O ranking de inteligência canina foi proposto pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren, que se dedicou a estudar as habilidades cognitivas dos cães e depois publicou a pesquisa no livro “A Inteligência dos Cães” - em inglês, “The Intelligence of Dogs”. Segundo as observações do pesquisador, existe muito cachorro inteligente por aí, e a raça é um fator que pode influenciar nisso. Nesse sentido, o ranking tem a função de listar quais são as raças de cachorros mais inteligentes e assimilar as características que contribuem para a inteligência canina.
Quer saber quais são os cachorros mais inteligentes do mundo? O Patas da Casa te ajuda nessa missão: preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre os cachorros mais inteligentes e seus principais atributos. Confira!
Border Collie é conhecido como o cachorro mais inteligente do mundo
A raça de cachorro mais inteligente que existe é o Border Collie, exímio cão de pastoreio e com várias habilidades notáveis. Antigamente, a tarefa principal da raça era guiar rebanhos de ovelhas, e ele sempre fez isso muito bem, sem a necessidade de latidos nem mordidas. Além disso, o Border Collie é capaz de aprender comandos e truques rapidamente, sendo um ótimo candidato para o adestramento e atividades que estimulam a cognição, como o agility canino.
E não para por aí: o cachorro Border Collie também tem uma facilidade danada para se adaptar a diferentes ambientes. Ele é sociável, esperto, amigável, obediente, energético e com inúmeras outras qualidades. Não é à toa que é o cachorro mais inteligente do mundo!
Ranking de inteligência canina é composto por outras raças bem conhecidas
Além de saber qual é o cachorro mais inteligente do mundo, muitos tutores também ficam curiosos para descobrir que outras raças fazem parte do top 10 no ranking de inteligência canina. São elas:
2. Poodle
3. Pastor Alemão
4. Golden Retriever
5. Doberman
6. Pastor-de-shetland
7. Labrador Retriever
8. Papillon
9. Rottweiler
10. Boiadeiro Australiano
Vale destacar que todas essas raças se destacam por serem cachorros obedientes e com um excelente nível de raciocínio. Esses doguinhos muitas vezes conseguem aprender tudo com até cinco repetições e têm até 95% de chances de assimilar um comando novo logo na primeira vez.
O que define um cachorro inteligente?
Todo pai de pet gosta de falar que tem um cachorro inteligente e esperto, mas será que você sabe quais são exatamente os critérios que determinam a inteligência canina? De acordo com Stanley Coren, é importante levar pelo menos três fatores em consideração nessa análise: os instintos, facilidade de adaptação e nível de treinabilidade do animal.
Um animal que tem os instintos bem presentes é conhecido por ter uma alta inteligência instintiva. Esse tipo de inteligência é inerente e faz parte do comportamento natural do cão, como a necessidade de caça, pastoreio, guarda, entre outras funções. Já a facilidade de adaptação mede a inteligência adaptativa da espécie. São cães que conseguem se adequar a novas situações sem grandes problemas. Por fim, a treinabilidade diz respeito à facilidade de aprendizado: um cachorro inteligente consegue aprender novos comandos sem a necessidade de muitas repetições.
Redação: Juliana Melo