Um dos sentidos mais aguçados da espécie felina é, certamente, a visão dos gatos. Esses animais são tão perspicazes que conseguem enxergar bem até mesmo no escuro — não é à toa que eles dificilmente esbarram em qualquer objeto no meio do caminho, mesmo com a baixa claridade.
Mas você já se deparou com um gato olhando para o ‘nada’ e se perguntou o que o seu amigo estava vendo naquele momento? A maneira como os gatos enxergam é bem diferente da nossa. Para entender mais detalhes da visão felina, é só continuar lendo!
O que os gatos veem quando ficam olhando para o nada?
Algumas pessoas acreditam que os gatos veem espíritos, e seria por isso que às vezes eles ficam olhando fixamente para o nada. No entanto, não existem comprovações científicas de que isso seja verdade, e muito menos de que espíritos realmente existam. Então por que às vezes vemos um gato assustado olhando para um ponto fixo da casa?
Pesquisadores da Universidade de Londres conseguiram encontrar uma explicação para esse curioso comportamento felino! O que acontece é que a visão dos gatos é mais sensível em relação aos raios ultravioletas. Conforme a pesquisa mostra, eles têm a capacidade de enxergá-los, diferente dos seres humanos.
É por isso que às vezes os gatos passam um bom tempo olhando para uma simples parede, como se tivesse algo super interessante ali. Nesse momento, é provável que o gatinho esteja vendo os raios ultravioletas, com manchas e marcações diferentes do que nós vemos.
Além do mais, os felinos são super atentos com tudo que acontece ao seu redor. Por isso, quando aparece um insetinho ou qualquer outro bicho pequeno na casa, ele pode instantaneamente voltar sua atenção para esse ‘intruso’ que às vezes passa despercebido pelos humanos. É o instinto caçador dos gatos falando mais alto!
Como os gatos enxergam?
A visão dos gatos é formada por uma estrutura chamada retina, que corresponde a uma fina camada de tecido localizada no fundo do olho e que é sensível à luz. A retina, por sua vez, é formada por cones e bastonetes. Os cones são responsáveis pela captação de cores e pela visão diurna. Já os bastonetes auxiliam na visão noturna dos gatos.
Quanto às cores que estes animais enxergam, algumas crenças populares dizem que os gatos veem tudo em preto e branco, mas não é verdade. Na realidade, os bichanos enxergam colorido, mas não captam tons de verde porque eles têm um cone a menos do que os olhos humanos, que é justamente o cone que seria capaz de identificar o verde.
Por outro lado, a visão noturna e a visão periférica dos felinos são muito boas! Para se ter uma ideia, enquanto os humanos têm uma visão de 180º; a visão dos gatos chega a alcançar um ângulo de até 200º. Já de noite, é inquestionável que os gatinhos enxergam muito melhor do que a gente.
Outras curiosidades sobre a visão dos gatos
Além dos bastonetes, uma estrutura que também ajuda bastante na visão dos gatos noturna é chamada de tapetum lucidum, localizada logo atrás da retina. Ela funciona basicamente como um refletor. A pupila do gato dilata, o bastonete capta a luz e o tapetum lucidum reflete — e é por isso que o olho do gato brilha no escuro.
E por falar em pupila dilatada, é importante entender como esse mecanismo funciona na visão dos gatos. Assim como acontece com os humanos, as pupilas do pet dilatam em locais pouco iluminados como uma tentativa de buscar qualquer resquício de luz; e se retrai em ambientes de muita claridade.
O que poucas pessoas sabem é que, além de ter relação com a luminosidade, o tamanho das pupilas também são uma forma de comunicação dos bichanos. Na linguagem felina, o gatinho fica com a pupila dilatada quando está empolgado ou com medo; enquanto a pupila retraída pode significar tensão.