Você sabe qual cachorro tem a mordida mais forte do mundo? Esse título fica com o Kangal, que possui uma força de 746 PSI (libra-força por polegada quadrada)! Outras raças como Cane Corso, Dogue de Bordeaux e Rottweiler fazem parte da lista de cães que podem causar um grande estrago com os dentes. Mas se, por um lado, têm os cachorros com a mordida mais forte, também existem aqueles com as mordidas mais fracas. São cachorros que não colocam muita força na hora de abocanhar por diferentes motivos, principalmente personalidade e anatomia.
Alguns cães até gostam de dar mordidinhas, mas elas não oferecem nenhum perigo pois são naturalmente bem leves. O Patas da Casa te conta a seguir quais são as principais raças de cachorro com a mordida mais fraca do mundo. Confira!
1) O Basset Hound é um dos maiores exemplos de cachorro com a mordida mais fraca do mundo
Nas listas de mordidas de cachorro mais forte do mundo se encontram vários cães de guarda. Esses animais são conhecidos por terem a região do focinho mais curta do que a da boca, o que faz com que a presa consiga ficar ali por bastante tempo quando é mordida. Já em alguns outros cães, como o Basset Hound, acontece o contrário: o nariz fica mais para a frente. Essa característica é ótima para um cachorro farejador, pois aumenta a capacidade olfativa, mas atrapalha na hora da mordida. Por isso, o Basset Hound é considerado por muitos o cachorro com a mordida mais fraca do mundo. Além de já não ter muita força na hora de morder, o Basset Hound é naturalmente dócil e tranquilo, então dificilmente vai ficar dando mordidinhas no dono.
2) O Labrador é muito calminho e não coloca muita força na mordida
Outra raça que está longe de figurar nas listas de cachorro com a mordida mais forte é o Labrador. Apesar de ser um cão de porte médio/grande, podendo chegar a 34 Kg, a mordida da raça não chega nem perto de fazer estrago. Na verdade, por ser uma das raças de cachorro mais carinhosas e dóceis que existem, é praticamente impossível ver um Labrador morder alguém. Até mesmo durante as brincadeiras ele pode dar mordidinhas bem de leve, mas nada que vá fazer sequer cócegas em alguém.
3) Beagle não está na lista de cachorro com a mordida mais forte
Não é mistério para ninguém que o cachorro Beagle é muito agitado, super animado e cheio de energia. Além disso, é um pouco teimoso quando quer e, assim, pode dar um trabalhinho se o tutor não tiver pulso firme. Inclusive, pode ser comum que o Beagle dê algumas mordidinhas no dono ou em outra pessoa quando está num momento de teimosia ou de agitação pura. Porém, não há com o que se preocupar, porque o Beagle não chega nem perto de ter uma das mordidas de cachorro mais forte. O motivo é o mesmo do Basset Hound: a anatomia canina da raça tem o nariz projetado para a frente. Por isso, mesmo que tente de vez em quando dar umas mordidinhas, o Beagle não tem força o suficiente para causar qualquer problema.
4) O Bichon Frisé não tem o costume de morder
O Bichon Frisé é um cachorro pequeno peludo dócil e tranquilo. É impossível não se apaixonar pela aparência fofinha que lembra a de um algodão doce, já que ele é bem branquinho. Por ser tão calmo, obediente e fácil de lidar, é difícil você ver o Bichon Frisé mordendo muito por aí (a não ser quando ele é filhote e os dentinhos estão nascendo). Porém, mesmo que ele mordesse, não teria muito com o que se preocupar. Ele jamais seria considerado o cachorro com a mordida mais forte do mundo, pois seus dentinhos não conseguem botar muita força na hora de morder.
5) O Bloodhound não tem a mordida muito forte
Muitas pessoas olham para o Bloodhound e acham que ele é um cão rabugento e distante. Porém, isso está longe de ser verdade! O cachorro com orelha grande é extremamente amoroso, tranquilo e sociável. O Bloodhound até tem uma certa mania de, às vezes, sair mordendo tudo que vê pela frente. Mas, por conta de sua personalidade, isso é feito de forma bem dócil. Os cães Bloodhound são tranquilos e dão mordidinhas apenas no intuito de se divertir, não para machucar. Na verdade, nem se quisessem eles conseguiriam isso, porque não são exemplos de cachorro com a mordida mais forte. O Bloodhound também tem o focinho mais alongado e para frente, o que atrapalha a mordida.
6) O Pug não é um dos cachorros com a mordida mais forte
A resposta para a dúvida “qual cachorro tem a mordida mais forte do mundo” jamais será o Pug. Por ser um cachorro braquicefálico, o Pug apresenta muitos problemas respiratórios. É comum ver o cachorro ofegante e com dificuldade para respirar na maior parte do tempo, pois são consequências da anatomia canina dele. Esses problemas fazem com que o pet, ao morder alguma coisa, não consiga ficar muito tempo segurando a “presa” entre os dentes, já que a presença de qualquer coisa ali atrapalha sua respiração. Por isso, o Pug é considerado um dos cachorros com a mordida mais fraca do mundo.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Juliana Melo