Para complementar a dieta tradicional, os petiscos sempre são uma ótima pedida! Eles são nutritivos e muitas vezes já vêm com a porção diária indicada na embalagem. Mas você sabia que além dos snacks comerciais, você também pode apostar em opções naturais, como frutas para cachorro?
O único desafio é saber quais frutas pode dar para cachorro ou não. Enquanto algumas delas são bastante benéficas para os pets; outras são tão perigosas que podem até intoxicar o seu amigo. Por isso, anote e salve abaixo quais frutas são liberadas e proibidas na rotina dos cães!
Frutas que não pode dar para cachorro de jeito nenhum
Nem toda fruta faz bem para os cães. Há casos em que o consumo do alimento ‘errado’, inclusive, pode levar o animal a óbito ou então causar sérios danos ao organismo canino. Por isso, antes de dar frutas para cachorro, fique atento e evite as frutas proibidas, que são:
Uva — Extremamente tóxica, a uva in natura ou passa pode provocar vômitos, diarreia, problemas renais e até mesmo morte nos cães.
Abacate — A fruta contém uma substância bastante nociva para a saúde dos pets, que é a persina. Ela causa alterações gastrointestinais e também pode causar dificuldade respiratória.
Laranja — Por ter um alto teor de açúcar e acidez, a laranja é uma das frutas proibidas para cachorro, pois pode provocar gastrite.
Carambola — Devido a presença de uma substância potencialmente tóxica, chamada de ácido oxálico, essa fruta deve ser evitada. Ela provoca problemas renais e pode levar até à falência do órgão.
Limão — Com uma alta concentração de ácido cítrico (mais do que em outras frutas), o limão pode causar irritações no sistema digestivo do cachorro, e por isso é proibido.
Figo — O consumo de figo pode desencadear processos alérgicos, vômitos, diarreia e outros problemas de saúde no cachorro.
Açaí — O açaí possui uma substância muito prejudicial para os cães, que é a teobromina. Ela pode aumentar a frequência cardíaca, causar dificuldade respiratória, convulsões e até morte.
E quais frutas pode dar para cachorro?
Por outro lado, existem várias opções de frutas para cachorro que são ideais para refrescar o pet ou oferecer como um pequeno agrado durante as brincadeiras. Só é importante tomar um cuidado com a quantidade, que não deve ser excessiva. Veja abaixo uma lista de frutas que pode dar para cachorro:
Banana — Rica em fibras, potássio, cálcio e vitaminas, essa frutinha pode entrar no cardápio do pet e ainda contribui com a musculatura e digestão dele.
Melancia — Ótima fonte de água e vitaminas A e C, dar melancia para cachorro em pequenas porções vai ajudar a melhorar a imunidade do seu amigo de quatro patas.
Goiaba — Com boas quantidades de ácido fólico, potássio, vitaminas e fibras, a goiaba é uma das frutas liberadas e pode auxiliar na saúde intestinal dos cães.
Pêssego — O pêssego tem um elevado teor de fibra, antioxidantes e vitaminas A e C, por isso é uma ótima opção de frutas para cachorro, fortalecendo o sistema imunológico canino.
Morango — Fonte de vitaminas, minerais e fibras, o cachorro pode comer morango sem problemas. A fruta atua como um anti-inflamatório e auxilia na saúde da pele e dos olhos.
Maçã — Rica em fibras, cálcio e vitamina A, você pode oferecer maçã para cachorro no dia a dia. A fruta é pouco calórica e fortalece os ossos do pet, além de auxiliar na higiene bucal.
Pera — O cachorro pode comer pera. Essa fruta é fonte de água, vitaminas A e B, além de minerais, e por isso ela é uma ótima aliada da saúde do coração e do intestino.
Melão — Essa é uma das melhores frutas para cachorro no verão. Ela contém vitaminas B6 e C, fibras e potássio, auxiliando na manutenção do sistema nervoso e cuidando da pele.
Caju — Por possuir vitamina C e ferro, o caju também está liberado na dieta dos cães. Ele é ótimo para o sistema imunológico do cão.
Jabuticaba — Com um bom teor de vitaminas B e C, cálcio e ferro, o jabuticaba é uma das poucas frutas que o cachorro pode comer até com casca.
Manga — Com fibras e vitamina C, a manga é uma frutinha permitida para os cães. Ela melhora a digestão do cachorro e promove uma pele bonita e saudável.
Kiwi — Rico em vitamina C, fibras e antioxidantes, o kiwi é um ótimo aliado do sistema digestivo dos cães e pode ser oferecido de vez em quando.
Mirtilo — Com baixo teor calórico e pouco açúcar na composição, o mirtilo (ou blueberries) é uma das frutas para cachorro liberadas.
Ameixa — Fonte de fibras, minerais e vitaminas do complexo B, a ameixa é capaz de auxiliar na síntese de hormônios e no funcionamento do sistema nervoso.
Além destas opções, que costumam ser mais ‘liberadas’, você também pode oferecer as seguintes frutas para cachorro (mas com uma certa restrição e muita atenção):
Mamão — Com vitaminas A e C e muitas fibras, o tutor até pode dar mamão para cachorro, mas com cautela, pois a fruta tem efeito laxante. Ela deve ser evitada por cães com problemas gastrointestinais.
Coco — Fonte de vitamina E, o coco precisa de atenção por causa das gorduras saturadas na polpa. O excesso da fruta pode ocasionar desconfortos estomacais e até gerar uma pancreatite.
Caqui — Rico em vitaminas e propriedades antioxidantes, o caqui é uma fruta que também tem bastante açúcar. Por isso, ele deve ser evitado principalmente por cachorros obesos ou diabéticos.
Maracujá — Cães não podem comer maracujá na forma in natura, pois essa é uma fruta cuja casca, sementes e folhas fazem mal ao pet.
Abacaxi — Com bom teor de vitaminas, minerais e antioxidantes, o abacaxi deve ser ofertado em pouca quantidade. Por ser bem ácido, ele pode causar lesões no sistema gastrointestinal.
Frutas para cachorro: saiba como incluir do jeito certo na rotina do seu pet
Agora que você já sabe quais são as frutas para cachorro liberadas e proibidas, é importante ficar atento na melhor maneira de oferecer esses alimentos para o seu amigo de quatro patas. Algumas dicas importantes são:
- Sempre remover a casca e semente das frutas para cachorro
- Cortar a fruta em pequenos pedaços
- Não oferecer grandes quantidades
Algumas frutas, como a maçã e a pera, contêm substâncias tóxicas na semente ou casca. Por esse motivo, é importante sempre tentar oferecer a fruta descascada, sem caroço e respeitando a quantidade indicada por um médico veterinário de confiança, que deve ser consultado previamente.
Mas, caso você não queira correr nenhum risco e prefira a praticidade, os petiscos para cachorro industrializados continuam sendo a melhor aposta. Eles são produzidos especialmente para atender às necessidades nutricionais dos doguinhos e já vêm com a indicação de quantidade no rótulo.