Pequeno e brincalhão, o Maltês é um dos cachorros que faz mais sucesso entre os brasileiros, principalmente por conta do porte reduzido. Facilmente reconhecido por ter um pelo longo e branquinho, a raça de cachorro Maltês é muito popular não apenas por conta da aparência, mas também por causa do temperamento dócil e afetuoso. Além disso, esse é um cãozinho com vários outros atributos: quando se trata do Maltês, personalidade inteligente é outro aspecto que se sobressai.
Como são cheios de energia, os cachorros pequenos peludos dessa raça podem demandar passeios regulares e mais atenção. Que tal conhecer um pouco mais o Maltês? Características, origem, personalidade, cuidados, saúde, curiosidades… reunimos uma matéria com tudo sobre Maltês que você precisa saber.
Raio-X do cachorro Maltês
- Origem: Ilha de Malta
- Grupo: Cães de companhia
- Pelagem: lisa, longa e macia, sem cachos
- Cores: branco (ou no máximo marfim)
- Personalidade: dócil, sociável, divertido, carinhoso e um pouco genioso
- Altura: 25 a 30 cm
- Peso: 4,5 a 8 kg
- Expectativa de vida: 12 a 15 anos
A origem do Maltês vem da Ilha de Malta
Existe muita especulação sobre a origem de certas raças de cachorro. No caso do Maltês, há teorias que acreditam que o cãozinho tenha surgido no Antigo Egito, mas a verdade é que a raça do jeito como é conhecida hoje é originária da Ilha de Malta, localizada no mar do Mediterrâneo.
Seus ancestrais viviam nos portos e cidades marítimas caçando pequenos roedores, como ratos e camundongos, que se escondiam em depósitos de armazéns e navios (o que pode-se perceber pelo excelente faro do cachorro). Também conhecido como Bichon Maltês, acredita-se que a raça começou a ser usada como moeda de troca pelos marinheiros, o que explicaria como o pet chegou na América e Europa.
Vale destacar que o cão não era tão pequeno logo no início: o Maltese “gigante” era uma possibilidade, mas depois do cruzamento com outras raças, o porte foi diminuindo até chegar na estatura atual. O American Kennel Club reconheceu oficialmente o Maltês em 1888, quando a raça passou a integrar exposições e competições caninas. No entanto, a popularização mundial do Maltês mini só aconteceu após a década de 1950.
Maltês: cores e características físicas da raça
Uma das características de Maltês mais marcantes é a pelagem, mas também existem outros aspectos desse cãozinho que não passam despercebidos. O formato da cabeça da raça, por exemplo, é algo que chama a atenção: o cachorro Maltês possui o rosto ligeiramente mais longo que o focinho, e todo o corpo acompanha o formato mais alongado. Com olhos escuros que se sobressaem, é um cão que sempre está atento a tudo e também se destaca pelas orelhas compridas, a cauda grossa e patas curtas.
Quando falamos do Maltês, cores do cachorro não são variadas. O único padrão aceito é a pelagem branca pura, mas tons levemente puxados para o marfim são permitidos. Não confunda com um Maltês marrom ou com qualquer outra cor escura, pois isso não atende aos padrões da raça. Cachorro Maltês deve ser branco, com pelos lisos, longos, macios e brilhantes, sem a presença de ondulações. No Maltês, pelo curto não costuma ser comum - a não ser que seja um tipo de tosa. A pelagem também costuma ser mais longa na região da cabeça.
E qual é o tamanho de um Maltês adulto? A altura do cachorro varia entre 20 e 25 cm; e o peso varia de 3 a 4 kg. Para aqueles que se perguntam sobre os tipos de Maltês, cachorro da raça não possui variações de porte, então não existe um Maltês grande. No que se refere ao “Maltês miniatura”, “Maltês mini”, “Maltês toy”, “Maltês anão” ou “Maltês micro”, tamanho é o mesmo, e essas nomenclaturas, ainda que sejam muito populares, não são reconhecidas oficialmente.
