Ver o seu cachorro vomitando ração é uma situação que preocupa qualquer tutor. Mas o que será que isso pode revelar sobre a saúde do seu amigo de quatro patas? Quando o cachorro vomita ração inteira, será que é algo grave? Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, entrevistamos a médica veterinária Andresa Esteves, que contou as principais causas, formas de prevenção e o que fazer quando o cachorro vomita a ração. Confira!
Cachorro vomitando ração: o que causa isso?
Conforme a especialista aponta, existem várias razões pelas quais um cachorro pode vomitar a ração. Algumas das causas mais comuns incluem:
- Comer muito rápido
- Mudança na dieta
- Ingestão de algo impróprio
- Estresse ou ansiedade
“Para diferenciar um caso isolado de um problema mais sério, observe a frequência. Se o vômito for esporádico e o cachorro parecer estar bem após, provavelmente não é algo grave”, explica. Além disso, ela acrescenta que é importante observar se há outros sintomas, como letargia, diarreia, perda de apetite ou sinais de dor. Também é importante verificar se o cachorro está desidratado, pois a desidratação é um sinal de alerta.
O que fazer quando o cachorro vomita a ração?
A primeira coisa a ser feita com um cachorro vomitando ração é observar o comportamento do animal, segundo a médica veterinária. “Veja se o cachorro está agindo normalmente, se está ativo e interessado em coisas ao redor. Caso não esteja demonstrando seu comportamento natural, você deve procurar ajuda veterinária”, orienta.
Outros aspectos que devem ser observados são quando:
- O vômito persiste por mais de 24 horas.
- O cachorro apresenta outros sintomas como letargia, diarreia, ou sinais de dor.
- Há sinais de desidratação, como gengivas secas ou olhos fundos.
- Se o cachorro for um filhote, idoso ou tiver condições de saúde preexistentes.
A dra. Andresa alerta que quando o vômito está associado aos fatores acima, a consulta veterinária se torna ainda mais importante.

O cachorro que come muito rápido pode sofrer com vômitos frequentes
Se o seu cachorro vomitou a ração, mas aparenta estar bem de saúde, pode ser que ele esteja se alimentando rápido demais. É o que explica a médica veterinária: “Quando um cachorro come muito rápido, ele pode engolir junto com a comida, o que pode causar desconforto estomacal e levar ao vômito.
Por outro lado, a especialista revela que existem algumas dicas que ajudam a evitar isso, como usar um comedouro lento para cachorro, por exemplo, e fracionar a refeição. “Existem comedouros especiais que fazem o cachorro comer mais devagar, ajudando a reduzir a velocidade da alimentação. Além disso, ofereça porções menores em intervalos curtos para evitar que ele coma tudo de uma vez.”
Outro ponto importante levantado por Andresa é supervisionar as refeições e evitar exercícios intensos antes e depois que o cachorro come. Isso ajuda a prevenir desconfortos estomacais e pode ajudar a reduzir a chance do seu cachorro vomitar.
Cachorro vomitando ração pode ter relação com quais problemas de saúde?
Não é muito normal ver o cachorro vomitando a ração após as refeições. Quando isso acontece com muita frequência, é sempre bom investigar. Isso porque, conforme a especialista alerta, o vômito frequente após a alimentação pode estar associado a várias condições de saúde, como:
- Gastrite: inflamação do revestimento do estômago, que pode ser causada por estresse, dieta inadequada ou infecções.
- Síndrome de dilatação e torção gástrica (SDTG): mais comum em raças grandes, essa condição é uma emergência médica.
- Refluxo gastroesofágico: ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, causando irritação e vômito.
- Pancreatite: inflamação do pâncreas, que pode causar dor abdominal e vômito.
- Intolerâncias ou alergias alimentares: alguns cães têm dificuldade de digerir certos ingredientes.
Portanto, se o cachorro vomitando ração for persistente e acontecer várias vezes, é fundamental consultar um veterinário para um diagnóstico adequado.