Se adotar cachorro é um sonho seu, já pensou em optar por um vira lata? Os cachorros sem raça definida (SRD), como também são chamados, muitas vezes são abandonados na rua ou ignorados em feiras de adoção, mas são muito amorosos, brincalhões e companheiros. Pensando em estimular a conscientização sobre essa causa, Liz Machado decidiu organizar Encãotrão SRD, um evento que reúne tutores de cachorro vira-lata e seus pets. A ideia se transformou em um grande movimento que está ajudando a transformar a vida dos doguinhos do Rio de Janeiro e arredores. Saiba mais sobre essa iniciativa!
Encontro de vira-lata: adotar a cadela Pretinha inspirou Liz a criar o evento
A ideia de organizar o encontro partiu da experiência de Liz ao procurar uma vira-lata para adoção em 2020, durante a pandemia. "Sarninha foi encontrada com o fêmur fraturado, abaixo do peso e, como o nome já dizia, coberta de sarna. Uma auxiliar de uma clínica veterinária a resgatou e pediu ajuda. Quando eu a vi, foi amor à primeira vista", conta. Com muito afeto, cuidado e paciência, a cachorrinha foi se recuperando e acabou sendo batizada de Pretinha, em referência a seu pelo brilhoso.
"Sempre me dediquei a cuidar dos animais por saber que principalmente os de rua costumam passar por maus bocados. Depois da Pretinha, o meu foco para essa causa se tornou mais forte, pois vi nela como o amor e o cuidado podiam transformar", afirma Liz. Seja um idoso, um adulto ou um vira-lata filhote, adoção é um ato que salva vidas!
Adote um vira-lata: Encãotrão promove visibilidade para animais de rua
Assim nasceu o Encãotrão SRD, que teve sua primeira edição em março de 2023 e a segunda em maio, com mais de 300 cachorros vira-lata reunidos em um shopping do Rio de Janeiro. "Uma das minhas exigências era que, durante o encontro, houvesse uma feira de adoção, pois o projeto visa aumentar a visibilidade dos animais de rua. Acredito que, mostrando às pessoas que os animais sem raça também são interativos e comportados, facilita a decisão de não comprar, e sim adotar", conta Liz.
Além de ter ajudado 5 doguinhos a encontrarem novas famílias, o evento também apoia projetos voltados para a causa animal. Na última edição, foram arrecadados 260 kg de ração para doação a abrigos e 130 kg de tampinhas plásticas para projetos que revertem as coletas em ração e castração de cachorro. Empreendedores do ramo pet também têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos e comercializar seus produtos, com descontos e vantagens especiais para os participantes do encontro mais fofo do mundo.
Adotar cachorro vira-lata é um ato de amor
Não é à toa que o vira-lata caramelo é um mascote querido em todo o Brasil, ou que os posts com filhotes de vira-lata para adoção colecionam milhares de curtidas nas redes sociais. Os doguinhos sem raça são ótimos companheiros, tornam qualquer casa mais feliz e são excelentes escolhas para aumentar a família. Com o Encãotrão SRD, que terá sua terceira edição em julho com tema de festa junina, Liz espera espalhar a mensagem de que adotar um vira-lata é um grande gesto de amor.
"Nosso encontro vem para mostrar e conscientizar que animais sem raça são comportados, sociáveis e extremamente amorosos", afirma. Além dos encontros, o projeto também ajuda na divulgação de animais disponíveis para adoção e arrecadação de valores para casos urgentes através de doações ou rifas. Acompanhe o perfil do projeto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades dessa iniciativa!
O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!
Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.