Alimentação animal

Salva, printa ou anota a lista de frutas para gatos proibidas e liberadas

Publicado - 03 Outubro 2024 - 13h22

Atualizado - 03 Outubro 2024 - 13h22

Oferecer petiscos para gatos é uma ótima maneira de complementar a dieta dos pets com algo saboroso e nutritivo, como se fosse um pequeno agrado na rotina deles. Os petiscos comerciais costumam ser a melhor opção, pois já vêm com ingredientes balanceados e a indicação da porção diária na embalagem. Mas você sabia que também é possível dar frutas para gatos?

Mas calma: não é toda fruta que gatos podem comer. Na verdade, enquanto algumas opções são bastante benéficas para a saúde dos bichanos, outras são tão perigosas que podem até mesmo colocar em risco a vida do animal. Por isso, veja abaixo uma lista completa das frutas para gatos proibidas e liberadas!

Frutas para gatos que são liberadas na dieta felina

Ao contrário dos alimentos proibidos para gatos, existem algumas opções de frutas consideradas seguras e até saudáveis para o seu amigo de quatro patas. Confira quais frutas para gato você pode dar e seus benefícios:

Imagem Quiz:Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Maçã - Uma fruta liberada é a maçã. Ela tem muitas fibras e um baixo teor de gordura, sendo uma ótima opção para bichanos acima do peso. Além disso, é rica em vitaminas A e C, melhorando a imunidade do pet e auxiliando na saúde ocular. Então o gato pode comer maçã sim!

Pera - A pera, assim como a maçã, é uma boa aliada da saúde dos peludos. Ela também é fonte de fibras e vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade do gato. 

Morango - O morango é outra fruta para gato liberada. O nível de acidez da fruta não é alto, e o morango é uma excelente fonte de vitamina C. Ou seja, essa frutinha é ótima para estimular as células de defesa do corpo. 

Melão - Sabia que o gato pode comer melão e essa é uma fruta super indicada para incentivar a hidratação dos pets? O melão contém muita água e ainda por cima é rico em vitaminas A, B e C, que reduzem problemas inflamatórios nos bichanos. 

Melancia - Além do melão, gato pode comer melancia também. Essa fruta tem 92% de água na sua composição, deixando o gatinho bem hidratado. Rica em potássio e vitaminas variadas, a melancia é ótima para o fortalecimento muscular do pet. 

Abacaxi - Apesar de ser uma fruta cítrica, o abacaxi está liberado para os peludos. Ele não faz mal ao organismo do pet nem tem substâncias tóxicas. Pelo contrário, ele é rico em vitaminas B6 e C, magnésio e potássio. 

Mirtilo - O mirtilo também está liberado para os pets! Ele contém antioxidantes naturais importantes que são ótimos para a saúde celular desses animais.

Framboesa - As framboesas não são tóxicas e, como possuem uma menor quantidade de açúcar do que outras frutas, estão liberadas na dieta do pet. A fruta ainda contém cálcio, que ajuda no fortalecimento ósseo.

Pêssego - Outra fruta permitida é o pêssego! Ele é rico em fibras, fósforo, potássio e outros minerais que podem ser bons aliados da saúde felina.

Além dessas da lista, algumas frutas para gatos até são liberadas, mas precisam de um pouco mais de atenção na hora de serem ofertadas, como:

Banana - O gato pode comer banana sem problemas, mas a maioria não gosta muito do paladar da fruta. A banana é rica em fibras, potássio e vitaminas A e B6, melhorando o intestino e fortalecendo o pet. Porém, também é uma fruta com muito açúcar e carboidratos, por isso é bom evitar excessos. 

Mamão - Fonte de fibras e outros nutrientes, o mamão é uma excelente opção para ajudar a regular o intestino dos felinos. Tendo um certo cuidado com a quantidade, o gato pode comer mamão uma vez ou outra. 

Coco - O coco é uma fruta para gato que não faz mal, desde que seja oferecido com moderação e baixa frequência. Como ele é mais gorduroso, o excesso pode causar diarreia e vômito.

Manga - Gato pode comer manga! Essa fruta é boa fonte de vitaminas B6 e C, auxiliando na imunidade do pet e na saúde geral. A única atenção é que essa fruta é mais concentrada em açúcar, por isso não deve fazer parte da dieta do pet sempre.

gato olhando para banana descascada
O gato pode banana descascada e em pequenas quantidades

Frutas que não pode dar de jeito nenhum para o seu gato

Nem tudo que faz bem para os humanos vai fazer bem para os pets, inclusive quando falamos de frutas. Alguns desses alimentos, por mais “inofensivos” que pareçam, podem fazer muito mal para o organismo felino e deixar o gato envenenado. As principais frutas para gatos que devem ser evitadas são:

Açaí - Jamais ofereça açaí para o seu pet. Essa fruta contém uma substância chamada teobromina (a mesma presente no chocolate e na cafeína) que é muito prejudicial para os peludos. Ao consumir açaí, o funcionamento do cérebro e do coração do gato podem ser gravemente afetados. 

Uva e uva passa - Essa é uma das piores frutas para gato! Ela tem componentes que são extremamente nocivos para os pets, levando a quadros de insuficiência renal em gatos e podendo, inclusive, causar a morte do animal.

Limão - Uma das  frutas para gatos que deve passar bem longe do seu amigo é o limão. Por ser um alimento super ácido, o limão acaba causando problemas estomacais e até uma intoxicação, dependendo da quantidade ingerida. 

Kiwi - O kiwi é outra fruta mais ácida que o organismo felino tem dificuldade de digerir e processar. Por isso, ele não deve ser inserido na dieta dos gatinhos, podendo causar problemas de digestão e desconfortos. 

Abacate - Se você já chegou a pensar que o gato pode comer abacate, saiba que você está bem enganado! Essa é uma fruta perigosíssima para os pets, pois contém persina, uma substância tóxica para os peludos que pode causar vômitos, diarreia e dificuldade respiratória.

Laranja - A laranja é outra fruta que deve ser evitada como petisco. Por ter um alto teor de acidez, o alimento tende a causar um grande desconforto gastrointestinal (com direito a dor de barriga e enjoo).

Carambola - Essa fruta é uma péssima opção para os bichanos. Ela contém uma alta concentração de sais de oxalatos, substâncias que podem lesionar os rins e causar uma série de problemas à saúde animal.

Como incluir frutas para gatos na rotina do seu pet? Veja dicas!

Além de saber quais frutas para gato são liberadas ou não, todo tutor deve ter uma atenção especial com a maneira como esses alimentos são inseridos no dia a dia do seu pet. Alguns cuidados importantíssimos são:

  • Oferecer frutas para gatos sempre descascadas e sem sementes
  • Cortar a fruta em pedacinhos para facilitar a mastigação e digestão 
  • Não oferecer frutas em grandes quantidades
  • Nunca substituir as refeições com a ração de gato

É importante ter em mente que certas frutas têm componentes tóxicos na semente e/ou na casa. Esse é o caso da maçã e da pera, que contêm cianeto, substância bem perigosa para os felinos. Também é necessário se atentar com as porções que são oferecidas, uma vez que excessos podem fazer mal para o bichano ou até deixar o gato obeso.

Em todo caso, recomenda-se consultar um médico veterinário de confiança antes de fazer qualquer modificação na dieta animal. O profissional vai orientar as melhores formas de oferecer frutas para gatos e ainda indicar a quantidade ideal do alimento de acordo com o peso e condições de saúde do seu pet. 

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cuidados

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Ver todas