O que gato pode comer é uma dúvida que sempre surge na vida de um gateiro. Afinal, todo mundo gosta de dar uma comidinha diferente para agradar o gatinho de vez em quando. A questão é que o paladar do gato não é tão fácil de agradar quanto o dos cães. Os felinos são donos de um paladar exigente, então não vá achando que eles aceitam qualquer coisa.
Além disso, é importante ter muito cuidado na hora de oferecer comidas para os gatos. Muitos alimentos podem ser perigosos para a saúde do animal, o que exige atenção dos tutores. A seguir, confira quais são os 7 alimentos que estão liberados na dieta felina e que agradam o paladar da grande maioria dos gatos.
1) Sachê para gatos
Você já se perguntou o que gatos podem comer além de ração? Se você quer um alimento balanceado, saboroso e seguro para o seu melhor amigo, os sachês são uma ótima opção. Não existe um gatinho que resista a um delicioso sachê para gatos. Diferente da ração seca, os sachês são úmidos e exalam um aroma que simula a carne fresca, o que é irresistível para os felinos. Além do cheirinho gostoso, os sachês também são apetitosos e cheios de benefícios para a saúde do felino.
Por ser rico em água, o sachê para gatos é um alimento que estimula a hidratação felina, evitando o desenvolvimento de doenças no trato urinário do animal. Além disso, ele é um alimento nutritivo e balanceado, então não contribui para a obesidade felina, como muita gente acredita. Por isso, se te perguntarem o que gato pode comer, saiba que os sachês estão mais do que liberados!
2) Carnes magras
As proteínas na alimentação dos gatos são o nutriente mais importante de todos. Afinal, os gatos são classificados como carnívoros estritos ou obrigatórios, ou seja, precisam de alimentos ricos em proteínas na dieta. Além disso, é importante lembrar que os felinos possuem um instinto de caça muito forte, então a carne é altamente atrativa para o paladar deles.
Mas o que gato pode comer de carne? As carnes magras, como o músculo bovino, frango e peixes, são excelentes opções para incluir na dieta do gatinho, mas é importante saber como oferecer esse alimento para o felino. Será que pode dar carne crua para gato, por exemplo?
A carne crua é altamente contraindicada, pois pode conter bactérias, vermes e parasitas perigosos para a saúde do felino. Por essa razão, veterinários recomendam oferecer a carne cozida ou grelhada, e sem adição de sal. Mas lembre-se: antes de sair oferecendo carne ao gato por conta própria, é fundamental levá-lo para uma consulta com um médico veterinário para que ele oriente a melhor maneira de incluir esse alimento na dieta do felino.
3) Ovos
Assim como as carnes magras, os ovos são uma excelente fonte de proteína para os gatos. Eles adoram o cheirinho de ovo, seja ele cozido ou mexido, e amam a textura macia desse alimento. Mas será que gato pode comer ovo? Os ovos estão liberados na dieta do felino, desde que os tutores sigam uma orientação veterinária e preparem o alimento adequadamente.
Especialistas recomendam que os ovos sejam oferecidos cozidos para evitar que os gatinhos sejam contaminados por bactérias como a salmonella. No entanto, também é importante dizer que os ovos não substituem a ração para gato em hipótese alguma. Por isso, é importante consultar um médico veterinário antes de oferecer ovo para o gato.
4) Petiscos para gatos
No mercado pet, existem várias opções de petiscos formulados especificamente para os gatinhos. Eles são atrativos para o paladar felino e podem ser encontrados em diversos formatos e sabores. Tem petiscos para gatos de salmão, atum, camarão, frango, fígado, peru, carne bovina e até suína. Eles devem ser oferecidos com moderação ao pet, e especialistas recomendam que eles sejam incluídos na dieta como forma de recompensa, pois essa prática estimula o bom comportamento do gato.
5) Batata doce
Apesar dos gatos serem carnívoros estritos, eles também podem comer legumes e vegetais. No entanto, eles devem ser oferecidos como um petisquinho e não como o principal alimento da dieta. Mas o que gato pode comer de legumes? Existe uma longa lista de legumes liberados para gatos, mas é claro que eles têm os seus preferidos.
A batata doce, por exemplo, é um legume que muitos gatinhos adoram. Ela é rica em vitaminas A, B e C, e minerais como o cálcio e potássio. Mas apesar do gato poder comer batata, é importante ficar ligado na quantidade oferecida para ele. Por ser um alimento calórico, a batata doce não pode ser oferecida em excesso. Além disso, elas devem ser oferecidas cozidas, sem casca e sem sal para o gatinho.
6) Melancia
As frutas para gatos são ótimas para complementar a dieta felina. Apesar de não oferecerem todos os nutrientes que os gatos precisam para se manterem saudáveis, não há nenhum problema em oferecer frutas como um petisco para agradar o animal. Mas o que gato pode comer de fruta?
Assim como os legumes, existem várias frutas liberadas para gatos: banana, melão, mamão, morango e várias outras. Porém, sempre tem uma frutinha que é eleita a preferida. No caso dos bichanos, a melancia é um sucesso, tanto para o paladar do felino, quanto para a sua saúde.
Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, essa frutinha melhora as funções musculares dos gatinhos, contribuem para a saúde da pele e auxiliam sistema imunológico do animal. Mas o maior benefício da melancia com certeza é o fato dela ser composta por mais de 90% de água. Ou seja, além de ser gostosa e nutritiva, ela é uma ótima forma de contribuir com a hidratação felina.
7) Iogurte natural desnatado
Você sabia que gato pode tomar iogurte? Muitos gatinhos ficam fascinados com a textura e o sabor do iogurte, porque lembra muito o leite materno - mas não é todo tipo de iogurte que é liberado. Então o que gato pode comer de iogurte?
É importante que o iogurte oferecido para os gatos seja natural e desnatado. Esse é o único tipo de iogurte liberado para os felinos, pois eles não possuem leite em sua composição, um ingrediente que pode deixar o gato com diarreia e enjoo. O iogurte natural desnatado, por outro lado, ainda traz benefícios para a saúde do felino por possuir bactérias que auxiliam no sistema digestivo dos gatos. Ainda assim, o alimento deve ser oferecido em pequenas quantidades e somente se um veterinário liberar.
O que gato não pode comer?
Agora que você já sabe o que gato pode comer, é hora de descobrir o que gato não pode comer. Apesar de vários alimentos humanos serem liberados para a espécie, existem também aqueles alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum. É o caso do kiwi, limão, abacate, cebola, alho, chocolate, salsicha e produtos enlatados. Eles podem afetar o sistema gastrointestinal do bichano e até deixar o gato intoxicado. Se você não sabe o que gato pode comer, marque uma consulta com um médico veterinário para que ele possa te ajudar.