Muitas vezes é inevitável falar com um bichinho de estimação com a famosa ‘voz de bebê’. Os pets hoje são considerados por muitos humanos como pequenos ‘filhos de quatro patas’, então é comum que vários comportamentos típicos de pais sejam reproduzidos com cães e gatos — inclusive a maneira de falar com eles.
Mas você sabia que falar com ‘voz de bebê’ é uma ótima estratégia para se comunicar com os felinos? Os gatos, embora pareçam mais frios e distantes, costumam responder muito bem a esse tipo de vocalização. Pelo menos foi isso que especialistas descobriram. Saiba mais a seguir!
A ‘voz de bebê’ tem uma sonoridade que chama a atenção dos gatos
Quase todo pai de pet fala com seu animal de estimação com um tom de voz diferente. Do ponto de vista acústico, esse tom normalmente é mais elevado e tem maior modulação. Ele é chamado de fala direcionada a animais de estimação (PDS), e compartilha certas características com a fala direcionada a bebês.
Segundo pesquisadores da Université Paris Nanterre, na França, a fala direcionada a gatos (CDS) tem uma frequência sonora bastante distinta da fala direcionada a humanos adultos (ADS). Foram comparadas falas do tipo ADS e CDS de participantes do sexo masculino e feminino, abordando gatos por meio de gravações de vídeo em um laboratório. Tanto os homens quanto as mulheres utilizaram um tom mais alto (frequência fundamental média ou F0 médio) na CDS.
Como a audição felina é bastante sensível, essa sonoridade acaba despertando a atenção do animal. Para se ter uma ideia, enquanto os humanos alcançam em torno de 20.000Hz, os gatos podem captar frequências sonoras de até 65.000Hz. Sendo assim, como a frequência da ‘voz de bebê’ tem uma acústica naturalmente mais alta, os gatinhos prestam mais atenção nos humanos.
Os gatos respondem melhor a esse tipo de voz quando são os donos falando
Um outro estudo, também conduzido pela Université Paris Nanterre e publicado na revista científica Animal Cognition, descobriu que não basta apenas falar com ‘voz de bebê’. Na verdade, a pessoa que fala também deve ter uma relação próxima ao bichano para que ele esboce alguma reação e, de fato, preste atenção.
O principal objetivo da pesquisa foi entender se os gatos são mais responsivos à CDS do que à ADS. Em seguida, foi avaliado se as respostas dos bichanos seriam diferentes quando a vocalização é emitida pelo dono ou por um estranho. Foi descoberto que os gatos, além de discriminarem a fala especificamente dirigida a eles (CDS) da fala dirigida a humanos adultos (ADS), também podem ter uma reação diferente quando as frases são proferidas por seus donos.
De uma maneira geral, isso acaba comprovando que o vínculo formado entre gatos e humanos é mais forte do que a gente imagina. Então, além de ser um dos sinais de que um gato te escolheu como dono, também é uma forma como os gatos dizem eu te amo para os tutores.
Como os gatos se comunicam?
Mesmo que os bichanos não consigam se expressar com palavras, a linguagem felina é muito rica e pode dizer muito sobre como o seu pet se sente. O movimento das orelhas, do rabo de gato, o tamanho das pupilas e a postura corporal do bichano são alguns detalhes que devem ser observados se você tem vontade de compreender melhor os bichanos.
Além disso, o miado de gato também é uma forma que o felino tem de se comunicar. Se ele estiver feliz, por exemplo, pode soltar um miado mais curtinho e animado. Já se ele estiver bravo, pode emitir um grunhido e ficar com a postura arqueada, com dentes à mostra.