nos móveis para retirar os pelos expostos. Para o sofá, os rolinhos removedores de pelo ajudam a retirar os fios com mais facilidade. A fita adesiva é um ótimo truque que pode ajudar a quebrar o galho dos tutores e é uma opção mais econômica, mas é importante escolher uma fita que seja grossa para agilizar o processo. Basta enrolar a fita em volta dos quatro dedos, sem o dedão, e passar no sofá.
- Utilize capas de proteção! Para preservar e proteger sofás, poltronas e colchões, uma boa dica é investir nas capas protetoras. Elas evitam que os pelos entrem em contato direto com o móvel, e podem ser retiradas para a limpeza ocasionalmente.
Gato soltando muito pelo: como minimizar esse problema?
Se está passando pela sua cabeça “o pelo do meu gato está caindo muito” e você não sabe mais o que fazer, calma que vamos te ajudar. Antes de mais nada, aceite que o gato troca de pelo e que não existe a opção de parar completamente essa queda. O que pode ser feito é tomar algumas medidas que diminuam esse problema, como a escovação regular da pelagem do animal.
Além de evitar a formação de bola de pelo em gatos, escovar os pelos do bichano ajuda a retirar os pelos mortos que ficam espalhados pela casa, previne nós e estimula a produção de óleos naturais que mantém o aspecto brilhoso e saudável da pelagem do gato.
Você também pode levar o bichano até um veterinário para descobrir qual a melhor vitamina para queda de pelo de gato. De acordo com a médica veterinária Bruna Saponi dos Reis, o ômega 3 é um ótimo suplemento para ajudar nesse problema: “Além de características anti inflamatórias, essa gordura tem a capacidade de se ligar nos folículos pilosos, melhorando o crescimento e estrutura da pele e pelos do animal”.