Raças de gatos pequenos, como Munchkin, Singapura e Korat, fazem qualquer um se apaixonar! Seu porte confere a eles uma aparência fofa e charmosa, que torna praticamente impossível não sentir vontade de os ter como companheiros dentro de casa. Aliás, a busca por gato pequeno hoje em dia tem crescido cada vez mais justamente por isso: as raças de gatos pequenos são ótimas para quem mora em apartamentos e espaços pequenos. Não é à toa que o Siamês, uma raça de porte pequeno, faz tanto sucesso entre os brasileiros. O Patas da Casa separou uma lista com as menores raças de gatos pequenos para você se apaixonar e, quem sabe, adotar! Confira!
1) Singapura: esse gato pequeno é considerado o menor felino do mundo
O Singapura é considerado a menor raça de gato do mundo! Quando adulto, esse gato pequeno atinge apenas 15 cm e não pesa mais que 2,5 Kg. Sua cor característica é o marrom sépia com tons degradês e uma manchinha preta na cauda. Sua orelhas grandes e pontudas e olhos marcantes dão o charme especial a esse bichano de pelagem bem curtinha. O gato pequeno Singapura ama receber e dar carinho. Extremamente companheiro, gosta de ter sempre uma companhia, seja de humanos ou outros animais. Brincalhões e sociáveis, normalmente se dão bem até com estranhos.
2) Munchkin: raça de gato pequeno comparado ao cachorro Dachshund por suas pernas curtas
A principal característica desse gato pequeno são as perninhas bem curtinhas em um corpo alongado. Com pernas menores que as de um gato comum, lembra até um cachorro salsicha! O Munchkin é uma das raças de gato mais recentes que têm: acredita-se que surgiu nos anos 1980. Esse gato pequeno tem cerca de 20 cm e pesa de 1 a 4 Kg, sendo o macho um pouco maior que a fêmea. O Munchkin é peludo e possui olhos brilhantes e penetrantes. Considerado uma das melhores raças de gato pequeno para apartamento, sua personalidade é animada, extrovertida e brincalhona - por isso, o tutor deve prestar atenção nas brincadeiras, já que eles amam explorar e pular, mas suas perninhas podem não aguentar subir em lugares muito altos.
3) Skookum: um gato pequeno charmoso de pelagem cacheada
O Skookum é mais uma das menores raças de gatos pequenos do mundo. Assim como o Munchkin, o Skookum também possui pernas curtinhas - o que pode ser explicado por ter surgido do cruzamento do Munchkin com a raça LaPerm. Além das perninhas desse gato pequeno, outra característica física marcante são seus pelos cacheados. Mesmo sendo uma das raças de gatos pequenos e pesar entre 1,5 Kg e 3Kg, tem corpo musculoso e robusto. O gato pequeno Skookum é bem confiante e, com seu jeitinho enérgico, está sempre explorando e saltando. Além disso, é muito sociável, se dando bem com crianças, adultos e outros pets. Esse gato pequeno também é muito carinhoso e ama ficar com a família.
4) Korat: gato pequeno conhecido por sua pelagem cinza e traços peculiares
Uma das menores raças de gato pequeno, o Korat é conhecido por ser uma raça de gato cinza. Sua cor de pelagem chama atenção, assim como seus olhos verdes e membros musculosos, mesmo pesando, no máximo, 4 Kg. Esse gato pequeno mede até 25 cm e possui um porte esbelto, além da cabeça em formato de coração. Outra característica impressionante desse gato pequeno é que sua expectativa de vida pode passar dos 20 anos! Simpático e carinhoso, o Korat é apegado ao tutor e convive bem com qualquer um. Esse gato pequeno é muito tranquilo mas também ama uma boa brincadeira.
5) Siamês: gato pequeno queridinho dos brasileiros com seu jeito brincalhão e amável
Uma das raças de gatos pequenos mais famosas que existem é, com certeza, o Siamês. Esse gato pequeno mede de 20 a 30 cm e pesa de 4 a 6 Kg. Suas características físicas são bem marcantes: corpo branco, cinza ou bege com extremidades mais escuras, além do clássico olho azul penetrante e rosto triangular. O gato pequeno Siamês ama brincar e possui energia de sobra. Além disso, é mais uma das raças de gatos pequenos bastante sociáveis e que se dá bem com qualquer um, sendo uma das melhores raças de gato para quem tem crianças em casa. É um gato pequeno de aparência peculiar e jeitinho encantador, o que explica o fato de ser uma das raças de gato mais populares no Brasil e no mundo.
6) Devon Rex: esse gato pequeno possui orelhas grandes e olhos esbugalhados
Ao contrário do Siamês, o Devon Rex não é uma raça tão comum no Brasil. Porém, também é uma das raças de gatos pequenos que não pode faltar na nossa lista. De origem inglesa, este gato pequeno é um pouco maior que as outras raças que apresentamos. Sua altura varia entre 27 a 38 cm e pesa entre 2 a 4 Kg. Possui cabecinha pequena com orelhas grandes, assim como seus olhos, que são esbugalhados. Esse gato pequeno pode ter várias cores e possui pelos curtos e ondulados. A personalidade do gato pequeno Devon Rex pode ser bem definida como companheira. Ele ama ficar com sua família, a quem é muito apegado, e é muito sociável. Além disso, é mais uma das raças de gatos pequenos brincalhona e cheia de energia.
7) Gato do Mato Pequeno: gato pequeno selvagem do tamanho de um bichano doméstico
As raças de gatos pequenos não existem apenas entre os felinos domesticados. Os selvagens que vivem na natureza também podem não ser tão grandes. Esse é o caso do Gato do Mato Pequeno, felino selvagem que pesa, no máximo, 3 Kg. Considerado o menor gato selvagem da América do Sul, o Gato do Mato Pequeno possui uma pelagem pintada, lembrando a de uma onça. Esse gato pequeno tem como habitat florestas densas e alimenta-se de mamíferos pequenos. Sem dúvidas, o Gato do Mato Pequeno tem uma beleza extraordinária, mas não deve ser domesticado, precisando ficar livre na natureza, que é seu lar.
Redação: Maria Luísa Pimenta