Oferecer um ovo de páscoa para cachorro durante as festividades pode transformar a celebração familiar em uma tragédia. Isso porque cachorro não pode comer chocolate, o principal ingrediente dos ovos de Páscoa tradicionais. Porém, não há nenhuma necessidade de excluir o seu companheiro de quatro patas da celebração. Com um pouco de criatividade, é possível preparar um ovo de Páscoa caseiro para o seu cachorro, seguro e delicioso, usando alimentos que o cachorro pode comer. O Patas da Casa trouxe algumas dicas para ajudar a preparar esse mimo para o seu pet. Venha conferir esta receita prática e barata!
Chocolate para cachorro: entenda porque você não deve oferecer
Em nenhuma hipótese ofereça chocolate para cachorro! Esse é um alimento proibido para cachorro, pois a ingestão do chocolate pode ser fatal. Ochocolate é rico em teobromina, uma substância presente no cacau que não é metabolizada no organismo dos cães. Nos chocolates com maior teor de cacau, como o chocolate amargo, há uma maior concentração de teobromina e, portanto, maior risco para o pet. Ou seja, não pode dar chocolate para cachorro, nem um pedacinho sequer.
O que pode acontecer quando o cachorro come chocolate?
Independente do tipo, todo chocolate faz mal para cachorro. Um chocolate ao leite, por exemplo, que contém um teor mais baixo de teobromina, pode afetar principalmente o sistema gastrointestinal canino, provocando diarreia, vômitos e salivação excessiva. Já os chocolates com maior concentração de cacau afetam o sistema neurológico do pet e causam sintomas ainda mais graves, como convulsão, tremores, ataxia e taquicardia. Isso acontece porque a teobromina não é digerida pelo organismo dos cães: o sistema nervoso central atua por um longo período tentando metabolizar a substância, mas não consegue. É o acúmulo dessa substância no corpo do pet que deixa o cachorro intoxicado, provocando esses efeitos perigosos. Veja o que pode acontecer quando o cachorro come chocolate:
- Convulsão
- Vômitos
- Taquicardia
- Desorientação
- Respiração ofegante
- Salivação excessiva
- Diarreia
- Tremores
Aprenda a preparar ovo de páscoa para cachorro em casa
Existem vários tipos de ovos de páscoa específicos para cachorro que são vendidos em pet shops. Porém, os sabores desses ovos não se assemelham em nada ao sabor do clássico chocolate. Geralmente, os ovos industrializados caninos possuem a opção de carne, frango e carne com leite. Mas o Patas da Casa vai te ajudar a preparar um ovo com gostinho de páscoa sem usar nada de chocolate. Confira a receita
Ingredientes para a casquinha de “chocolate”
100 g de alfarroba em barra
½ xícara de água
½ xícara de coco ralado
Ingredientes para o recheio
Para o recheio, basta escolher os ingredientes que agradam o paladar canino e sejam permitidos para cães. Confira algumas opções para rechear o ovo de páscoa para cachorro:
- Pasta de amendoim
- Frutas que o cachorro pode comer
- Sachê para cachorro
- Bifinho para cachorro
Modo de preparo
- Para preparar a casquinha, derreta a alfarroba em uma panela com água, em fogo baixo (pique em alfarroba em pedaços menores para ajudar a derreter)
- Quando a alfarroba derreter e a consistência da mistura ficar líquida, desligue o fogo
- Unte as formas de ovo de páscoa para desenformar com maior facilidade. Formas de silicone são mais seguras para esse processo
- Despeje a mistura nas formas e cubra com plástico filme
- Coloque as formas na geladeira por aproximadamente 5 horas para que a mistura fique firme
- Depois que ficar dura, é hora de rechear o ovo (opcional). Você pode usar um pouco de pasta de amendoim para uma textura mais molinha, desde que não contenha açúcar. As frutas para cachorro como banana, manga, morango e mirtilo, por exemplo, são ótimas opções para evitar obesidade. Você também pode colocar alguns petiscos para cachorro dentro do ovo para simular os “brindes” que acompanham os ovos de páscoa infantis.
A alfarroba é um excelente substituto do chocolate
A alfarroba é um alimento que tem gosto e aparência de chocolate, mas não é chocolate. É um fruto da alfarrobeira, uma árvore grande conhecida popularmente como Pão de João, e não possui em sua composição lactose, açúcar, glúten e a inimiga teobromina. Ele é uma alternativa saudável e saborosa para pessoas que possuem alergias alimentares e não querem abrir mão do sabor do chocolate. Como ela não possui cafeína ou teobromina, ela é uma opção segura para os cachorros e até nutritiva, pois é rica em fibras, vitaminas e minerais. Geralmente, a alfarroba é encontrada em lojas de produtos naturais, nas versões em pó ou em barra.