Ao falar em “cachorro do nariz achatado”, muitas pessoas estão querendo se referir, na verdade, a algum tipo de Bulldog, ao Pug ou ao Shih Tzu. Mas a verdade é que também existem raças de porte grande braquicefálicas, como o Cane Corso. Focinho achatado não é uma exclusividade de raças pequenas! Por isso, explicaremos os motivos pelos quais algumas raças de cachorro têm o focinho achatado, quais cuidados são necessários para manter a saúde desses animais e que tipo de problemas de saúde esses cãezinhos tendem a desenvolver. Continue lendo!
Cachorro com focinho achatado também pode ser chamado de cachorro braquicefálico
Focinho curto, crânio comprimido e o sistema respiratório superior reduzido: essas são as principais características de cachorros braquicefálicos. Essa anatomia é fruto de uma série de cruzamentos, feitos com o objetivo de compactar as mandíbulas superiores desses animais. A carinha simpática dos cães de focinho achatado entrega um pouco da personalidade alegre desses pets. Mas os motivos por trás da construção dessa anatomia ao longo dos anos nem sempre são bons. No caso do Bulldog Inglês, por exemplo, a cara achatada era muito útil para atacar touros, em um esporte pra lá de polêmico e violento, o Bull-baiting. Com o tempo e a convivência com humanos, a personalidade dessa raça de cachorro foi se tornando mais afável, mas algumas características físicas permaneceram.
Cachorro: focinho achatado requer cuidados especiais
Menos espaço na boca para a organização da arcada dentária é uma característica comum em cachorros de focinho achatado. Por isso, é super importante cuidar da higiene bucal desses peludinhos, escovando seus dentes diariamente. Alguns cachorros braquicefálicos também precisam ter a alimentação controlada e fazer exercícios regularmente, para evitar um quadro de obesidade que pioraria ainda mais a sua respiração. No caso de cães com focinho achatado e dobrinhas na face, a higienização do interior dos sulcos de pele com um paninho úmido é imprescindível, assim como secar a região para evitar a proliferação de fungos.
Problemas de saúde que cachorro do nariz achatado pode ter que enfrentar
Estenose de narinas: o estreitamento das narinas, que também pode afetar a faringe, é muito comum em cachorros braquicefálicos e pode precisar de intervenção cirúrgica para a correção da respiração;
Palato mole alongado: essa parte da anatomia canina fica dentro da garganta, na continuação do céu da boca do cachorro (o palato duro). O prolongamento do palato mole provoca vibrações quando o cão respira, como se fosse uma espécie de ronco;
Superaquecimento: os cachorros controlam a temperatura corporal a partir da respiração. Se eles não conseguem respirar confortavelmente, têm mais propensão ao superaquecimento, principalmente nos dias mais quentes.
Olhos secos: o crânio compacto dos cães braquicefálicos também faz com que seus olhos fiquem mais expostos, de forma que as pálpebras não conseguem envolvê-los completamente. A consequência disso é uma secura crônica nos olhos, além de uma possibilidade grande de que os olhos saltem da órbita quando ocorrem pequenos acidentes com o cão.
Cachorro “sem focinho”: conheça as raças
Os cães braquicefálicos mais famosos são, sem dúvida, o Bulldog Inglês, o Bulldog Francês e o Pug. Mas existe uma lista de raças de cachorro com cara achatada e características diversas: porte grande, médio ou pequeno, temperamento mais calmo ou mais brincalhão e com diferentes estilos de pelagem. Veja alguns exemplos:
Affenpinscher
Cocker Spaniel Americano
Boston Terrier
Boxer
Bullmastiff
Cane Corso
Cavalier King Charles Spaniel
Chihuahua
Chow Chow
Dogue de Bordeaux
Lhasa Apso
Pequinês
Shar-Pei
Shih Tzu