A maioria das raças de cachorros é extremamente ativa e adora pular, brincar e correr. Por isso, se você vive em chácaras e sítios e quer adotar um amigo de quatro patas, isso não será um problema. Afinal, quando se trata de espaço, uma coisa é certa quanto maior, melhor. Desde Pastor Alemão até o vira-lata, as raças de cachorro médio e grande são inúmeras e você pode escolher a ideal para a sua rotina de acordo com a personalidade e as necessidades do pet. Para te ajudar nesse momento, o Patas da Casa reuniu as raças que se adaptam melhor à vida em chácaras, sítios e fazendas. Dá uma olhada!
Pastor Alemão: a melhor companhia que você pode ter em sítios e fazendas
Conhecido pelo seu instinto de proteção e territorialismo, o Pastor Alemão é uma das principais escolhas quando se trata de cachorros para ambientes rurais, como sítios e fazendas. Com bastante energia para gastar, o animal desta raça precisa de caminhadas e corridas diárias para garantir o seu bem-estar. Ele é um companheiro incrível, se dá bem com crianças quando está acostumado com a presença delas e é bastante carinhoso com quem conhece. É importante que ele seja socializado desde cedo com animais de outras espécies.
Border Collie: um cão esperto, fiel e brincalhão
Os cães da raça Border Collie são a mistura perfeita de companheirismo e energia. Ocupando o topo da lista de cachorros mais inteligentes do mundo, eles possuem uma habilidade e tanto com rebanhos: são excelentes para conduzir os outros animais sem estressá-los e sem causar nenhum tipo de confusão. Ao mesmo tempo, o Border Collie também é movido a exercícios físicos: precisa de corridas, brincadeiras e atividades estimulantes com frequência, o que o torna ideal para quem vive em chácaras e sítios.
Dogue Alemão: com essa raça de cachorro, as travessuras vão de brinde
Se você procura um cachorro dócil e brincalhão, o Dogue Alemão é a opção perfeita! Apesar do seu porte gigante, o cão dessa raça combina perfeitamente a sua forma física a uma personalidade amigável e calma. Por isso, mesmo que o seu tamanho possa assustar, essa característica não faz parte do seu instinto. Podendo chegar até 81 centímetros, ele é o cão ideal para sítios e chácaras, já que precisa de espaço para crescer bem e feliz.
Doberman: grande e atlético, a raça é perfeita para ambientes grandes
Apesar da fama de cão de guarda, o cachorro Doberman pode ser um grande companheiro, especialmente em ambientes grandes. Inteligente e dominante, o cão dessa raça é extremamente leal à sua família, mas precisa ser treinado e socializado desde filhote. A sua aparência atlética e muscular entrega: é um cão que precisa de muito espaço para gastar a energia e driblar o tédio. Sendo assim, é o amigo perfeito para quem vive em chácaras e fazendas.
Rottweiler: protetor e corajoso, é muito leal ao dono
Se você já teve contato com algum Rottweiler já deve ter ouvido falar sobre a fama de malvado que eles têm - mas a realidade não é bem assim. Na verdade, a feição de bravo dos cães dessa raça é característica de um animal protetor e corajoso. Por isso, é comum que eles sejam bastante procurados por tutores que vivem em chácaras e sítios. Devido ao seu tamanho, o cachorro da raça Rottweiler tende a comer muito e, certamente vai precisar de passeios diários para evitar o sobrepeso. Neste caso, atividades que exigem inteligência são as melhores apostas para desenvolver todo o potencial do pet.
Labrador: o amoroso cachorro para famílias que vivem em sítios e chácaras
O que faz do Labrador um cachorro perfeito para chácaras e sítios é, certamente, seu jeitinho amável e brincalhão. Com um ótimo relacionamento com crianças e outros animais, ele é super apegado ao seu dono e faz de tudo para agradá-lo. Assim como outros cães de grande porte, o Labrador tem bastante energia para gastar. Nesse caso, vale apostar em exercícios e atividades que envolvam água, já que o animal ama nadar.
Vira-lata: o sinônimo de alegria para qualquer ambiente
Não importa o ambiente em que você vive, um cão Vira-lata é sempre bem-vindo. Para quem mora em chácaras e sítios, não poderia ser diferente. Afinal, as zonas de rurais costumam ser a casa dos cães sem raça definida. Mesmo que na maioria das vezes seu porte não seja tão grande, o alto nível de energia faz com que o cachorro Vira-lata precise de espaços grandes para correr e brincar. Além disso, ele pode ser um excelente cão de guarda, já que é um animal bastante protetor e inteligente. De bônus: você ainda ganha um companheiro para todas as horas.
Redação: Úrsula Gomes