A anatomia dos gatos sempre surpreende de alguma forma. Você já reparou, por exemplo, que muitos felinos têm uma ‘pancinha’, que não necessariamente indica um excesso de peso? Na verdade, essa pelanquinha que fica concentrada na barriga de gato leva o nome de bolsa primordial, e todos os bichanos têm isso.
Então se você reparar que seu gato tem uma certa pança, mas continua com o corpo atlético e esbelto, saiba que não é preciso se preocupar. Mas por que essa pelanquinha existe? Para desvendar esse mistério, o Patas da Casa foi atrás de respostas.
A barriga de gato esconde uma ‘pelanquinha’ e um segredo especial
Ao ver essa protuberância na barriga de gato, muitos tutores presumem que o animal está gordinho e pançudo. Mas calma: não é nada disso. Na verdade, todo felino tem uma pelanquinha que é chamada cientificamente de bolsa primordial. Gatos armazenam gordura e isso resulta em um excesso de pele no abdômen, que acaba virando uma ‘pança’.
A bolsa primordial engloba toda a barriga de gato, mas costuma ser mais visível perto das patas traseiras e tem um aspecto flácido. Geralmente, é mais fácil de percebê-la quando o gato anda e se movimenta, já que ela acaba mexendo junto.
Um ponto curioso é que, quando falamos da bolsa primordial, gatos magros costumam ter essa pelanquinha mais aparente. Isso acontece porque no caso de um gato obeso ou com sobrepeso, a bolsa primordial acaba se confundindo com a própria barriga de gato.
Mas, afinal, para que serve a pancinha dos bichanos? Como nada é à toa, a bolsa primordial esconde funções muito importantes na anatomia felina. A principal delas é a proteção dos órgãos dos pets — mas a pelanquinha também tem uma forte relação com a incrível flexibilidade felina.
Bolsa primordial: gatos ficam com os órgãos internos protegidos
Você sabia que é na barriga de gato que ficam localizados os órgãos vitais mais importantes do seu pet? Esse é um dos motivos porque os bichanos são tão cuidadosos com essa região e não deixam qualquer pessoa fazer carinho na barriga de gato. Na verdade, esses animais só deixam a barriga exposta quando se sentem muito confortáveis e seguros em um ambiente.
A bolsa primordial tem como função principal proteger esses órgãos. Ou seja, essa camada extra de pele, que é formada principalmente por gordura, ajuda a evitar que os órgãos vitais sejam atingidos em caso de acidentes ou brigas.
Pelanquinha na barriga de gato também tem outras funções
Também existem outras funções associadas à bolsa primordial. Gatos, por exemplo, acabam se tornando ainda mais flexíveis por causa da pelanquinha que eles carregam na barriga, conseguindo alcançar uma amplitude ainda maior em corridas e saltos. Isso é explicado porque, com essa pele extra, o animal consegue estender ainda mais a barriga na hora das acrobacias.
Outro ponto importante é que, por se tratar de acúmulo de gordura, a bolsa primordial também funciona como uma reserva de energia, principalmente na vida selvagem. Como os animais nem sempre tinham fácil acesso a alimento na natureza, eles precisavam armazenar alimento para enfrentar possíveis situações de escassez — e é aí que a ‘pelanquinha’ também demonstra o seu valor.