Lidar com cachorros bagunceiros em casa é um desafio nada fácil! A energia inesgotável e a curiosidade exagerada de alguns peludos podem transformar o lar em uma verdadeira catástrofe e, de quebra, deixar os tutores de cabelo em pé. Por outro lado, a vida com um cachorro bagunceiro pode ensinar muito aos donos, especialmente aqueles de primeira viagem, sobre paciência e comportamento canino.
Quando o assunto é bagunça, alguns cãezinhos se destacam no quesito aprontar. O Patas da Casa listou quais são os tipos de cachorros mais bagunceiros. Vem conferir!
1) A bateria do Jack Russel está sempre alta
A aparência fofa e meiga do Jack Russel Terrier pode até enganar no primeiro momento, mas bastam alguns minutos de convivência com o peludo para perceber que tranquilidade não é um traço comum nessa raça. Na verdade, a energia é a principal característica da personalidade do Jack Russel. Extremamente ativos e energéticos, esses cães raramente estão sossegados e longe de confusão. Por isso é fundamental estabelecer uma rotina de exercícios físicos para gastar a energia desses peludos e evitar comportamentos inadequados. Inclusive, uma curiosidade sobre eles é que o Jack Russel é uma raça de cachorro indicada para esportes, como corridas com o tutor, justamente devido a alta energia.
2) O Beagle é extremamente bagunceiro
Divertido e cheio de carisma, o Beagle é um peludo que surpreende pelo seu alto nível de energia. Inclusive, se tivesse um prêmio de cachorro mais apocalíptico, com certeza o Beagle estaria entre os três finalistas da competição. Sem atividades físicas diárias, como passear com cachorro, eles podem aprontar muitas travessuras e deixar os tutores completamente malucos. Quando se sentem entediados, geralmente latem bastante para conseguirem receber a atenção que desejam. Esse comportamento indica que o peludo está precisando de mais estímulos para relaxar, seja com brinquedos interativos ou passeios mais longos.
3) Cachorros vira-lata preto se destacam quando o assunto é bagunça
Embora o vira lata preto não seja uma raça de cachorro, esses peludos possuem um talento especial para bagunça. Porém, a personalidade encantadora e apaixonante do vira lata preto é um traço que esses peludos sabem usar muito bem para evitar tomar esporro do tutor. Geralmente, após fazerem alguma arte canina - como morder o sofá ou chinelo do tutor -, eles fazem aquela clássica carinha de coitado e fingem que nada aconteceu. Inclusive, muitos têm a cara de pau de distribuir lambeijos para amolecer o coração da mãe ou pai de pet. Bem espertinhos, né?!
4) O Fox Paulistinha é um cachorro hiperativo
O Fox Paulistinha é um cachorro bem popular entre os brasileiros. Ele é um cão amoroso que demonstra certo apego aos tutores. Além disso, outra característica marcante da raça é a sua disposição. Eles são espirituosos, cheios de energia e por isso sempre estão em busca de brincadeiras e atividades que possam gastar sua energia. Ou seja, o Fox Paulistinha é um cachorro hiperativo que não gosta de ficar parado e está sempre procurando um motivo para aprontar.
5) O tamanho do Dachshund é desproporcional à sua energia gigante
O Dachshund - conhecido também como cachorro salsicha - é uma raça extremamente energética. Com suas patinhas curtas e corpo rebaixado, eles não hesitam na hora de aventurar nas brincadeiras. Como foram criados originalmente para caçar texugos, eles têm uma paixão especial por cavar buracos nas mais diversas situações. Além disso, o latido de cachorro salsicha é persistente e é bem comum no dia a dia do animal. E não para por aí! Curiosos e donos de uma personalidade forte, o cachorro salsicha adora aprontar subindo em mesas, roubando pertences dos donos e roendo tudo que veem pela frente. E o pior é que eles não aceitam muito bem as críticas por esse comportamento canino por conta da personalidade obstinada.
6) O Boxer é um cachorro grande com comportamento de filhote
O Boxer é um cachorro grande que tem uma carinha de bravo que não condiz nada com sua personalidade. Na verdade, esses grandões são verdadeiros bebezões e apresentam comportamentos muito parecidos com os de um cachorros filhotes. Isso porque além de serem super amorosos e simpáticos, esses cães gostam de ser o centro das atenções e podem ser um pouco desengonçados na tentativa de serem notados.
7) Vira lata branco com manchas pretas adora destruir objetos
Assim como o preto, o vira lata branco não dá sossego para tutores. Eles são mestres em destruir objetos, roupas e coisas que nem conseguimos imaginar. Nas redes sociais, dois tutores compartilharam em seus perfis um vídeo mostrando as várias coisas que seus cachorros bagunceiros já tiveram coragem de destruir. No primeiro caso, a tutora lista as coisas mais bizarras e inusitadas que seu cachorro já comeu, como uma galinha inteira, cartão de crédito e até um protetor labial. A cadela foi nomeada como Maria Sophia, mas devido ao comportamento nada tranquilo, sua tutora a apelidou carinhosamente de Maria Apocalíptica.
Já no segundo caso, o pai da pet Nina mostrou em seu perfil que sua cadelinha apocalíptica é viciada em destruir seus próprios objetos pessoais, como sapatos, meias, crachás e relógios. Porém, conquistado pelo charme da cadela, o tutor acredita que a destruição de Nina é na verdade uma demonstração de carinho. Segundo ele, as marcas de mordida em seus itens pessoais é uma maneira dele lembrar dela em todos os lugares, como se fosse uma pequena lembrança carinhosa da peluda. Veja o vídeo:
8) A coragem do Border Collie pode se transformar em bagunça
Considerada a raça de cachorro mais inteligente do mundo, engana-se quem pensa que o Border Collie não é bagunceiro. Na verdade, esses peludos podem aprontar poucas e boas justamente devido a inteligência e coragem - e falta de estímulos e direcionamentos corretos. Como são cães cheios de energia e naturalmente curiosos, eles podem se entediar facilmente e criar diversões que podem terminar em confusão, como destruir objetos e perseguir outros animais. Além disso, uma característica do Border Collie é que eles adoram saltar e pular de lugares altos, o que pode ser um grande problema.
Qual raça de cachorro mais bagunceiro?
Como vimos, todas essas 8 raças de cachorros são bagunceiras e "apocalípticas". Mas é claro que sempre tem aquela que se destaca. Dentre todas as raças citadas acima, as que mais se sobressaem quando o assunto é bagunça são os cachorros Jack Russel Terrier e o Beagle, devido a alta energia e a incrível capacidade de se envolver em confusão. Contudo, como a personalidade de um cão é muito influenciada por fatores como socialização, adestramento e tratamento, pode ser que alguns cães desta raça sejam mais calmos do que os outros. Tudo vai depender de como o peludo foi criado e educado.
Quais são as raças de cachorros mais desobediente?
A desobediência canina é um comportamento que está muito relacionado com a teimosia. Por isso, as raças de cachorro mais desobedientes são aquelas que possuem personalidade forte e que não aceitam levar desaforo para casa. É o caso do Dachshund e do Beagle, duas raças que são difíceis de educar.
Qual é a raça de cachorro mais agitada?
A agitação canina vai depender de fatores como idade do cachorro, condições de saúde e raça do cão. Nesse caso, é impossível não citar o Jack Russel Terrier, o menorzinho da lista, como o cachorro mais agitado que existe. Esses peludos possuem uma energia inesgotável que só diminui com muito passeio e atividades físicas, e por isso merecem levar o troféu de cachorro mais agitado pra casa.