A nutrição animal é um dos cuidados mais importantes que os tutores devem prestar atenção, especialmente porque existem uma série de alimentos proibidos para cachorro que não devem fazer parte da dieta canina de jeito nenhum. É importante lembrar que o sistema digestivo dos animais é um pouco diferente dos humanos, então vários alimentos que parecem inofensivos podem ser bem perigosos e arriscados para a saúde do cachorro.
Algumas comidas podem provocar diarreia, enjoos, alergias e até serem tóxicos para o cachorro. Por isso todo cuidado é pouco! A nossa dica é que você salve, printe ou anote a lista de alimentos proibidos para cachorro pra não esquecer nunca mais.
Alimentos proibidos para cachorro que são tóxicos
Se você está por dentro do que acontece no mundo canino, com certeza já deve saber que seu pet não pode sair por aí comendo qualquer coisa. Agora se você é um tutor de primeira viagem e nunca pesquisou sobre os alimentos proibidos para cães, é importante mudar isso porque algumas comidas que os humanos amam podem conter toxinas perigosíssimas e deixar o cachorro intoxicado.
Os sintomas de cachorro intoxicado por comida surgem logo após a ingestão e variam de acordo com o alimento ingerido. Confira quais são os alimentos que podem intoxicar o cão:
- Abacate: contém persiana em sua composição, substância que pode causar vômitos e diarreia, dificuldade respiratória, acúmulo de líquido ao redor do pulmão e coração e, em casos mais graves, morte;
- Chocolate: contém teobromina em sua composição, que pode causar vômitos, tremores, paradas cardíaca e até convulsão em cachorro;
- Cebola e Alho: ambos contém substâncias (como o N-Propil) que inibem a ação de enzimas essenciais para o organismo canino, causando vômitos, urina avermelhada, diarreia, aumento do ritmo cardíaco, apatia e anemia hemolítica;
- Uva: tanto a uva in natura quanto a desidratada (uva passa) contém uma substância tóxica que pode provocar sintomas de insuficiência renal em cães, aumento da frequência urinária e a ingestão de água em excesso;
- Carambola: contém a caramboxina, substância tóxica capaz de causar problemas neurológicos e problemas renais;
- Macadâmia: altamente tóxica e pode ser fatal para o animal. Provoca hipertermia em cães, aumenta o colesterol e afeta os músculos, digestão e sistema nervoso;
- Cafeína: pode aumentar os batimentos cardíacos do cachorro, tremores e até convulsão;
- Bebidas Alcóolicas: a ingestão de álcool pode causar problemas respiratórios no pet, tremores e até morte;
- Adoçante: o xilitol é um tipo de adoçante super tóxico para o cachorro que pode causar queda de glicose, convulsões e insuficiência hepática.
Alimentos proibidos para cachorro que dão diarreia
Como vimos, existem vários alimentos proibidos para cachorro que são considerados extremamente tóxicos e perigosos para a saúde dele. Mas também existem aqueles alimentos que, apesar de não serem tóxicos, podem fazer mal e afetar a qualidade de vida do pet. Eles provocam um desequilíbrio no sistema gastrointestinal do pet, o que pode deixar o cachorro vomitando, com diarreia, gases e desconforto abdominal:
- Leite
- Comidas gordurosas
- Alimentos industrializados
- Alimentos com pimenta
- Carne crua
- Frango frito
- Nozes
Alimentos proibidos para cachorro que deixam o estômago sensível
Da mesma forma que alguns alimentos proibidos para cachorro podem afetar o sistema gastrointestinal do pets, algumas comidas também podem deixar o estômago do animal mais sensível. Nesses casos, o cachorro com dor de estômago também pode vomitar, perder o apetite, ficar mais retraído e salivar excessivamente. Confira quais alimentos são esses:
- Laranja
- Limão
- Tomate verde
- Feijão
- Chá mate ou preto
- Bebida com gás
- Peixe cru
Alimentos proibidos para cachorro que causam alergias
Além de todas essas comidas, ainda existem alimentos com alto risco de causar alergias em cachorro. Eles podem causar coceira, descamação e vermelhidão, e muita das vezes os tutores nem percebem que as reações alérgicas estão sendo causadas por esses alimentos. No entanto, é importante lembrar que nem todo cão sofre com alergias provocadas por esses alimentos:
- Embutidos (salsicha, peito de peru, mortadela)
- Trigo (pão, macarrão)
- Glúten
- Arroz
- Frango
- Soja
- Milho
- Ovos
Para evitar um cachorro intoxicado, com diarreia ou alergia, o mais recomendado antes de oferecer qualquer tipo de alimento humano para os cães é consultar um médico veterinário para saber qual é a melhor forma de introduzir outros alimentos na dieta canina. Mesmo os legumes e frutas para cachorro liberadas devem ser monitorados e não podem substituir a ração, que é formulada por especialistas em nutrição animal e oferecem todos os nutrientes que os pets precisam para uma vida saudável.