Maltês x Shih Tzu e outras raças: saiba as diferenças
Para quem procura uma raça de cachorro pequeno, Maltês é sempre uma das opções a serem pensadas. No entanto, ele também é muito confundido com outras raças como o Shih Tzu, Poodle, Lhasa Apso ou Bichon Frisé. As diferenças, porém, são bastante evidentes para quem tem um olhar mais atento ou convive com os cães da raça Maltês mini.
Em comparação ao Shih Tzu e Lhasa Apso, o mini Maltês é considerado o menor dos cães e sempre possui uma pelagem branca e lisa com um contorno mais escuro ao redor dos olhos. Já o Shih Tzu e Lhasa têm colorações variadas.
Já em relação ao Bichon Frisé, Poodle e Maltês miniatura, características da pelagem são a diferença principal. Enquanto o Bichon Frisé e o Poodle têm pelos mais densos e de aspecto encaracolado, o cachorro mini Maltês tem pelos mais finos, lisos e retos, sem ser cacheado.
Um cruzamento que vem conquistando o coração dos tutores, inclusive, é o de um Maltês com Poodle. Nesse caso, o Poodle misturado com Maltês dá origem ao que chamamos de Maltipoo, uma das misturas de raças de cães mais inusitadas. Outras possibilidades são do Maltês com Pinscher e Maltês com vira-lata.
Fotos de cachorro Maltês, Shih Tzu, Lhasa Apso, Bichon Frisé e Poodle para diferenciar
Maltês: personalidade da raça é marcada por diplomacia, gentileza e inteligência
- Convivência:
Das raças de cachorro pequeno, Maltês é uma das mais populares e não faltam motivos para isso. Pense em um cãozinho divertido e que não dispensa o carinho do tutor: é o cachorro Maltês! Não existem dúvidas de que esse cão ama ser o centro das atenções, e é por isso que ele não mede esforços na hora de expressar todo o seu carisma. Com seu jeito brincalhão, alegre e desinibido, a personalidade do Maltês agrada qualquer pessoa que ama um bichinho mais “dado”.
A única atenção é que, por conta da necessidade de interagir com os humanos, o ideal é evitar deixar o cachorro sozinho durante longos períodos. Para o Maltês, família é muito importante e, por causa de todo esse apego, ele pode sofrer de “ansiedade da separação”, que é quando o pet sente muita saudades do tutor ao ficar sozinho. Nesse caso, o ideal é acostumar o cãozinho desde cedo com esses momentos ausentes - mas nada de deixar de lado os cuidados com ele, ok? Para o Maltês, família é algo super importante, então é bom retribuir todo esse carinho em troca!
- Socialização:
Sociável e gentil, o cão da raça se adapta facilmente ao convívio com crianças e outros pets, fazendo dele um bom aprendiz. Por isso, a socialização do doguinho não requer grandes preocupações se ele for um Maltês - raças semelhantes, como Poodle e Bichon Frisé, também são assim. Isso porque uma das características de Maltês que se destaca é a diplomacia, bem como a fácil adaptação a diferentes ambientes e convívios. No entanto, uma dica é não deixar de investir na socialização dos filhotes de Maltês, só por precaução.
- Adestramento:
Como nem tudo são flores, o cachorro Maltês às vezes pode ser bastante teimoso e determinado. Por isso, é fundamental investir num bom adestramento desde filhote para manter uma boa relação entre o pet e a família. Os treinamentos não vão demandar muito esforço, já que o mini Maltês é super inteligente e não tem muita dificuldade para aprender comandos de obediência. Isso, inclusive, é bem importante para conter os latidos de cachorro: raça Maltês pode latir frequentemente e acabar incomodando os vizinhos. Para facilitar o processo de adestramento, aposte no reforço positivo e recompensas!
5 curiosidades sobre a raça Maltês mini
- O Maltês, pequeno e adorável, era um dos grandes queridinhos da realeza! A rainha Elizabeth I, rainha Vitória e rainha Maria, da Escócia, eram fãs da raça.
- O mundo das celebridades também não resistiu aos encantos do Maltês: raça de cachorro faz sucesso entre vários famosos que possuem um exemplar, como Bruna Marquezine, Claudia Leitte, Halle Berry e Miley Cyrus.
- Um cachorro Maltês já entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes. Seu nome era Lucky e ele ganhou o título de “Animal Mais Fotografado com Celebridades”. Ele foi reconhecido após ser fotografado com 363 figuras públicas, incluindo Bill Clinton, Kanye West e Kim Kardashian.
- Vários pintores já retrataram os cachorros Maltês mini em suas pinturas, como Joshua Reynolds e Francisco Goya.
- O Maltês toy era incrivelmente adorado pelos egípcios! Há, inclusive, uma estatueta representando a raça na cidade de Fayum, no Egito. Acredita-se que esses cãezinhos eram vistos como divindades, iguais os gatos.
Filhote de Maltês: como cuidar e o que esperar do cãozinho?
Se esse já é um cachorro pequeno, Maltês filhote é menor ainda! Por isso, é necessário ter cuidado com o cãozinho nos primeiros meses de vida. O ambiente deve ser o mais confortável possível para receber o pet, com caminha, brinquedos, bebedouro, comedouro e tudo mais que ele precisa. O mini Maltês filhote é muito fofo e tranquilo, mas lembre-se que não basta apenas pensar no preço de um filhote, outros gastos também fazem parte dessa adaptação e devem ser levados em consideração.
Um dos cuidados com Maltês mais importantes nessa fase inicial é com a sua saúde. As vacinas para cachorro são indicadas após 45 dias de vida, bem como o vermífugo. É importante completar o esquema vacinal sem atrasos e atento aos intervalos das doses para afastar doenças perigosas e manter o cãozinho saudável. Após isso, já é possível dar os primeiros passeios com o seu filhote de Maltês e dar início a socialização (que ele adora) e outros tipos de treinamento.
@kimchiandmochiii Can anyone explain this???? #maltese #pup #puppy #dog #dogs #doglover #foryou #foryoupage ♬ original sound - ᴋ ɪ ᴍ ᴄ ʜ ɪ & ᴍ ᴏ ᴄ ʜ ɪ
Como cuidar de um cachorro Maltês? Veja os principais cuidados com a raça!
Banho: esse é um dos cuidados mais importantes, e deve acontecer pelo menos uma ou duas vezes por mês. Não esqueça de usar produtos específicos para pets!
Tosa: seja Poodle ou Maltês, cuidados são necessários para manter uma aparência impecável. Por isso, tosas higiênicas regulares com intervalos de um mês são uma boa maneira de deixá-lo sempre limpo e arrumado.
Escovação: é preciso manter uma frequência diária de escovação com o cachorro Maltês mini. A escova de pinos ou o pente de aço inoxidável são os melhores aliados para evitar que os pelinhos fiquem enrolados.
Unhas: as garras muito compridas podem incomodar, então é bom cortar as unhas do cachorro Maltês regularmente, se elas não se desgastam naturalmente com passeios e atividades.
Dentes: é bom escovar os dentes do cachorro pelo menos duas ou três vezes por semana. Isso ajuda a afastar problemas indesejados, como o tártaro.
Orelhas: na hora de cuidar da higiene do cão Maltês mini, vale verificar os ouvidos do pet para ver se está tudo certinho e limpar pelo menos uma ou duas vezes por mês.
Mais fotos de Maltês para se apaixonar
Raças de cachorro pequeno: Maltês tem predisposição para alguns problemas de saúde
Mesmo que pareça um cachorro pequeno e frágil, o Maltês costuma ser bastante saudável se receber todos os cuidados. No entanto, como acontece com a maioria dos cachorros, algumas condições - como complicações cardíacas, luxação de patela e obesidade canina - são típicas da raça. Por isso, o ideal é fazer avaliações periódicas da saúde do cachorro com um veterinário de confiança. O reforço das vacinas também é importante e deve acontecer anualmente.
Outro ponto importante é que, para prevenir a obesidade no Maltês, cachorro deve manter bons hábitos alimentares, com refeições balanceadas aliadas à atividades físicas e brincadeiras diárias. A quantidade diária recomendada de ração para cachorro Maltês é de 1/4 a 1/2 xícara de alimento seco, dividido em duas refeições. Com os cuidados certos, a expectativa de vida da raça Maltês é de 12 a 15 anos.
Afinal, existe Maltês mini? Veja qual é a verdadeira história por trás do nome
Ainda que seja conhecido como um cachorro de pequeno porte, o Maltês também é classificado como uma raça toy. Mas será que o Maltês micro existe? Uma rápida busca na internet é capaz de mostrar que muitas pessoas às vezes se referem à raça como Maltês “micro toy” ou então Maltês “miniatura”. Características da raça, porém, não são diferentes por conta do nome em nenhum aspecto.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o termo não é sinônimo de estatura menor do que a raça padrão. Na verdade, a classificação remete à um grupo de cães pequenos do qual a raça Maltês faz parte. Por isso, é um erro afirmar que existe Maltês mini ou Maltês micro. Preço é sempre o mesmo, já que são cães com um tamanho único e que fazem parte das raças de cachorro que não crescem muito.
Quanto custa um Maltês? Preço pode chegar a R$ 5 mil
E quanto custa exatamente um filhote de Maltês? A verdade é que, assim como outras raças de cachorro, Maltês pode ter certa variação no seu preço. No geral, o macho custa entre R$ 1.500 e R$ 2.500; e o Maltês fêmea entre R$ 2 mil e R$ 3.500 - mas são cães que podem custar até R$ 5.000, dependendo do canil. Além do sexo, a linhagem do pet é outro fator que pode influenciar no preço, de forma que os cães descendentes de campeões são mais caros.
Vale destacar que, se você tem preferência por um Maltês puro, é fundamental procurar por um canil de cachorro confiável e que tenha boas referências. Caso seja possível, faça algumas visitas ao local para se certificar de que eles prezam pelos cuidados com os pais e filhotes que criam.
Perguntas e respostas sobre o Maltês
Qual o preço de um Maltês?
Para ter um Maltês, cachorros filhotes podem custar entre R$ 1.500 e R$ 5.000, de acordo com a faixa de preço dos principais canis brasileiros. Os valores podem variar conforme algumas características do pet, como sexo e linhagem genética.
Como saber se o Maltês é puro?
A cor é um dos principais aspectos para definir isso. O Maltês branco é o único possível, embora o Maltês marfim também seja aceito. Ele também tem um rosto e corpo alongado, além de olhos escuros e orelhas caídas. Para ter certeza de que a raça é pura, o ideal é solicitar o pedigree de cachorro no momento da compra.
Qual é melhor: Shih Tzu ou Maltês?
Tanto o cachorro da raça Maltês quanto o Shih Tzu são cães amigáveis e leais. No entanto, o primeiro é mais energético e ativo, enquanto o segundo é mais calmo e tranquilo. Para saber qual é a melhor raça, é importante avaliar quais características você procura em um animal de estimação.
Como criar um Maltês?
O cachorro Maltês filhote precisa ser adestrado e socializado logo nos primeiros meses de vida. Associações positivas funcionam bem para incentivar o cãozinho durante os treinamentos. Para isso, use petiscos, carinho e elogios a seu favor. Para completar, não esqueça de fornecer um ambiente com tudo que o animal precisa para ter uma boa qualidade de vida.
Publicado originalmente em: 10/01/2020
Atualizado em: 12/03/2024