Com a domesticação dos gatos e o fortalecimento da relação entre eles e os humanos, os bichanos passaram a viver cada vez mais próximos da família humana. Mas você sabia que essa proximidade pode refletir no comportamento dos bichanos? É isso mesmo que você leu! Recentemente, foi descoberto que os gatos são capazes de ‘imitar’ seus donos. De alguma forma, parece que o comportamento e o temperamento dos gatos refletem diretamente a personalidade dos tutores. Ou seja, se você é uma pessoa mais tranquila, a tendência é que seu gato também seja.
Os gatos imitam seus donos?
Uma pesquisa publicada na revista Plos One, realizada pela Nottingham Trent University e University of Lincoln, revelou uma descoberta fantástica: a personalidade dos tutores de bichanos pode afetar diretamente o comportamento dos bichanos no dia a dia. De acordo com o estudo, assim como a personalidade dos pais pode influenciar na individualidade dos filhos, a personalidade dos donos de bichanos também pode impactar diretamente o comportamento dos gatos.
Eles acreditam que a humanização dos animais e o fato dos donos considerarem seus animais de estimação como membros da família impactam a maneira como os gatos agem. É como se as atitudes dos tutores fossem um ‘espelho’ para as atitudes dos gatos, apesar dos cientistas não saberem ao certo o porquê disso acontecer.
Como a pesquisa foi realizada?
Para chegar a essa descoberta, pesquisadores entrevistaram mais de 3 mil tutores de gatos, sendo a grande maioria do Reino Unido. Eles prepararam uma espécie de questionário com perguntas sobre a idade do gato, número de pets do tutor, problemas de comportamento e o nível de satisfação do dono em relação ao animal. Além disso, os pesquisadores também colocaram no questionário um inventário com os cinco traços mais comuns entre os felinos, como a extroversão, amabilidade, abertura, consciência e neurose, sendo que os tutores deveriam marcar qual traço combinava mais com a personalidade do animal.
Além de analisar as características dos felinos, os pesquisadores coletaram informações sobre as personalidades dos donos, e cruzaram esses dados com detalhes sobre o comportamento, a saúde e o estilo de vida de seus gatos. Esse método permitiu uma análise mais detalhada e identificou padrões comportamentais felinos associados aos diferentes traços de personalidade dos tutores.
Resultados sugerem que a personalidade dos tutores afeta o comportamento felino
Com todos os questionários respondidos, os pesquisadores puderam analisar as informações repassadas pelos tutores. Os dados revelaram que a personalidade dos donos está ligada a mudanças no bem-estar dos gatos. Eles perceberam que os gatos dos donos com maior instabilidade emocional apresentavam mais problemas comportamentais e de saúde. Já os donos com personalidade calma conviviam com gatos mais relaxados e menos ansiosos em casa. Ou seja, donos estressados têm maiores chances de ter um gato estressado em casa do que tutores mais tranquilos.
Esses laços entre tutor e pet sugerem que o bem-estar do animal está diretamente relacionado à interação e a personalidade do dono. Ao final da pesquisa, os pesquisadores concluíram que uma pessoa mais tímida tende a criar um gato mais quietinho e na dele, enquanto pessoas mais carinhosas convivem com gatos mais dóceis e amorosos. De acordo com a pesquisa, esse mesmo padrão de comportamento também pode ser observado em crianças e seus pais.
Apesar das descobertas, os cientistas acreditam que mais pesquisas precisam ser feitas para investigar a natureza dessa relação e como a personalidade dos donos pode influenciar no comportamento e no bem-estar de seus gatos.