O repelente para cachorro é uma ótima forma de proteger seu pet dos mosquitos que cismam em aparecer. Ainda mais comum no calor, a picada de mosquito em cachorro pode causar grande incômodo no animal e até mesmo transmitir doenças graves. Investir em um repelente de mosquito para cachorro é uma das melhores formas de prevenir seu animal desse sofrimento. Hoje, existem tantas opções de repelente para cães que muitos tutores ficam em dúvida na hora de comprar. Afinal, todos querem o melhor repelente para cachorro, mas muitos não sabem como usar do jeito correto. Para acabar com as dúvidas sobre o repelente para cachorro contra mosquito, o Patas da Casa te explica qual é o jeito certo de aplicar cada um dos modelos. Confira a matéria a seguir!
A picada de mosquito em cachorro pode trazer problemas desde coceira até doenças graves
A picada de mosquito em cachorro traz consequências muito desconfortáveis ao pet e, por isso, é importante evitar. O cãozinho que foi picado sofre com coceira, irritação, vermelhidão e dor no local da picada. Porém, os problemas podem ser ainda mais sérios. Muitos cães possuem alergia a mosquitos, desenvolvendo uma grave reação alérgica à picada. Além disso, a picada de mosquito em cachorro pode transmitir certas doenças como dirofilariose e leishmaniose. Os mosquitos podem atacar os animais em qualquer época do ano, principalmente em regiões endêmicas. Porém, a incidência é maior durante o verão.
Como o repelente para cachorro funciona no animal?
A picada de mosquito em cachorro pode trazer vários problemas à saúde do animal. O repelente para cachorro possui em sua fórmula substâncias que agem diretamente no combate aos mosquitos. Hoje, existem diversas opções de repelente para cães disponíveis no mercado, cada uma funcionando de uma maneira no corpo do animal. As mais famosas são a coleira repelente de mosquito para cachorro, o spray e a pipeta, além do modelo eletrônico para usar dentro de casa. Independentemente do tipo, todos os exemplos de repelente de mosquito para cachorro são eficazes no combate a esses insetos. Por isso, para definir qual é o melhor repelente para cachorro, cada tutor deve levar em conta o que for mais prático para ele e qual modelo o seu cão se adapta melhor.
A coleira repelente de mosquito para cachorro libera substância contra insetos na pelagem do pet
A coleira repelente de mosquito para cachorro é uma das opções mais utilizadas pelos tutores. Muitos a consideram como o melhor repelente para cachorro, por ser extremamente fácil de colocar: é exatamente igual a uma coleira de cachorro tradicional! A diferença é que tem alguns produtos químicos que são capazes de eliminar insetos. A coleira repelente de mosquito para cachorro funciona assim: você coloca ao redor do pescoço igual uma coleira normal, sem deixar muito justa (para não machucar o animal) nem muito larga (para que o produto entre em contato com a pele). Ao tocar na pelagem do cão, a substância presente na coleira é liberada por todo o corpo do animal, afastando assim os insetos.
Existe coleira antipulgas e carrapatos, coleira contra leishmaniose e até mesmo aquelas que protegem todos de uma vez. Alguns modelos de coleira repelente de mosquito para cachorro podem durar até oito meses! A única contraindicação é para filhotes com menos de três meses e cadelas grávidas.
A pipeta repelente para cães deve ser aplicada na nuca do animal
Outro repelente para cachorro contra mosquito comum é a pipeta. Composta por substâncias inseticidas, também é uma opção muito fácil de ser usada. O tutor só precisa aplicar a pipeta repelente para cachorro na nuca do animal, que se espalhará pelo corpo. Outra vantagem da pipeta repelente para cães, além da facilidade de aplicação, é sua praticidade: deve ser aplicada a cada 30 dias, não sendo necessária uma reaplicação frequente. O único cuidado que se deve ter ao usar a pipeta repelente de mosquito para cachorro é não deixar que o animal lamba o produto.
O spray repelente para cachorro contra mosquito deve ser usado com outro modelo
O spray repelente de mosquito para cachorro é uma opção que deve ser usada apenas em momentos onde a exposição a insetos seja maior, como um passeio em uma trilha. Seu uso é indicado em conjunto com outros tipos de repelente para cães, como a coleira. Seu principal componente é a citronela, substância atóxica capaz de repelir os mosquitos. Para usar o spray repelente para cachorro basta borrifar o produto no corpo do cão. Apenas fique atento para não borrifar no focinho do cachorro, olhos e boca.
O repelente de mosquito para cachorro eletrônico combate insetos no ambiente
Uma outra opção de repelente de mosquito para cachorro é o eletrônico. Ao contrário dos outros modelos, ele não protege diretamente o animal, mas sim o ambiente onde ele vive. Por isso, só é eficaz no combate aos mosquitos dentro de casa, não protegendo o pet ao passear. O repelente para cães eletrônico é muito prático: basta plugar na tomada que ele emitirá ondas capazes de eliminar os mosquitos que entrem na sua casa. É muito fácil encontrar repelentes eletrônicos, mas fique atento: você deve comprar a versão específica para pets! Além disso, caso as picadas de mosquito em cachorro sejam muito comuns dentro de casa, também vale investir em telas contra mosquitos nas janelas.
Redação: Maria Luísa Pimenta