Alimentação animal

Gatos amam! 7 alimentos liberados para os pets que agradam bastante o exigente paladar felino

Publicado - 08 Janeiro 2025 - 15h43

Atualizado - 08 Janeiro 2025 - 15h43

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O que gato pode comer é uma dúvida que sempre surge na vida de um gateiro. Afinal, todo mundo gosta de dar uma comidinha diferente para agradar o gatinho de vez em quando. A questão é que o paladar do gato não é tão fácil de agradar quanto o dos cães. Os felinos são donos de um paladar exigente, então não vá achando que eles aceitam qualquer coisa.

Além disso, é importante ter muito cuidado na hora de oferecer comidas para os gatos. Muitos alimentos podem ser perigosos para a saúde do animal, o que exige atenção dos tutores. A seguir, confira quais são os 7 alimentos que estão liberados na dieta felina e que agradam o paladar da grande maioria dos gatos.

1) Sachê para gatos

Você já se perguntou o que gatos podem comer além de ração? Se você quer um alimento balanceado, saboroso e seguro para o seu melhor amigo, os sachês são uma ótima opção. Não existe um gatinho que resista a um delicioso sachê para gatos. Diferente da ração seca, os sachês são úmidos e exalam um aroma que simula a carne fresca, o que é irresistível para os felinos. Além do cheirinho gostoso, os sachês também são apetitosos e cheios de benefícios para a saúde do felino.

Imagem Quiz:Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Por ser rico em água, o sachê para gatos é um alimento que estimula a hidratação felina, evitando o desenvolvimento de doenças no trato urinário do animal. Além disso, ele é um alimento nutritivo e balanceado, então não contribui para a obesidade felina, como muita gente acredita. Por isso, se te perguntarem o que gato pode comer, saiba que os sachês estão mais do que liberados!

2) Carnes magras

As proteínas na alimentação dos gatos são o nutriente mais importante de todos. Afinal, os gatos são classificados como carnívoros estritos ou obrigatórios, ou seja, precisam de alimentos ricos em proteínas na dieta.  Além disso, é importante lembrar que os felinos possuem um instinto de caça muito forte, então a carne é altamente atrativa para o paladar deles. 

Mas o que gato pode comer de carne? As carnes magras, como o músculo bovino, frango e peixes, são excelentes opções para incluir na dieta do gatinho, mas é importante saber como oferecer esse alimento para o felino. Será que pode dar carne crua para gato, por exemplo?

A carne crua é altamente contraindicada, pois pode conter bactérias, vermes e parasitas perigosos para a saúde do felino. Por essa razão, veterinários recomendam oferecer a carne cozida ou grelhada, e sem adição de sal. Mas lembre-se: antes de sair oferecendo carne ao gato por conta própria, é fundamental levá-lo para uma consulta com um médico veterinário para que ele oriente a melhor maneira de incluir esse alimento na dieta do felino.

gato comendo sachê
O que gato pode comer sem preocupação? Os sachês para gatos!

3) Ovos

Assim como as carnes magras, os ovos são uma excelente fonte de proteína para os gatos. Eles adoram o cheirinho de ovo, seja ele cozido ou mexido, e amam a textura macia desse alimento. Mas será que gato pode comer ovo? Os ovos estão liberados na dieta do felino, desde que os tutores sigam uma orientação veterinária e preparem o alimento adequadamente.

Especialistas recomendam que os ovos sejam oferecidos cozidos para evitar que os gatinhos sejam contaminados por bactérias como a salmonella. No entanto, também é importante dizer que os ovos não substituem a ração para gato em hipótese alguma. Por isso, é importante consultar um médico veterinário antes de oferecer ovo para o gato.

4) Petiscos para gatos

No mercado pet, existem várias opções de petiscos formulados especificamente para os gatinhos. Eles são atrativos para o paladar felino e podem ser encontrados em diversos formatos e sabores. Tem petiscos para gatos de salmão, atum, camarão, frango, fígado, peru, carne bovina e até suína. Eles devem ser oferecidos com moderação ao pet, e especialistas recomendam que eles sejam incluídos na dieta como forma de recompensa, pois essa prática estimula o bom comportamento do gato.

5) Batata doce

Apesar dos gatos serem carnívoros estritos, eles também podem comer legumes e vegetais. No entanto, eles devem ser oferecidos como um petisquinho e não como o principal alimento da dieta. Mas o que gato pode comer de legumes? Existe uma longa lista de legumes liberados para gatos, mas é claro que eles têm os seus preferidos.

