Encontrar o gato com calor é uma cena muito comum durante o verão. Afinal, com as altas temperaturas da estação, é claro que os gatinhos também sofrem com o clima e apresentam mudanças comportamentais em decorrência disso. Geralmente, eles ficam mais quietinhos, como se estivessem sem força, e passam a maior parte do dia dormindo. Mas você já se perguntou por que isso acontece? Continue lendo para descobrir como o calor pode afetar o comportamento do gato, além de alternativas para refrescá-lo.
O gato com calor apresenta sintomas sutis
Todo mundo sabe identificar quando um cão está com calor ou não. Agora quando se trata dos felinos, nem sempre é fácil identificar um gato com calor. Eles são bem menos expressivos do que os cães, então o comportamento deles é mais sutil. Contudo, se você olhar com bastante atenção para o comportamento do gato, é super possível perceber se ele está se sentindo incomodado ou não com a temperatura. Veja alguns sinais de que seu gato está sofrendo com calor:
- Respiração com a boca aberta e de modo acelerado
- Postura esparramada
- Apatia
- O gato fica mais quieto
- Ele passa mais horas dormindo
- Falta de apetite
- Salivação excessiva
- Gato vomitando
Os sintomas de um gato com calor podem não parecer nada demais, mas é bom ficar atento. Quando os gatos ficam expostos ao calor durante muito tempo, eles correm risco de vida. Isso porque a temperatura normal de gato gira em torno de 38ºC e 39,3ºC, mas quando ela ultrapassa os 40°C, o bichano pode apresentar um quadro de hipertermia.
Quando isso acontece, os pets não conseguem mais regular a própria temperatura do corpo, o que pode causar uma série de sintomas graves, como convulsões, e até provocar a morte do animal. Por isso, se você notar qualquer sinal estranho no gatinho, não hesite em levá-lo o mais rápido possível para uma consulta.
Por que o gato com calor fica sonolento?
Nos dias mais quentes, você já deve ter reparado que o gatinho fica mais quietinho, sem muita energia para brincar com seus brinquedos favoritos e muito menos para se alimentar. Mas você já se perguntou por que isso acontece?
O gato com calor fica mais quietinho e sonolento durante dias muito quentes porque o corpo está tentando economizar o máximo de energia possível para manter a temperatura estável. No entanto, quando as temperaturas estão muito altas, essa regulação térmica é muito mais complicada. Parece que o corpo perde a capacidade de manter a temperatura corporal estável, o que afeta o comportamento do animal.
Isso acontece porque as altas temperaturas aumentam os vasos sanguíneos e diminuem a pressão arterial do bichano. Como consequência, o gato com calor tende a ficar mais cansado e sonolento, uma estratégia natural do animal para conservar a temperatura do corpo.
Quantas horas um gato dorme por dia?
Quem tem um gatinho em casa sabe que eles não resistem a tirar um cochilo sempre que podem. Eles não podem ver um cantinho confortável dando bobeira que se acomodam para descansar. Mas você já se perguntou quantas horas um gato dorme por dia?
Um gato adulto dorme entre 12 a 16 horas por dia, enquanto um filhote de gato pode chegar a dormir por 20 horas, quase um dia completo. Mas, surpreendentemente, um gato com calor pode dormir ainda mais do que isso. Esse sinal deve servir de alerta para que o tutor tome medidas para refrescar o gatinho e aliviar o desconforto provocado pelo calor.
Como refrescar o gato no calor?
Como visto, o calor é um perigo para a saúde do gato. Um gato com calor excessivo pode sofrer um quadro de hipertermia, situação perigosa e que pode ser fatal para o pet. No entanto, existem maneiras de evitar que isso aconteça se você souber como refrescar o gato no calor. Algumas dicas são essenciais e podem ajudar a aliviar o desconforto provocado pelas altas temperaturas.
O mais importante no verão é que não falte água para o gato de jeito nenhum, pois o líquido ajuda a regular a temperatura corporal do animal. Uma dica é espalhar potinhos de água em todos os cômodos da casa e investir na fonte de água para gatos, um acessório interativo que atrai a atenção do felino e estimula a hidratação.
Especialistas também recomendam oferecer sachê para gatos durante os dias mais quentes, pois além de serem atrativos para o paladar felino, eles são ricos em água e contribuem para a hidratação do pet. Você também pode oferecer gelos saborizados feitos com caldo de frango sem sal ou picolés naturais da fruta.
Além disso, é fundamental que os gatinhos fiquem em um ambiente fresco e arejado, longe da exposição solar. Além disso, o ventilador e o ar-condicionado podem ajudar a aliviar o incômodo sentido pelo gato com calor, mas lembre-se que a temperatura do ambiente deve girar em torno de em torno de 22-24°C. O tapete gelado para gatos também é uma excelente alternativa para refrescá-lo.