A variedade das cores de gato é enorme! Mas você sabia que, de todas as cores, o gato malhado é o mais comum? Vários bichanos apresentam esse padrão, que é marcado por algumas listras pelo corpo e, geralmente, vem com uma marcação em forma de ‘M’ na testa. O que poucas pessoas sabem é qual a origem dos gatos malhados — ou seja, de onde vêm essas listras, exatamente —, e cientistas decidiram ir atrás de respostas. Veja o que nós descobrimos sobre o assunto!
A origem das listras no gato malhado
Cientistas do Instituto Hudson Alpha de Biotecnologia, no Alabama, e da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia, se juntaram para descobrir a origem dos gatos malhados. A pesquisa, publicada na revista Nature Communications, identificou a presença de um gene nos felinos domésticos que tem um papel importante na formação do padrão de gato malhado ou gato rajado.
Tudo indica que esse gene é ativado nas células do embrião antes mesmo do desenvolvimento dos folículos da pelagem de gato. Para chegar a essa conclusão, cerca de mil embriões foram analisados. Durante a pesquisa, uma das cientistas responsáveis por conduzir a pesquisa examinou as células da pele de embriões com 25 a 28 dias de idade. Foi nesse momento que ela percebeu que algumas áreas da pele eram mais espessas, e se intercalavam com áreas mais finas.
O gene responsável por essa característica em particular é o gene DKK4, que também atua como uma proteína mensageira. Essa proteína é capaz de direcionar os padrões de cores mais escuras e mais claras da pelagem, formando o padrão típico de um gato malhado de acordo com a espessura das áreas. Ao mesmo tempo, isso não impede que mutações possam acontecer, como o surgimento de manchas brancas ou listras mais finas, por exemplo.
Base da cor dos gatos malhados também é definida pela genética
Os gatos malhados cinza são a carinha mais popular desse padrão de cor, mas eles não são os únicos. O gato malhado laranja, por exemplo, é uma outra possibilidade que faz muito sucesso! Nesse sentido, é importante explicar também como a cor dos gatos é formada — e tudo está relacionado com a genética desses animais.
A cor de gato é definida pela melanina presente no cromossomo X. A melanina, por sua vez, é dividida em eumelanina e feomelanina. A primeira é responsável por tonalidades mais escuras (como preto e castanho); e a segunda por tonalidades alaranjadas e avermelhadas. Já a cor branca pode se manifestar por meio do gene de cor branca, do gene do albinismo ou do gene de manchas.
Conheça as diferentes raças de gatinho rajado
É muito comum encontrar um gato malhado nas ruas. Isso porque esse padrão de cor geralmente está muito presente em gatos vira-latas, que são aqueles que não tem uma raça definida. Porém, acredite se quiser: quando falamos do gato malhado, raça também pode ter essa cor de pelo. Várias delas incluem esse padrão, inclusive, como:
Também é interessante destacar que a cor do gato influencia na personalidade desses animais. No caso do gato malhado, ou gato rajado, você pode esperar um animal que é ousado, mas tranquilo. Ele é ativo e curioso por natureza, mas ao mesmo tempo tem um temperamento bem apegado com a família e por isso a convivência com esses pets é super tranquila e harmoniosa.