A batata doce, por exemplo, é um legume que muitos gatinhos adoram. Ela é rica em vitaminas A, B e C, e minerais como o cálcio e potássio. Mas apesar do gato poder comer batata, é importante ficar ligado na quantidade oferecida para ele. Por ser um alimento calórico, a batata doce não pode ser oferecida em excesso. Além disso, elas devem ser oferecidas cozidas, sem casca e sem sal para o gatinho.

6) Melancia

As frutas para gatos são ótimas para complementar a dieta felina. Apesar de não oferecerem todos os nutrientes que os gatos precisam para se manterem saudáveis, não há nenhum problema em oferecer frutas como um petisco para agradar o animal. Mas o que gato pode comer de fruta?

Assim como os legumes, existem várias frutas liberadas para gatos: banana, melão, mamão, morango e várias outras. Porém, sempre tem uma frutinha que é eleita a preferida. No caso dos bichanos, a melancia é um sucesso, tanto para o paladar do felino, quanto para a sua saúde.

Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, essa frutinha melhora as funções musculares dos gatinhos, contribuem para a saúde da pele e auxiliam sistema imunológico do animal. Mas o maior benefício da melancia com certeza é o fato dela ser composta por mais de 90% de água. Ou seja, além de ser gostosa e nutritiva, ela é uma ótima forma de contribuir com a hidratação felina.

7) Iogurte natural desnatado

Você sabia que gato pode tomar iogurte? Muitos gatinhos ficam fascinados com a textura e o sabor do iogurte, porque lembra muito o leite materno - mas não é todo tipo de iogurte que é liberado. Então o que gato pode comer de iogurte?  

É importante que o iogurte oferecido para os gatos seja natural e desnatado. Esse é o único tipo de iogurte liberado para os felinos, pois eles não possuem leite em sua composição, um ingrediente que pode deixar o gato com diarreia e enjoo. O iogurte natural desnatado, por outro lado, ainda traz benefícios para a saúde do felino por possuir bactérias que auxiliam no sistema digestivo dos gatos. Ainda assim, o alimento deve ser oferecido em pequenas quantidades e somente se um veterinário liberar.

O que gato não pode comer?

Agora que você já sabe o que gato pode comer, é hora de descobrir o que gato não pode comer. Apesar de vários alimentos humanos serem liberados para a espécie, existem também aqueles alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum. É o caso do kiwi, limão, abacate, cebola, alho, chocolate, salsicha e produtos enlatados. Eles podem afetar o sistema gastrointestinal do bichano e até deixar o gato intoxicado. Se você não sabe o que gato pode comer, marque uma consulta com um médico veterinário para que ele possa te ajudar. 
 

Gato

Insuficiência renal em gatos: veterinária lista 8 coisas que tutores precisam entender sobre a doença renal crônica (DRC)

A doença renal crônica (DRC) é uma condição que afeta vários felinos, independentemente de sexo ou faixa etária. Ela costuma evoluir...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Cachorro

Ovo de páscoa para cachorro: receita com alfarroba é liberada na dieta canina. Aprenda como fazer!

A vontade de oferecer um pedaço do ovo de páscoa para cachorro durante as celebrações do feriado pode ser grande, mas saiba que isso...

Cachorro

Agora é oficial: cães e gatos terão RG no Brasil! Entenda como vai funcionar o novo sistema

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (17) o SinPatinhas, também conhecido como Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domést...

Adote um animal

Pastor Belga: características, personalidade, tipos e cuidados com a raça

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão ...

Cachorro

Veterinária alerta para os riscos de cães beberem água em fontes públicas

Ninguém gosta de ver um cachorro com calor na hora dos passeios. As altas temperaturas podem deixar o animal com sede e ofegante. Pa...

Gato

Insuficiência renal em gatos: veterinária lista 8 coisas que tutores precisam entender sobre a doença renal crônica (DRC)

A doença renal crônica (DRC) é uma condição que afeta vários felinos, independentemente de sexo ou faixa etária. Ela costuma evoluir...

Adote um animal

Cairn Terrier: conheça a raça de cachorro considerada a mais bonita do mundo pela Ciência

Uma raça pouco conhecida no Brasil, mas que vem ganhando holofotes ao redor do mundo, é o Cairn Terrier. Isso não tem acontecido à t...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?