Alimentação animal

Sachê para cachorro: tudo sobre a ração úmida para cães

Publicado - 30 Maio 2022 - 18h00

Atualizado - 20 Maio 2024 - 12h23

Você já conheceu algum cachorro que não gosta de sachê? Não né? A ração úmida, também conhecida como sachê para cachorro, é um alimento com alta palatabilidade e digestibilidade, que faz o maior sucesso com os peludos. É importante diferenciar o sachê de petiscos (que deve ser oferecido como recompensa) da ração em sachê (que é um alimento completo) na hora de comprar, e também oferecer ração seca alternadamente, para que os dentes sejam cuidados também. Quer saber mais sobre sachê para cachorro? É só continuar lendo!

Sachê de cachorro: conheça os benefícios do alimento

É perceptível que o sachê para cachorro abre o apetite do animal, né? Isso não acontece por acaso. O cheiro da ração em sachê é mais intenso, o que já conquista o cão pelo seu olfato pra lá de apurado. Quando ele come, sente também um gosto mais acentuado e uma textura de dar água na boca. Essa é a razão pela qual o sachê de cachorro é campeão nas estratégias para fazer o animal se interessar mais pela comida, mas não é o único benefício que esse tipo de ração proporciona:

Hidrata e previne problemas nos rins: alguns tutores encontram muita dificuldade para manter o cachorro hidratado. Alguns cãezinhos simplesmente não bebem água, não importa quantos potinhos encontrar, e podem acabar desenvolvendo doenças renais. Nesse cenário, a ração úmida cumpre a função de aumentar a hidratação, já que sua fórmula contém ao menos 70% de líquido.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Boa opção para cães idosos: quando chegam ao fim da vida, cachorros podem perder alguns dentes e, com isso, passarem por dificuldades na hora de se alimentarem. Além da textura macia, o sachê para cachorro contribui para a alimentação de cachorros idosos abrindo o apetite e fornecendo os nutrientes necessários para essa etapa da vida.

 

Cachorros comendo, cada um em seu pote, dentro de casa
Sirva o sachê para cachorro substituindo ou complementando a ração seca, sem exagerar na porção!

 

Sachê de carne para cachorro: alternativa pode ser mais segura que oferecer carne in natura

Cachorros são animais onívoros que pertencem à ordem dos carnívoros. Isso significa que, apesar de se alimentar também com vegetais, os cães têm uma anatomia que favorece o consumo de carne - com caninos pontiagudos, por exemplo - além de uma grande necessidade de ingerir proteínas. É por isso que a carne não pode deixar de fazer parte da dieta canina.

Uma dúvida bem comum aos tutores é sobre como oferecer a carne: crua ou cozida? A verdade é que, escolhendo uma boa ração, oferecer carne para cachorro é totalmente dispensável. Mas se você quer dar esse prazer gustativo para o seu dog, que tal apostar no sachê de carne? A maioria das marcas utiliza pedaços de carne cozidos no vapor, com um molho pra lá de saboroso umidificando a ração. É prático, seguro e saudável!

Cuidados com o sachê: cachorro também precisa mastigar a ração seca

Mesmo observando que o cachorro come melhor o sachê, é fundamental continuar servindo a ração seca, que é super importante para desenvolver a mastigação e para que os dentes do cão fiquem mais protegidos do tártaro. Por isso, ofereça o sachê em refeições esporádicas ou misture os dois tipos de ração na hora de servir. Tome cuidado para não exagerar na quantidade! A ração úmida é tão nutritiva quanto a seca, o que significa que deixar o pet comer à vontade pode deixá-lo obeso.

Pode dar sachê para cachorro filhote?

Após o desmame, que acontece por volta do fim do primeiro mês de vida do cachorro filhote, o tutor deve começar a servir uma ração adequada a essa faixa etária. O que muita gente percebe nesse momento é que a dentição do animal ainda está longe de estar completa. Dentinhos de filhote são bem frágeis e podem não conseguir quebrar a ração seca de forma eficiente. É aí que entra a ração úmida, que pode ser misturada aos grãos secos - como uma forma de complemento - ou servida pura ao filhotinho de cachorro.

 

Dois cachorros brancos e peludos parecidos comendo ração em mesmo pote duplo rosa
A ração em sachê pode vir em pedaços ou em forma de patê

 

Além de ser mais fácil de mastigar, o sachê também é atraente ao cãozinho devido ao seu cheiro e sabor mais acentuado. Outro ponto positivo tem a ver com a hidratação do cachorro: esse tipo de ração tem mais água em sua composição, o que é de grande ajuda quando o filhote ainda está aprendendo a ter autonomia e a procurar água para beber. Lembre-se que, no início da vida do cachorro, a amamentação é suficiente para alimentá-lo e hidratá-lo.

Como fazer sachê para cachorro: receitas caseiras precisam ser recomendadas por veterinários

Hoje em dia existem diversos tipos de sachê para cachorro: para filhotes, adultos e idoso de raças pequenas ou grandes, com sabor de carne, de frango, de peixe ou veganos e até fórmulas desenvolvidas para cães com condições especiais, com baixo ou alto teor de calorias, com pouco fósforo ou com ingredientes específicos para ajudar no tratamento de problemas de pele, intestinais e renais, por exemplo.

Dentre as opções, também é comum encontrar sachê para cachorro feito com ingredientes naturais, sem corantes ou conservantes. Ou seja: com tantas alternativas - inclusive de preço - é mais vantajoso e garantido escolher uma marca de ração da sua confiança do que tentar uma receita caseira improvisada e acabar não nutrindo seu cachorro como ele precisa.

Se você não abre mão de preparar o alimento do seu amigo de quatro patas, a atitude correta é marcar uma consulta com um veterinário especializado em nutrição e solicitar uma dieta específica para o seu cão. Depois de verificar o estado de saúde do peludo, o profissional vai poder sugerir a melhor combinação de ingredientes, o modo de preparo que conserve seus nutrientes e a porção adequada.

 

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas