A personalidade do gato laranja pode surpreender muitas pessoas, principalmente aquelas que não sabem que a cor da pelagem do gato pode impactar no comportamento dele. Mas acredite: existem estudos científicos que apontam que realmente há uma relação entre as cores de um bichano e o seu temperamento. No caso do gato laranja, você pode esperar um parceiro amigável, brincalhão e bastante dengoso.
Para conhecer mais a fundo animais com essa cor de pelo, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o gato laranja: raça de pets com essa cor, comportamento e várias outras curiosidades. Confira!
O gato laranja ou amarelo é carinhoso, extrovertido e sociável
Simpatia é uma das melhores palavras para definir os gatos laranjas. Eles fazem jus ao personagem Garfield, que conquista a todos com seu carisma e personalidade festeira. O gato amarelo - ou laranja - é sempre muito bem-humorado, brincalhão e amigável. É o tipo de gato que não perde a oportunidade de fazer novas amizades e se dá bem com absolutamente todo mundo (desde que a pessoa lhe dê em troca um pouco de atenção e carinho).
Os gatos laranjas são bastante dengosos e amam receber carinho sempre que podem - seja do próprio tutor, ou de alguém que ele acabou de conhecer. No entanto, não dá para negar que, com a família, o gato laranja sempre se sente mais confortável. Ele se enrosca na perna dos donos, segue pela casa e ronrona sempre que recebe uma boa sessão de carícias. Os gatos amarelos também são apegados e têm um ar mais “caseiro” e pouco aventureiro, por isso não espere que o seu amigo fuja de casa ou tente se aventurar por aí: o que ele mais gosta na rotina dele é passar um bom tempo jogado na sala ou no quarto sem fazer nada.
Gatos laranjas sempre gostam de ser o centro das atenções e são preguiçosos
Se por um lado o gato amarelo é uma companhia bem divertida e afetuosa, por outro, ele demanda uma atenção maior do que outros pets. Não porque ele dá trabalho, mas porque ele realmente gosta de ser o centro das atenções e não é o tipo de gato que gosta de passar tanto tempo sozinho. Pelo contrário, ele gosta mesmo é de dividir a maior parte da sua rotina com os humanos do lado - e, de preferência, sendo paparicado por toda a família.
Outra característica destes animais que lembra bastante a personalidade do Garfield é que eles são bastante preguiçosos. Mesmo tendo um lado bem extrovertido, o gato laranja adora passar boa parte do tempo deitado aproveitando a própria preguiça. Por isso, devem ser estimulados fisicamente e mentalmente com frequência para fugir do sedentarismo.
Raça de gato laranja: veja quais felinos domésticos podem ter os pelos dessa cor
Para quem pensa que existe uma única raça, gato laranja é uma caixinha de surpresas! Existem vários bichanos de diferentes raças que podem ter essa belíssima cor de pelos, como o Maine Coon, gato Persa e o Bobtail Americano. Além deles, também há outros pets que também podem vir com tons alaranjados, como o Munchkin e o Persa Exótico. Para quem não se importa com pedigree, outra possibilidade são os famosos gatos vira-latas - o seja, aqueles gatinhos que não têm uma raça definida e são derivados da mistura de várias raças diferentes.
Dicas de cuidados com o gato amarelo ou laranja
Uma das maiores curiosidades é sobre as sardas dos gatos laranjas, também chamadas de lentigos. Elas são caracterizadas por pintinhas pretas perto do nariz e boca que lembram as sardas humanas e normalmente são uma alteração benigna do corpo. No entanto, é importante que os tutores fiquem atentos com o aspecto das manchas. Caso note o crescimento acelerado das sardas, relevo, sangramento ou qualquer incômodo, não deixe de procurar um médico veterinário especializado em dermatologia.
No geral, o gato amarelo requer cuidados básicos como qualquer outro pet. Ou seja, deve ter uma alimentação apropriada, ser incentivado a beber água e morar em um ambiente enriquecido com nichos, prateleiras e arranhadores. Os check-ups - assim como as vacinas - devem estar sempre em dia, e ele precisa de outros cuidados com a sua higiene como: manter a caixa de areia limpa, aparar as unhas, limpar os ouvidos e escovar os dentes regularmente.
Ah, e aqui vai uma outra dica: ao adotar um gatinho, se você estiver na dúvida de como chamá-lo, vale a pena se inspirar na cor dos pelos do animal. Os nomes para gatos laranjas que mais fazem sucesso são: Ariel, Aslan, Coral, Felícia, Garfield, Gina, Ginger, Nemo, Peach, Pumpkin, Ronny, Simba, Tangerina e Wanda.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes