O matatabi e a erva do gato (catnip) são plantas capazes de causar alguns eveitos no comportamento dos bichanos. Ao usar o catnip ou o matatabi, o gato costuma ficar mais relaxado, o que impacta muito na sua saúde ao deixá-lo menos estressado. Apesar de serem produtos naturais e provocarem efeitos parecidos, não são a mesma coisa. O matatabi e a erva para gato possuem origens em plantas distintas e têm intensidades diferentes. Além disso, um mesmo gato pode não gostar ou não sentir os efeitos de uma, mas se apaixonar pela outra. O Patas da Casa te explica as diferenças entre matatabi e erva do gato, para que serve cada uma, se o matatabi ou erva do gato faz mal e qual é a melhor para o seu bichano. Confira!
A erva de gato é uma planta medicinal relaxa e estimula os comportamentos naturais do pet
A erva para gato ou catnip é uma planta bastante conhecida pelos gateiros. É uma planta medicinal que possui suas origens na Europa e Ásia Central. A erva do gato, planta que vem da mesma família da hortelã, possui uma substância chamada nepetalactone, que age no cérebro do gato alterando o comportamento ao estimular seus instintos naturais. Mas afinal, erva do gato faz mal? Não mesmo! A erva do gato não vicia, então não tem problema oferecer ao seu pet, além de não ter restrição a nenhum bichano - apesar de alguns veterinários não recomendarem para gatos não castrados, já que a erva do gato é um estimulante que pode deixá-lo mais eufórico. Existem várias maneiras de oferecer a erva do gato. Comprar a erva em si e colocar um pouquinho no chão é uma delas. Basta esperar que logo mais o bichano vai se interessar pelo cheiro. Além disso, brinquedos para gatos com catnip fazem muito sucesso e aguçam ainda mais os instintos do pet.
O matatabi para gatos vem de uma flor branca e aguça o instinto caçador do animal
O matatabi é outra planta medicinal e tem suas origens no Japão e na China. É um graveto que vem de uma flor branca de uma espécie de kiwi. Também conhecida como videira prateada, o matatabi é usado até mesmo no tratamento de doenças humanas. As reações do matatabi para gatos são bem parecidas com as do catnip, pois também aguçam seu instinto caçador. Além disso, o matatabi também não vicia - na verdade, o matatabi para gatos em excesso (assim como a erva para gatos) pode causar desinteresse, então é preciso ter um espaço de tempo entre os usos. Na hora do uso, basta oferecer o matatabi para o gato que ele vai se sentir atraído pelo cheiro e logo começará a lamber e morder o graveto
Erva para gato e matatabi ajudam a afastar o estresse e sedentarismo
Agora que você sabe mais sobre o matatabi e a erva do gato, para que serve cada uma? A verdade é que seus efeitos são bem parecidos. Tanto o matabi quanto a erva para gato estimulam os sentidos do animal, deixando-o mais explorador e entusiasmado. Seus instintos selvagens e naturais vêm à tona com bastante euforia, o que os deixam mais animados durante as brincadeiras. Por isso, colocar o catnip no arranhador ou dentro de brinquedos é uma ótima dica. O matatabi para gatos, assim como o catnip, estimulam o pet a correr, rolar e desbravar tudo pela frente. Assim que os efeitos da erva do gato do começarem, não estranhe se o bichano começar a correr pela casa, pular e subir nos locais mais altos da casa.
A erva do gato e o matatabi são indicados para gatos sedentários (evitando assim a obesidade felina) e para aqueles que apresentam um quadro depressão (pois trazem uma dose de alegria). Porém, os gatos mais agitados, estressados e ansiosos também se beneficiam. No caso deles, o matatabi e a erva do gato ajudam a desestressar, acalmando-os. Ou seja, tanto o catnip quanto o matatabi para gatos trazem benefícios ao corpo e bem-estar do animal.
A principal diferença entre matatabi e erva do gato é a potência de reação dos efeitos
Como explicamos, o matatabi e a erva do gato possuem efeitos bastante parecidos no corpo do animal, trazendo reações bem similares. A principal diferença entre os dois, porém, está na intensidade. O matatabi é bem mais potente do que a erva do gato. Isso acontece porque o matatabi tem uma substância chamada actinidina que é 10 vezes mais potente que a concentração de nepetalactone presente na erva para gato. Assim, é mais comum que os gatos se interessem mais pelo matatabi do que pelo catnip, já que seus efeitos são sentidos com intensidade. Por isso, caso a erva para gatos não provoque muitas reações no seu pet, pode ser que o matatabi consiga esse feito.
Qual é melhor: matatabi ou erva para gato?
O matatabi para gatos e a erva do gato são igualmente indicados e trazem diversos benefícios. Por isso, é difícil escolher qual é a melhor. O ideal é testar tanto o matatabi quanto a erva do gato. Comprar as duas e ver qual seu pet mais aproveita é a melhor forma de descobrir qual vale mais a pena no seu caso. Mesmo que o matatabi seja mais potente, não quer dizer que o bichano sempre vai preferir essa opção. Seja qual for a planta que trouxer melhores resultados, aproveite o momento para se divertir e brincar bastante com seu pet!
Redação: Maria Luísa Pimenta